quarta-feira, 18 de julho de 2012

Preview: Flamengo x Corinthians

Quando entrarem em campo hoje, ás 21h50 no Engenhão, os jogadores de Flamengo e Corinthians sabem que o confronto é desigual na temporada até aqui. Se para o Fla, o ano, por enquanto, é de poucas alegrias e carrega uma eliminação precoce na Libertadores, para o Timão, 2012 será para semrpe histórico, independente do que acontecer no Brasileirão. O confronto no Rio marca o encontro entre o time brasileiro mais bem sucedido e o primeiro eliminado da Libertadores 2012. Competição que ficou no passado, no entanto, o jogo é válido pelo Campeonato Brasileiro.

No Brasileirão, o Fla está à frente do Corinthians. Com 15 pontos, os cariocas figuram na parte de cima da tabela, 9ª posição. O Timão, que só começou a jogar com os titulares há duas rodadas, é 14º, com oito pontos. Em comum entre os rivais de maior torcida no Brasil é ver o confronto como uma chance de engatar uma boa sequência no Brasileirão pela primeira vez.

O Flamengo se recuperou da derrtoa no Fla-Flu com uma vitória fora de casa, a primeira em nove meses, contra o Bahia, por 2 a 1. O resultado deu tranquilidade ao grupo de Joel, que convive com a irregularidade do seu time e desconfiança da torcida. Uma vitória diante do campeão da Libertadores, quebrando um tabu que já dura três anos (a última vez que o Fla venceu o Timão pelo Brasileiro foi em 2009, quando foi campeão, de lá para cá, duas derrotas e dois empates), pode ser a receita para engatar a marcha certa na competição.

Do lado paulista, a torcida ainda não está preocupada. Relegado a segundo plano, o Brasileirão só começou para valer na partida contra o Botafogo, onde o time recebeu as faixas de campeão continental. Em campo, no entanto, derrota acachapante por 3 a 1. Na partida seguinte, também em casa, o time começou perdendo, mas, com calma, virou o jogo e venceu o Náutico com dois gols de Danilo. Uma vitória fora de casa pode significar o primeiro embalo do time, que não quer fazer feio no campeonato, além de usá-lo como preparação para o mundial de clubes no Japão.
  ESCALAÇÕES PROVÁVEIS

FLAMENGO
Flamengo
Paulo Victor
Léo Moura, Gonzalez, Marllon e Magal
Airton, Ibson, Renato
Botinelli
Vágner Love e Hernane
CORINTHIANS

Cássio
Alessandro, P. André, Chicão e F. Santos
Ralf, Paulinho
Douglas e Danilo
Emerson e Romarinho

No Flamengo, Joel Santana ganhou cinco opções depois do jogo contra o Bahia. O meia Botinelli e o atacante Vágner Love voltaram de supensão; os lesionados Léo Moura e González voltaram a treinar com bola. Saem Luiz Antônio, suspenso; Ramom, que não pode jogar por questões contratuais com o Corinthians; Sanches e Deivid, barrados.

Pelo lado corintiano, a novidade é Emerson, que volta a campo depois de ser o herói na finalíssima da Libertadores diante do Boca, justamente contra o Flamengo, seu time do coração. Jorge Henrique, ainda se recuperando, dá lugar a Romarinho. Douglas entra no lugar de Alex.

  COBERTURA EM TEMPO REAL

Aqui em Goal.com, você acompanha todos os detalhes do confronto. Fique ligado a partir das 21h40 para acompanhar nossa cobertura em tempo real.


Galatasaray faz proposta por Nenê e Timão fica distante

Marcelo Braga
Publicada em 18/07/2012 às 12:54
São Paulo (SP)

Nenê está mesmo de saída do Paris Saint-Germain (FRA), mas o acerto com o Corinthians até sexta-feira, último dia permitido para a chegada de jogadores estrangeiros ao Brasil, está mais complicado.

Nas conversas que teve com Leonardo, diretor de futebol do clube francês, o jogador ouviu que eles pretendem mesmo cumprir a promessa que o técnico italiano Carlo Ancelotti havia feito, de liberá-lo caso o sueco Ibrahimovic fosse contratado.

