segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Por encontro com políticos, Timão afasta Fiel do aeroporto e terá trio saindo do centro de São Paulo

Marcelo Braga - 17/12/2012 - 19:41 São Paulo (SP)

Torcedores do Corinthians fazem festa no embarque do time (Foto: Renato Cordeiro)
Cerca de três mil corintianos invadiram o saguão do aeroporto no embarque do Timão (Foto: Renato Cordeiro)

O Corinthians não se encontrará com a Fiel Torcida no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, como fez no embarque para o Japão, na noite do dia 3 deste mês. Por recomendação da Polícia Militar, os jogadores descerão na Base Aérea da cidade, longe dos terminais de passageiro, e seguirão de ônibus para a festa.

O LANCE!Net apurou que a situação será, também, política. Inicialmenye, a ideia dos organizadores era fazer um desfile em carro aberto do Aeroporto até o Parque São Jorge. Os cerca de 20 quilômetros seriam feitos em comboio com a Fiel, atrapalhando apenas o trânsito na Zona Leste.

Na chegada ao Brasil, porém, com avião previsto para pousar às 7h05, os campeões mundiais serão recebidos pelo governador Geraldo Alckimin. Para evitar o deslocamento até o Palácio dos Bandeirantes, na Avenida Morumbi, na Zona Sul de São Paulo, o próprio estará na Base Aérea para congratular os jogadores, na presença da imprensa.

De lá, de ônibus, a delegação seguirá até o gabinete do prefeito Gilberto Kassab, no Viaduto do Chá, no Centro. Às 11h30, deixam a Prefeitura para chegar ao Batalhão do Choque, na Rua Jorge Miranda, onde subirão no caminhão de som.

Por isso, o desfile do trio-elétrico começará apenas às 12h30, partindo da Avenida Tiradentes até o Centro de Treinamento. A previsão de chegada ao local é às 14h30. Nesse percurso, os torcedores corintianos deverão acompanhar a equipe, parando o trânsito na capital. A recomendação é que os corintianos não se aglomerem no aeroporto pela manhã, situação improvável diante da empolgação pelo título.

CONFIRA O PERCURSO QUE O TRIO-ELÉTRICO FARÁ:

- Av. Tiradentes
- Av. Santos Dummont
- Praça Heróis da FEB
- Av. Santos Dummont (sentido oposto)
- Av. do Estado,
- Rua Porto Seguro
- Av. Cruzeiro do Sul
- Marginal Tietê na via local sentido CT
- Rodovia Ayrton Senna até o Km 17



Recepção ao time do Corinthians pode entrar para a história paulistana

Gabriela Chabatura - 17/12/2012 - 18:38 São Paulo (SP)

Torcida do Corinthians invade a Avenida Paulista para comemorar bimundial (Foto: Eduardo Viana)
Torcida do Corinthians invadiu a Avenida Paulista para comemorar bimundial. No retorno do time ao país, tem mais! (Foto: Eduardo Viana)

O desembarque do Corinthians, marcado para a manhã desta terça-feira, promete entrar na relação das grandes mobilizações populares da história paulistana em relação a façanhas esportivas e visitas de famosos. Após a conquista do Mundial de Clubes, com mais de 30 mil torcedores no Japão, o retorno ao país tem tudo para ser ainda mais mais calorosa.

O LANCE!Net listou alguns dos episódios que pararam as ruas da capital paulista, entre elas a conquista mundial do São Paulo em 2005, a morte do piloto e corintiano Ayrton Senna, cujo cortejo fúnebre foi acompanhado por cerca de 250 mil pessoas, além da recepção ao Papa Bento XVI.

O desembarque do Timão está previsto para acontecer por volta das 7h, no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Para evitar a presença de torcedores no saguão e garantir a segurança dos presentes, foi montado um esquema especial e a delegação deixará o local pela pista. Nenhuma viatura do Corpo de Bombeiro (Cobom) será deslocada para o local.

Apesar de pouco tempo para o elenco desembarcar, a logística e local de comemoração continuam indefinidos. O trajeto, que antes seria feito pelos bombeiros, ainda não tem transporte escolhido e pode acontecer em um trio elétrico do patrocinador. O Sambódromo do Anhembi, que seria o ponto da comemoração corintiana, também já foi deixado de lado por não ter sido liberado pela Prefeitura de São Paulo.