Com contrato até junho de 2013, porém, o clube espera lucrar com a venda do meia-atacante e é aí que o negócio emperra. Ainda sem ter aberto negociação direta com o clube francês, o Alvinegro tenta uma forma de conseguir a liberação de graça por empréstimo com seus agentes.

O Galatasaray, porém, fez uma proposta um pouco abaixo de sua multa rescisória, que está avaliada em 12 milhões de euros (cerca de R$ 30 milhões), e agradou. Hoje, a tendência maior é que se transfira para o clube turco.

O futuro de Nenê, que completa 31 anos nesta quinta-feira, deve ser conhecido até sexta. Isso porque o elenco francês viajará para os Estados Unidos para a segunda parte da pré-temporada, e seus agentes pedem que a situação já esteja definida.

Artilheiro da última edição do campeonato francês com 21 gols, ao lado de Olivier Giroud, do Montpellier, Nenê já tem salários acertados com o Corinthians (cerca de R$ 500 mil), mas sua chegada para o Brasileiro e Mundial é bastante difícil.



Em vídeo, Liedson se despede da torcida corintiana

LANCEPRESS!
Publicada em 18/07/2012 às 11:59
São Paulo (SP)

O atacante Liedson, que não conseguiu acertar sua renovação de contrato com o Corinthians (como revelou o LANCENET! no dia 13 de julho), divulgou nesta quarta-feira um vídeo de despedida do clube. Na produção idealizada pela Think Ball & Sports Consulting, dos empresários Marcelo Goldfarb, Bruno Paiva e Marcelo Robalinho, o camisa 9 agradeceu o apoio da torcida e relembrou alguns momentos marcantes com a camisa corintiana. Em duas passagens pelo Timão (2003 e 2011-2012), ele realizou 111 jogos e marcou 50 gols. 



Em 91, Neto vence Júnior no duelo da bola parada entre Timão e Flamengo

O ano era 1991 e as torcidas de Flamengo e Corinthians lotaram o Maracanã. Os craques dos times estavam inspirados naquele 5 de maio. O maestro Júnior e o camisa 10 Neto fizeram um duelo particular nas cobranças de falta. Melhor para o jogador do Timão, que além de um golaço, venceu por 3 a 2 no Maior do Mundo. O 'É Gol!!!' relembra dois confrontos.

O primeiro dos paulistas foi marcado por Dinei, após cruzamento de Giba. O Fla conseguiu o empate depois de Júnior colocar a bola na cabeça do zagueiro Gottardo, batendo falta. Pouco depois, o goleiro Gilmar dispensou a barreira em tiro livre para o Timão. Ele só tinha esquecido que quem batia era Neto. O camisa 10 tratou de colocar a bola no ângulo.

O Rubro-Negro voltou a igualar o placar em mais um cruzamento de Junior, este finalizado por Gaúcho. Mas os visitantes foram em busca da vitória e conseguiram triunfar com um gol de Paulo Sérgio, depois de cruzamento de Fabinho e desvio do atacante Viola.

Em 94, Magno, inspirado, comanda goleada do Flamengo

Três anos depois o Corinthians voltava ao Maracanã. Mas desta vez o final foi diferente, e com goleada contra. O Timão até abriu o placar com Henrique, após cobrança de falta de Souza.

Mas os cariocas reagiram sob comando do atacante Magno. O camisa 9 marcou três vezes e teve a ajuda do lateral Marcos Adriano e de Sávio, que além de assistências, marcaram um gol cada um e fecharam a golada por 5 a 2 para a alegria da torcida no estádio.
 



'SporTV News' mostra preparativos para os Jogos Olímpicos de Londres

Aurora Bello apresentadora SporTV News manhã 3 (Foto: Divulgação SporTV)Aurora Bello é a apresentadora "SporTV News"
edição da tarde (Foto: Divulgação SporTV)

O "SporTV News" desta quarta-feira, dia 18, traz os últimos preparativos de Londres, cidade-sede dos Jogos Olímpicos, e dos atletas brasileiros para a edição britânica do evento esportivo.

O programa mostra também a preparação dos clubes para a décima rodada do Campeonato Brasileiro de 2012.

O telejornal começa às 13h15 (de Brasília), com a apresentação de Aurora Bello. O "SporTV News Tarde" tem 45 minutos de duração e traz as principais notícias esportivas do dia.

Você poderá acompanhar a edição do jornal pela capa do SporTV.com, na página do programa na internet ou no link da transmissão. Não perca!



Liedson divulga vídeo em que se despede da torcida corintiana

Liedson, treino Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)De saída, Liedson dá adeus à Fiel
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Liedson cumprirá seu contrato com o Corinthians até o fim – no dia 31 deste mês –, mas já se despediu da Fiel. O jogador, que não aceitou a proposta de renovação do Timão até o fim deste ano, divulgou um vídeo no YouTube em que recorda sua segunda passagem pelo Alvinegro e agradece à torcida pelo apoio.

- Na vida tudo tem um ciclo. O meu no Corinthians está chegando ao fim. Agradeço à torcida, que sempre me apoiou e gritou meu nome, agradeço à comissão técnica, à diretoria, aos jogadores. Obrigado à nação corintiana - disse o atacante.

O jogador tentava renovar seu contrato com o Corinthians, mas as negociações chegaram ao fim na última segunda-feira. Liedson queria estender seu vínculo até o fim de 2013, enquanto o Timão só pretendia esticar a passagem do jogador até dezembro deste ano. As partes não chegaram a um acerto.

Liedson não entrará mais em campo para não ultrapassar o limite de seis jogos pelo Brasileirão, o que inviabilizaria uma transferência para outro time da Série A.

Artilheiro do Timão em 2011, quando marcou 23 gols, o jogador perdeu espaço na equipe titular nesta temporada, principalmente após a eliminação da equipe no Campeonato Paulista, quando passou a ser visto por Tite apenas como opção para o banco de reservas.

No vídeo de despedida, Liedson conta que chegou ao Timão em um momento difícil - logo após a eliminação na Libertadores 2011 diante dos colombianos do Tolima. Ele, porém, diz ter certeza, desde sempre, de que poderia ajudar o Timão a conquistar a Libertadores.

- Quando tive os primeiros contatos com o Corinthians para acertar minha volta ao clube, não pensei duas vezes. O pessoal do Sporting-POR (seu ex-clube) até disse: “Olha lá, eles estão fora da Libertadores. Você tem certeza de que quer voltar. Respondi: “Se não ganhou esse ano, vou ajudar e lutar para chegar à Libertadores e ganhar no ano que vem”. Sei que fiz a escolha certa. Vivi muitos momentos marcantes aqui - disse Liedson.

Clique e veja vídeos do Corinthians



Gum, Bernard e Cássio... veja os mais escalados da rodada#10 do Cartola

O mercado do Cartola FC SporTV fecha nesta quarta-feira às 17h30 (de Brasília) para a décima rodada do Campeonato Brasileiro. Depois das dicas dos nossos especialistas em mais uma edição do Programa do Cartola na web, mais de 550 mil times já foram escalados para os jogos do meio de semana! Por enquanto, o jogador preferido dos internautas é o tricolor Gum, que está em mais de 440 mil times! O treinador mais escalado é Jairo Araújo, do Atlético-GO. Ele também é o mais barato entre os 20 comandantes da Série A. Está avaliado em C$ 2,96.