Nem mesmo o presidente do clube, Mário Gobbi, sabe dizer detalhes da festa. Segundo ele, toda a programação está sendo organizada pelo departamento de marketing em conjunto com um patrocinador, a Brahma.

- O que nos passaram é que o aeroporto seria fechado e nós iríamos de ônibus até a Ponte da Vila Maria e de lá para o Anhembi, mas agora, ao chegar aqui em Frankfurt, as notícias já não batem mais - disse o cartola ao canal ESPN.

- O Anhembi não teria sido liberado, daí muda os planos. Quem está cuidando disso é o departamento de marketing. Nós estamos em contato e esperando para definir - completou.

A ideia inicial era que o trajeto terminasse no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, mas Gobbi também já descartou a possibilidade.

O torcedor que quiser acompanhar o Timão nas ruas da capital, deve se preparar para possíveis pancadas de chuva. De acordo com a Somar Meteorologia, a previsão é de sol com pancadas de chuva. No período da manhã, a temperatura fica por volta dos 18ºC. A mínima para esta terça é de 19ºC e máxima de 28ºC.


Relembre outros fatos históricos que pararam São Paulo:

Conquista do tricampeonato mundial do São Paulo em 2005
Depois de conquistar o Mundial de Clubes de 2005, o São Paulo desembarcou em São Paulo com cinco mil torcedores à espera no Aeroporto de Cumbica. Apesar da presença da torcida, a delegação deixou o aeroporto pela pista e realizou uma carreata em trio elétrico de Guarulhos até o estádio do Morumbi.

Durante o trajeto, diversas vias da cidade foram bloqueadas e sofreram com o trânsito lento. Na época, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) chegou a registar 100 quilômetros de congestionamento.

Depois da carreata, a festa encerrou-se no Morumbi, onde mais de oito mil torcedores aguardavam os campeões. No estádio, os são-paulinos foram recepcionados com tapete vermelho e deram a tradicional volta olímpica com a taça.

Morte do piloto e corintiano Ayrton Senna em 1994
Quando o piloto e corintiano Ayrton Senna morreu no dia 1º de maio de 1994, depois de um acidente trágico no Grande Prêmio de San Marino, cerca de 250 mil pessoas se despediram do ídolo em um cortejo fúnebre pelas ruas de São Paulo, cidade onde ele foi velado e enterrado no dia 5. A imagem foi transmitida ao vivo por emissoras de TV.

O velório durou cerca de 21 horas, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Antes, houve um cortejo com um trajeto de 17 quilômetros de São Paulo, que terminou no cemitério do Morumbi.

Chegada da Seleção Brasileira pentacampeã do Mundo em 2002
Sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, a Seleção Brasileira sagrou-se campeã do mundo em 2002 e, em seu retorno no Brasil, comemorações não faltaram. Os jogadores passaram pelas cidades de Brasília, Rio de Janeiro até chegar a São Paulo. Foram mais de 20h30 de festas.

Por volta das 4h, a delegação desembarcou na capital paulista e foi recepcionada pelo governador Geraldo Alckmin e pela prefeita Marta Suplicy. De lá, sete jogadores do grupo foram até o Sambódromo do Anhembi e desfilaram em carro do Corpo de Bombeiros durante 30 minutos. Lá, cerca de duas mil pessoas aguardavam a Seleção Brasileira.

Recepção ao Papa Bento XVI em 2007
Em 2007, quando desembarcou em São Paulo, o papa Bento XVI foi recepcionado por por mais de um milhão e meio de fiéis no Campo de Marte, na zona norte da capital. Na ocasião, o Sumo Pontífice passou de papamóvel pela multidão e contou um efetivo especial para garantir a segurança.

Embarque do Corinthians para o Mundial de Clubes, no Japão, em 2012
Antes de embarcar para o Japão, cerca de 15 mil torcedores do Timão lotaram o Aeroporto de Cumbica para desejar sorte ao time para a conquista do bicampeonato da competição. Em caminhada, a torcida partiu do CT Joaquim Grava até o aeroporto.

A rodovia Ayrton Senna foi lotada por corintianos, que provocou congestionamento na via, e a movimentação de 'pessoas comuns' no aeroporto foi bastante dificultada.

A multidão mudou até a rotina do aeroporto, pois tripulações não conseguiram chegar ao local e voos sofreram atrasos.



Cássio não se considera o melhor goleiro da história do Corinthians

Felipe Bolguese e Rodrigo Vessoni - 17/12/2012 - 16:00 Enviados especiais a Frankfurt (ALE)

Cássio - Corinthians x Chelsea (Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)
No Timão, Cássio conquistou a Libertadores e o Mundial (Foto: Kazuhiro Nogi/AFP)

Um dos heróis da conquista da Libertadores e do Mundial, Cássio não se considera o melhor goleiro da história do Corinthias. Para ele, Ronaldo e Dida ainda estão à sua frente.

- Não (sou o melhor da história do Corinthians), estou no começo. Tenho o objetivo de ser e ficar marcado na história. Consegui dois títulos importantes, mas ainda tenho um longo caminho a percorrer. Tem dois goleiros que foram ótimos aqui, o Ronaldo e o Dida. Tenho de ganhar mais títulos, que não ganhei, o Brasileiro, Paulista, sempre disputar a Libertadores - disse Cássio, em Frankfurt (ALE), onde o Corinthians faz escala antes de embarcar para São Palo.

O camisa 12 foi eleito o melhor jogador do Mundial de Clubes e recebeu nota 10 do LANCE! na partida da final. Cássio reconhece que teve sua melhor atuação da carreira contra o Chelsea, mas lembra que a mais importante foi diante do Vasco, na Libertadores.

- A mais importante eu acho que foi a do Vasco, a defesa do Diego Souza, que a gente se tomasse gol naquele momento não conseguiria virar e não estaríamos aqui. Mas acho que foi, sim, a melhor atuação - afirmou.

Contratado em dezembro de 2011, Cássio, 25 anos, já realizou 43 jogos pelo Timão e, logo em seu primeiro ano de clube, conquistou a Libertadores e o Mundial de Clubes.

Ronaldo Giovanelli, nos 602 jogos em dez anos defendendo o Corinthians (1988 a 1998), conquistou o Campeonato Paulista três vezes (1988, 1995 e 1997), o primeiro título brasileiro do clube (1990) e a Copa do Brasil de 1995.

Também campeão mundial com o Corinthians, Dida disputou 94 jogos com a camisa alvinegra, em 1999, 2000 e 2002. Na decisão da primeira conquista do torneio intercontinental, o goleiro defendeu o pênalti de Gilberto, do Vasco. Seu currículo vitorioso no Timão ainda tem um Campeonato Brasileiro (1999), uma Copa do Brasil (2002) e um torneio Rio-São Paulo (2002).



Irmão de Cássio revela vídeo 'motivacional' e festa em Veranópolis

Marcelo Braga - 17/12/2012 - 06:00 São Paulo (SP)

Cássio com a família (Arquivo Pessoal)
Família de Cássio gravou vídeo e enviou para o goleiro dias antes da estreia (Arquivo Pessoal)

Cássio teve um combustível a mais para, com uma atuação gloriosa, decidir o jogo em favor do Timão. Segundo Eduardo Ramos, irmão mais novo do goleiro, ele e a família gravaram vídeos de incentivo e força, enviados para ele no início da semana.

– Antes do jogo, falei com ele por mensagens. Nós tínhamos feito um vídeo para ele, com recados meus, da nossa mãe, tias, primos...E ele me mandou uma mensagem pelo celular agradecendo. Disse que levaria a positividade para dentro do campo – contou ao LANCE!Net, ainda rouco, por telefone.

Desde a manhã de domingo, família e amigos se reuniram no centro da cidade de Veranópolis (RS), onde ele nasceu e os familiares ainda vivem, para acompanhar a partida. Cerca de 50 pessoas vibraram com suas defesas e, depois, fizeram  churrasco regado a cerveja.

– Ele foi brilhante, não tinha como ser melhor. Foi magnífico, não tem nem palavras para descrever. Ele já tinha ficado para a história na Libertadores, que era um título inédito. Agora, campeão mundial, não tem como alguém esquecer tudo o que ele fez pelo Corinthians. Foi o herói – elogiou o jovem de 18 anos, que se espelha no irmão e tenta conseguir uma chance como goleiro.

Após a chegada em São Paulo, na terça-feira, o camisa 12 do Timão é esperado por todos na cidade. A tendência, dessa forma, é que a festa pelo título continue por muito tempo.



Presidente do Corinthians confirma interesse e contato por Dedé

LANCEPRESS! - 17/12/2012 - 13:48 Frankfurt (ALE)

Dedé - Flamengo x Vasco (Foto: Ricardo Ramos)
Momento turbulento do Vasco tem deixado Dedé insatisfeito (Foto: Ricardo Ramos)

Com a chegada do meia Renato Augusto encaminhada, o Corinthians busca agora avançar na contratação do zagueiro Dedé, do Vasco, conforme o LANCE!Net revelou no último domingo. O presidente Mário Gobbi confirmou nesta segunda-feira o interesse no defensor, mas admitiu que a negociação não promete ser fácil.