No ataque, uma dupla com faro de gol: Alecsandro, do Vasco, e Fred, do Fluminense. No meio, Bernard, do Atlético-MG, e Diego Souza, do Vasco, também aparecem entre os mais escalados. Veja abaixo a lista dos 11 atletas mais escalados até agora para a décima rodada do Brasileirão:

JOGADOR CLUBE C$ TIMES NO CARTOLA
Cássio Corinthians C$ 3.09 344.270
Douglas São Paulo C$ 8.21 261.293
Fábio Santos Corinthians C$ 4.46 190.962
Gum Fluminense C$ 7.01 443.459
Bolívar Internacional C$ 3.89 154.956
Bernard Atlético-MG C$ 9.02 357.171
Diego Souza Vasco C$ 13.48 294.324
Montillo Cruzeiro C$ 15.56 250.847
Romarinho Corinthians C$  5.61 237.476
Alecsandro Vasco C$ 20.50 319.839
Fred Fluminense C$ 23,70 279.489
Jairo Araújo Atlético-GO C$ 2.96 285.954


Tite projeta mudança de esquema com a chegada de Guerrero

O técnico Tite, do Corinthians, já trabalha novas maneiras de armar a equipe. A estreia de Douglas, que entra no lugar de Alex, vendido para o Al Gharafa, do Qatar, muda um pouco a cara do Timão. Mas a estreia de um outro jogador poderá fazer as coisas ficarem ainda mais diferentes. Quando o atacante peruano Paolo Guerrero estiver à disposição para atuar, o time poderá sofrer uma alteração no esquema. Por se tratar de um atacante de referência, o técnico já cogita deixar de lado a formação campeã  da Libertadores, sem um homem centralizado.

Paolo Guerrero treino Corinthians (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)Paolo Guerrero pode fazer Tite mudar esquema do Timão (Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com)

Atualmente, o ataque é formado por Jorge Henrique e Emerson, pela direita e esquerda, respectivamente. Nenhum dos dois tem como caracteristica atuar como um centroavante. O esquema, por sinal, não vem sendo usado desde que Liedson foi sacado do time.

- O campo mostra se vai dar certo, mas fica com essa caracteristica. É um jogador de área, finalizador, tem um bom cabeceio, faz bem pivô, é competitivo. Guerrero é jogador de seleção e passou nove anos na Europa - elogiou Tite.

O treinador abandonou o esquema com um jogador centralizado por conta da má fase de Liedson. Elton foi testado no setor, mas também não agradou. Em algumas partidas Emerson jogou mais pelo meio, com Jorge Henrique e Willian pelos lados.

Com a entrada de Guerrero, Tite pode tirar um dos dois da frente (Jorge Henrique ou Emerson), ou então sacar um homem do meio (Danilo ou Douglas) e jogar com três na frente.

A estreia de Guerrero ainda não foi confirmada, mas o atacante disse que precisa de duas semanas para voltar a forma física ideal. Portanto, ele deve ter condições na 14ª rodada, dia 5 de agosto, contra o Vasco, no Rio de Janeiro.

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Com prazo no limite para reforço do exterior, Timão espera Gil para a defesa

Bruno Andrade
Felipe Bolguese

Publicada em 18/07/2012 às 06:45
São Paulo (SP)

Assim que soube que perderia Leandro Castán para a Roma (ITA), o Corinthians começou a trabalhar para trazer outro zagueiro.

O nome que desponta como preferido é o de Gil, ex-Cruzeiro e atualmente no Valenciennes (FRA). O jogador de 24 anos negociou com o clube alvinegro no início do ano, mas não conseguiu ser liberado por menos de 3 milhões de euros (R$ 7,4 milhões), o que fez o negócio na época ser descartado. Agora, uma nova tentativa pode ser feita nos próximos dias.

Após nomes estudados e oferecidos, comissão técnica e diretoria do Timão encontraram dificuldades. O problema aumenta porque só pode contratar um jogador do exterior até sexta-feira, data em que a janela de transferências internacionais se fecha no Brasil.

O diretor Roberto de Andrade disse que só chegaria se fosse “um grande zagueiro, e um grande negócio”. Ele avalia que, se viesse um defensor apenas para compor elenco, é melhor ficar com as opções atuais: Chicão, Paulo André, Wallace, Marquinhos, Antônio Carlos e Felipe.

Nos últimos tempos, a diretoria fez uma consulta ao zagueiro Naldo, de 29 anos, que teve passagem pela Seleção Brasileira na era Dunga. No entanto, na última terça-feira foi anunciada sua troca do Werder Bremen (ALE) para o Wolfsburg (ALE).