- Na verdade, há um tempo atrás, uns dois meses, surgiu esse assunto. Mas o Vasco não libera ele (Dedé), portanto, acho difícil uma negociação do Dedé envolvendo Vasco e Coritnhians, ou Vasco e qualquer outro time do Brasil - declarou Gobbi, à ESPN Brasil, direto do hotel alvinegro em Frankfurt, na Alemanha.

A busca por Dedé é motivada pela tentativa de qualificar o setor defensivo que, neste momento, conta com Chicão, Paulo André, Wallace, Felipe, Antônio Carlos e Anderson Polga. O último, que já tem 34 anos, não terá seu contrato renovado. Os outros três reservas ainda não têm a confiança da comissão técnica para jogos importantes.

Além de Dedé, o Corinthians tem interesse em outros dois zagueiros para a próxima temporada: Gil, do Valenciennes (FRA), e Anderson Martins, do Al-Jaish (QAT).



Heróis do título, Cássio e Guerrero recebem nota 10 do LANCE!

LANCEPRESS! - 17/12/2012 - 11:51 São Paulo (SP)

As imagens da vitória e da festa do Corinthians bicampeão mundial - (Foto: Fernando Roberto)
Cássio e Guerrero: os nomes do Corinthians no Mundial (Foto: Fernando Roberto)

As defesas importantíssimas e o gol do título mundial renderam a Cássio e Guerrero, respectivamente, nota 10 do Diário LANCE!. Na vitória do Corinthians sobre o Chelsea por 1 a 0, o goleiro teve uma atuação perfeita, com três defesas na etapa inicial e duas no segundo tempo. Já o atacante foi decisivo e autor dos dois gols do Timão no torneio (já havia marcado na vitória sobre o Al Ahly, na semifinal).

O LANCE! é conhecido por adotar um critério bem rigoroso na aplicação das notas. Desde 1997, quando o diário foi lançado, poucos foram os jogadores que podem se gabar de ter alcançado a nota máxima.

Desta vez, foi ainda maior a dificuldade para o jogador conseguir uma nota 10, já que foi conquistada após uma média de três avaliações dada pela equipe do LANCE!.

Relembre abaixo alguns dos 10 dados pelo LANCE!:

COPA DO MUNDO 2002
Na conquista do pentacampeonato na Copa da Coréia e do Japão, todos os jogadores do Brasil que atuaram na vitória por 2 a 0 sobre a Alemanha levaram nota 10 - entre eles estava Ronaldinho. A única exceção foi Ronaldo, que, com os dois gols marcados, levou nota 11.

ALBERTO - 2002
O atacante marcou dois gols, sendo um de bicicleta, na histórica vitória do Santos por 4 a 2 sobre o Corinthians, pelo Brasileirão, e também levou a nota máxima. Na ocasião, Diego e Elano (também autor de dois gols) tiveram grande atuação, mas levaram "só" 8,0.

NARCISO - 2003
O volante do Santos atuou por apenas sete minutos na goleada sobre o Coritiba por 4 a 0, no Couto Pereira, ao entrar no fim na vaga de Diego. Mas ele voltava aos gramados após travar dura batalha contra um tipo raro de leucemia. Pela superação e por toda sua história, levou o 10.

RONALDINHO - 2005
Em pleno Santiago Bernabéu, Ronaldinho comandou a vitória do Barcelona sobre o Real Madrid com dois gols, numa de suas maiores atuações na carreira. O Barça venceu por 3 a 0 e o camisa 10 saiu aplaudido pela torcida rival.

MUNDIAL DE CLUBES - 2005
O título do São Paulo sobre o Liverpool em Yokohama - vitória por 1 a 0 - rendeu aos jogadores tricolores uma enxurrada de notas 10. O goleiro Rogério Ceni - que fechou o gol -, o zagueirão Lugano e o volante Mineiro - autor do gol - receberam a nota máxima, junto do técnico Paulo Autuori.

ROGÉRIO CENI - 2006
Ele fez de tudo no empate do São Paulo em 2 a 2 com o Cruzeiro, no Mineirão. Rogério fez grandes defesas, marcou dois gols - um de falta e outro de pênalti, e tornou-se o goleiro com mais gols na história, com 63, superando o paraguaio Chilavert.