Outros nomes chegaram ao clube por indicações de empresários. Paulão, ex-Grêmio, do Guangzhou Evergrande, da China, Anderson Polga, ex-Sporting (POR) e Cris, do Lyon (FRA) - todos foram descartados.

Ataque

Para o setor ofensivo, o Corinthians ainda sonha com a contratação do meia-atacante Nenê, do Paris Saint-Germain. A diretoria espera que ele consiga garantir a liberação do clube francês.



Corinthians amplia vantagem sobre Fla em placar financeiro

Leo Burlá e Rodrigo Vessoni
Publicada em 18/07/2012 às 07:03
Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP)

A conquista da Libertadores da pelo Corinthians evidenciou o momento vivido pelos dois gigantes do futebol brasileiro dentro e fora de campo: enquanto os paulistas ampliam seus domínios e aumentam gradativamente sua geração de receitas e expectativas futuras, o Flamengo patina na tentativa de diversificar os seus ganhos e maximizar seu potencial esportivo.

Balanços financeiros do exercício de 2011 comprovam o cenário. O Corinthians fechou sua última temporada com uma receita total de R$ 290,4 milhões, disparado a maior do país. O Fla, por sua vez, ocupa a 5 posição do ranking, com R$ 185 milhões.

Os resultados corintianos são também mais satisfatórios quando se leva em conta o montante arrecadado com bilheteria, transações de atletas, aumento de patrimônio e direitos de transmissão de televisão.

Por consequência dos resultados, o Timão fortalece o futebol, o topo da pirâmide de todos os clubes.

– Está tudo aberto para que Flamengo e Corinthians sejam o Real e o Barcelona, mas o Flamengo não faz a sua parte – opinou Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians.

Procurada pelo LNET! a presidente do Flamengo Patricia Amorim não quis dar declarações sobre o assunto.

Com a palavra
Claudio Di Gioia
Economista e autor de estudo sobre gestão e fonte de receitas

'Ambos apresentam desempenho distinto'

A tendência nas competições esportivas é a supremacia dos times que tem maior poder de mercado e melhor gestão. Nesse cenário, Flamengo e Corinthians, embora tenham o maior potencial de mercado dentro da indústria esportiva brasileira, apresentam desempenho distintos. O Corinthians, hoje, tem uma capacidade de gerar mais receita e tem uma dívida proporcionalmente muito menor, o que faz com que ele possa concentrar esforços em investimentos no departamento de futebol e na montagem de elenco. Isso certamente se traduz em vitórias em campo. É o que chamamos de ciclo virtuoso: quanto melhor a gestão, melhor performance financeira e, consequentemente, melhores resultados em campo.



Estudo: Timão com maior torcida que Fla em 2028

Leo Burlá
Publicada em 18/07/2012 às 08:00
Rio de Janeiro

Um estudo ainda inédito promete esquentar as discussões sobre qual a maior torcida do Brasil. Se, por ora, o Flamengo reina soberano, a Pluri Consultoria garante que o Timão passará o Rubro-Negro em 2028.

A projeção leva em conta as 20 últimas grandes pesquisas de opinião sobre predileção clubística e uma projeção sobre expectativa do crescimento demográfico no país.

Responsável pelo estudo, Fernando Ferreira, sócio-diretor da Pluri, trabalha com um cenário de 29,2 milhões de rubro-negros contra 25,1 milhões de corintianos (NR: a 4 pesquisa L! Ibope, de 2010, indicava que o Fla possuía 33,4 milhões de torcedores e o Timão 25,8 milhões), mas aponta redução gradual nesta diferença.

– O Corinthians está com a faca e o queijo na mão. Em São Paulo o clube tem 14 milhões de torcedores, o que representa quase a população do estado do Rio – disse Ferreira, que recomendou que o Flamengo siga o exemplo de gestão do Timão:

– Caso repita a receita, o Fla tem poder para vencer todos os títulos em três anos.

Informado sobre a projeção, Marcus Duarte, diretor-executivo de marketing do Fla, contestou os métodos usados para a aferição:

– É sempre muito arriscado fazer uma projeção deste tipo.