MARCOS - 2009
Não é à toa que ele é chamado de Santo. Nas oitavas de final da Copa Libertadores de 2009, Marcos defendeu três pênaltis contra o Sport, no caldeirão da Ilha do Retiro, e classificou o Palmeiras para as quartas.

RONALDO - 2009
Com dois gols, sendo um "Gol de Copa do Mundo", segundo as palavras do Rei Pelé, Ronaldo brilhou no primeiro jogo da final do Campeonato Paulista, na vitória por 3 a 1 sobre o Santos em plena Vila Belmiro, e encaminho o título invicto.

VAL BAIANO - 2009
Sim, ele também recebeu a nota 10. No Campeonato Brasileiro, o artilheiro marcou quatro gols num só jogo, na goleada do Barueri por 4 a 0 sobre o Náutico, na Arena Barueri.

BRUNO - 2009
O goleiro do Flamengo garantiu a vitória do Flamengo sobre o Santos por 1 a 0, diante de mais de 80 mil pessoas no Maracanã, ao defender duas cobranças de pênalti de Ganso, na campanha do título brasileiro.

ROGÉRIO CENI - 2011
O ídolo do São Paulo levou a nota 10 no jogo em que marcou o gol de número 100 da carreira, na vitória por 2 a 1 sobre o Corinthians, em Barueri, pelo Campeonato Paulista.

PUYOL - 2011
O zagueirão estava machucado e entrou no fim do jogo só para erguer a taça de campeão da Liga dos Campeões, na vitória por 3 a 1 do Barcelona sobre o Manchester United em Wembley. Mas, num gesto nobre, entregou a faixa de capitão a Abidal (foto), que havia sido operado dois meses antes para retirar um tumor no fígado. Pelo gesto, levou 10.

RONALDO - 2011
Em seu adeus à Seleção Brasileira, no Pacaembu, Ronaldo teve três chances de marcar, mas perdeu. Mostrando uma forma redonda, atuou por poucos minutos na vitória por 1 a 0 sobre a Romênia. Mas por toda sua carreira, levou 10.

RONALDINHO - 2011
Os três gols e muitos dribles na vitória do Flamengo por 5 a 4 sobre o Santos, no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, renderam ao craque do Flamengo sua terceira nota 10 na história do LANCE! (contando com a final da Copa de 2002 e o Barcelona x Real Madrid em 2005).

FRED - 2011
Na partida contra o Grêmio, em novembro, pelo Brasileirão, o artilheiro liderou o Fluminense na vitória eletrizante por 5 a 4. Com uma atuação espetacular, Fred balançou as redes quatro vezes. A atuação de gala rendeu ao tricolor nota 10 no LANCE!

NEYMAR - 2012
A Joia santista teve uma de suas melhores atuações na vitória sobre o Internacional por 3 a 1, na Vila Belmiro, em jogo válido pela Libertadores. Ele marcou dois gols de placa e ainda um de pênalti.

MESSI - 2012
O argentino marcou cinco gols na vitória do Barcelona (ESP) sobre o Bayer Leverkusen (ALE) por 7 a 1, pela Liga dos Campeões da Europa, no Camp Nou.



TV italiana crava venda de Alexandre Pato ao Timão por R$ 42 milhões

A imprensa italiana já dá como certa a venda de Alexandre Pato ao Corinthians. A rede de televisão Sky Sports divulgou nesta segunda-feira um acerto do clube brasileiro com o Milan. Segundo informações veiculadas no país, o atacante vestirá a camisa alvinegra por aproximadamente 15 milhões de euros (cerca de R$ 42 milhões).

O montante seria destinado para a compra de 50% dos direitos de Alexandre Pato. O atleta, de 23 anos, sofreu com as lesões neste ano e entrou em baixa no Milan. Como o time sofre com as suas constantes dívidas e ausência de nomes expressivos em seu elenco, a venda do atleta possibilitaria novos investimentos em 2013.

A rede de televisão italiana também citou o empresário Gilmar Veloz como um agente facilitador para o Corinthians. Responsável por administrar a carreira de Alexandre Pato, Veloz também trabalha com o técnico Tite e teria demonstrado interesse em ver os seus dois clientes trabalhando juntos. A infraestrutura do centro de treinamentos alvinegro e a chance de voltar a ser titular absoluto também motivam um acerto com o Timão.

Campeão mundial de clubes no último domingo, o Corinthians tem outros importantes alvos para a disputa da Libertadores 2013. O clube já esta com um acerto encaminhado com o meia Renato Augusto, do Bayer Leverkusen, e estuda meios de fazer uma proposta para o zagueiro Dedé. O vascaíno tem duas propostas da Europa e exigiria um pesado investimento para continuar no Brasil.



Tite ouve felicitações alemãs na primeira parte da viagem de volta

Antes de ser recepcionado com festa pela torcida do Corinthians em São Paulo, o que ocorrerá na manhã de terça-feira, o técnico Tite e os seus comandados ouviram felicitações de alemães pelo título mundial conquistado sobre o inglês Chelsea, no Japão. O time desembarcou nesta segunda-feira em Frankfurt, na Alemanha, de onde seguirá para o Brasil.

"A grandeza do feito está começando a ficar mais clara. Já houve deferência das pessoas aqui, na Alemanha. Elas lembraram o título do Chelsea conquistado em cima do Bayern de Munique", comentou Tite, mencionando o duelo final da última Liga dos Campeões, entre o time britânico e o alemão. "Estamos percebendo melhor a dimensão do fato."

O Corinthians enfrentou aproximadamente 12 horas de voo de Tóquio a Frankfurt. A maior parte da equipe (o centroavante Paolo Guerrero e o zagueiro Paulo André tomarão outros rumos) permanecerá mais oito horas em um hotel vizinho ao aeroporto alemão antes de seguir para São Paulo.Até mesmo dentro do avião, na primeira parte da viagem de volta, houve parabéns aos campeões do mundo de clubes. Uma comissária de bordo do voo bradou em um português com forte sotaque: "Daqui a pouco, vocês estarão indo para casa para comemorar com o bando de loucos. Vai, Corinthians!".

A celebração será muito maior na chegada ao Brasil. Por isso, Tite descansa o quanto pode. "Dormimos pouco tempo até agora. Não sei nem que horas são, se já tomamos almoço ou café da manhã. Mas, com o passar do tempo, as coisas vão ficando mais claras para mim. Só terei a emoção de verdade mesmo quando estiver em casa", sorriu o técnico campeão.



Gobbi admite interesse antigo em Dedé, mas acha negociação difícil

O campeão mundial Corinthians já está preocupado em se manter em alta na próxima temporada. Na cidade alemã de Frankfurt, onde a delegação alvinegra faz escala no retorno do Japão para São Paulo, o presidente Mário Gobbi confirmou interesse na contratação do zagueiro Dedé, do Vasco.

"Há uns dois meses, surgiu esse assunto. Mas o Vasco não libera o Dedé, portanto acho difícil uma negociando envolvendo o Corinthians ou qualquer outro time do Brasil", explicou o mandatário, em entrevista à ESPN Brasil.

O que poderia facilitar a negociação com Dedé seria a má situação financeira do Vasco, que já perdeu o goleiro Fernando Prass para o Palmeiras. Aos 24 anos, o zagueiro já é visto como um ídolo do clube carioca.

Após as transferências de Leandro Castán e Marquinhos para a italiana Roma, o Corinthians passou a procurar um zagueiro para qualificar o setor. Paulo André e Chicão foram os titulares no Mundial de Clubes. Wallace, Anderson Polga, Felipe e Antônio Carlos também integram o elenco.Além de Dedé, o Corinthians continua a observar o zagueiro Gil, do francês Valenciennes. O primeiro reforço para 2013 anunciado oficialmente, no entanto, deverá ser o meia Renato Augusto, que estava no Bayer Leverkusen, da Alemanha.



Guerrero permanece na Alemanha e desfalca a festa do Corinthians

O Corinthians chegará a São Paulo para comemorar o título do Mundial de Clubes sem um dos protagonistas da conquista. Autor dos dois gols da equipe brasileira no torneio, o centroavante peruano Paolo Guerrero desembarcou em Frankfurt, onde houve escala do voo de volta para o País, e seguiu para Hamburgo, também na Alemanha.

Ex-jogador do Hamburgo, Guerrero deverá permanecer na cidade alemã durante uma semana para resolver problemas particulares. "Adiei essas coisas porque estávamos treinando e nos preparando para o Mundial. Vou aproveitar que estou aqui para cuidar disso agora", disse o atacante, que seguirá para o Peru para passar o restante das férias com os seus familiares.

Dessa forma, Guerrero desfalcará a festa que o Corinthians fará no desembarque em São Paulo, na manhã de terça-feira. O peruano prometeu acompanhar à distância a recepção da torcida que comemorou os seus gols contra Al Ahly e Chelsea. "Eu me imagino lá. Gostaria de estar junto do torcedor corintiano, mas preciso resolver minhas coisas", explicou.

Além de Guerrero, outros atletas não participarão da celebração corintiana nas ruas da capital paulista. O atacante argentino Martínez fará conexão para Buenos Aires ao chegar a São Paulo, enquanto o zagueiro Paulo André já rumou para os Estados Unidos, onde desfrutará de suas férias.



Herdado do Barça, troféu do Mundial estampa camisa do Timão até 2013

Após a vitória sobre o Chelsea, da Inglaterra, por 1 a 0, na final do Mundial de Clubes, o Corinthians, além do troféu de melhor time da Terra, ganhou o direito de usar, por um ano, um distintivo de campeão mundial em suas camisas oficiais.

O emblema foi entregue ao técnico Tite pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, ainda no gramado do Estádio Internacional de Yokohama, no Japão, palco da maior conquista do Timão. A imagem contém a taça da competição e a inscrição "Fifa World Champios" (Campeões do Mundial da Fifa).

Com a conquista, os corintianos têm o direito de estampar a insígnia, herdada do Barcelona, vencedor da competição em 2011, até o encerramento do Mundial do próximo ano. E o site oficial da entidade máxima do futebol destaca que isto "servirá como um símbolo visual do excelente ano do Corinthians".

E os feitos alvinegros não terminam por aí, uma vez que a seleção da Itália, o Milan, Manchester United, a Internazionale e a seleção feminina da Alemanha, além do próprio Barça, em duas ocasiões, foram as únicas instituições que usaram o símbolo até agora.



Para Basílio, corintianos foram ao Japão pensando só em jogar bola

A vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea que trouxe o bicampeonato ao Corinthians foi comentada pelo ex-jogador Basílio no Mesa Redonda, da TV Gazeta. Um dos grandes ídolos alvinegros, o ex-meia ressaltou o planejamento da equipe e o fato dos jogadores terem deixado o Brasil pensando apenas em jogar futebol como importantes para o título.

"O Corinthians planejou a busca desse título. Os jogadores saíram do Brasil conscientes de que só tinham que jogar futebol, só isso importava pra eles. Tudo foi pago antes da viagem, eles estavam com o 13º salário, com a premiação, com tudo em dia. Agora o planejamento foi premiado com essa conquista", declarou.

Analisando a final, Basílio escolheu Danilo como o melhor corintiano em campo. "O Danilo foi muito equilibrado. É um jogador que não dá chutão, sempre sai jogando. Passou a bola corretamente em todos os momentos", elogiou.

Já o zagueiro Betão, zagueiro revelado pelo Timão e que atua no Dínamo de Kiev, afirmou que a boa performance e a organização do Corinthians mostram também a evolução do futebol brasileiro.

"O Corinthians mostrou hoje a sua postura, soube o que queria faze desde o começo do jogo e por isso conseguiu o resultado. É um sinal da evolução do futebol brasileiro, acredito que ele logo vai alcançar o europeu em qualidade", comentou.



Pelo Twitter, Ronaldo 'fenômeno' elege Cássio o melhor em campo

Após a conquista do título mundial, Ronaldo 'fenômeno' elegeu Cássio como o melhor jogador da partida diante do Chelsea. Durante a partida, o ex-atacante já tinha chamado o goleiro de "Gigante". Ele também parabenizou o ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez. "Parabéns Timão! Exemplo de boa gestão! Merecido demais esse título! Parabéns Andrés Sanchez você acreditou em tudo isso! #bicampeaomundial”, escreveu Ronaldo no seu perfil pessoal no Twitter.

Ronaldo comemorou e soltou um palavrão e fez elogios à disposição de Ralf.

"Vai Corinthians p...!!!".

"O que corre o Ralf é brincadeira! Ele é foda!", completou o ex-corintiano.

Fonte: Espn.com.br



Com raiva por expulsão, Cahill acusa Emerson Sheik de simular agressão

Assim que o juiz apitou o final da partida entre Chelsea e Corinthians, o lado azul se afundou em tristeza e desapontamento, porém um dos jogadores estava com um sentimento a mais. Gary Cahill, que foi expulso faltando poucos minutos para o final dos jogos, quando seu time já perdia por 1 a 0, admitiu que foi tomado pela raiva e elegeu o culpado por isso: Emerson Sheik.

- Foi uma má reação da minha parte. Eu e ele nos enrolamos, e ele esticou o braço e me atingiu no rosto. Reagi mal. Estou com raiva e desapontado comigo e também por que alguém te faz alguma coisa contra você e se responde leva o vermelho – falou o defensor.

Cahill cartão vermelho chelsea (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Cahill recebeu o vermelho, enquanto Emerson ainda estava no chão (Foto: Marcos Ribolli /Globoesporte.com)

Para o jogador do Chelsea, o atacante do Corinthians também deveria ter sido punido, apesar disso reconhece que sua atitude foi exagerada e que o árbitro acertou na sua expulsão. Cahill também aproveitou para falar que a encenação de Sheik foi completamente fora da realidade.

- Provavelmente valeu um cartão vermelho, mas a reação do cara foi totalmente sem comparação com o que eu fiz. Se reparar, o impacto não seria capaz de derrubar a minha filha de um ano de idade. Continuo muito nervoso – garantiu.

Segundo o defensor dos blues, a atitude desproporcional de Emerson foi uma forma de fugir do problema. Cahill mostrou as falhas da atuação do rival e disse que se o contrário acontecesse não ficaria rolando no chão, mas sim de pé.

 - Há duas histórias diferentes. Se alguém me bateu na cara, eu não vou rolar no chão por cinco minutos com a mão na minha cabeça. Iria me levantar e reagir. Ele sentiu a necessidade de deitar, rolar no chão umas cinco vezes segurando seu rosto. Acho que essa é a história do jogo realmente – revelou.

Apesar do apelo, a Fifa confirmou que o jogador do Chelsea deverá cumprir um jogo de suspensão automática, na próxima partida da equipe, contra o Leeds, pelas quartas de finais da Copa da Liga. O comitê disciplinar da entidade máxima do futebol irá se reunir durante esta semana para avaliar o uma pena maior a Cahill.



Final de domingo é o melhor jogo do Mundial desde 2005, diz jornalista

A vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Chelsea, no domingo, foi o melhor jogo do Mundial de Clubes desde que o atual formato foi adotado pela Fifa, em 2005, na opinião de Tim Vickery, correspondente da TV britânica BBC na América do Sul. Para o jornalista, foi a primeira vez nos últimos sete anos que não foi um duelo entre o ataque do time europeu e a defesa adversária.

- Foi o melhor dia da história do Mundial de Clubes, porque teve jogo. Não foi um massacre de ataque contra a defesa. Foi um bom jogo. Esse campeonato precisa de bom espetáculo para emplacar na Europa e, desde 2005, foi o melhor espetáculo que esse torneio já ofereceu - afirmou o jornalista.

danilo corinthians x chelsea (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Corinthians e Chelsea: melhor jogo do Mundial para Tim Vickery (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

Depois desta partida, Tim Vickery espera que as próximas edições do Mundial de Clubes serão ainda melhores e mais equilibradas. Em primeiro lugar, os torcedores de outras equipes brasileiras vão querer ter mais torcedores que o Corinthians teve no Japão.

- A presença da torcida do Corinthians estabeleceu uma marca. Vamos supor que outro time brasileiro vença a Libertadores em 2013. A torcida vai querer levar mais gente para o Marrocos que o Corinthians levou neste ano. Isso é ótimo para o ambiente do estádio.

Outro motivo para melhorar o Mundial é o bom momento do futebol brasileiro, que está contratando jogadores do futebol europeu. Tim Vickery citou o exemplo de Paolo Guerrero, que estava no Hamburgo, chegou ao Corinthians em julho e foi o autor dos dois gols do time na competição.

- O único jogador do Corinthians que fez gol no Mundial foi um peruano contratado do futebol alemão. Isso mostra o poder de contratação dos times brasileiros. Assim, os jogos podem ser mais equilibrados, o que é muito bom para a saúde do torneio em longo prazo.

Confira abaixo todas as finais do Mundial de Clubes desde 2005:

Ano Final
2005 São Paulo (BRA) 1 x 0 Liverpool (ING)
2006 Internacional (BRA) 1 x 0 Barcelona (ESP)
2007 Milan (ITA) 4 x 2 Boca Juniors (ARG)
2008 Manchester United (ING) 1 x 0 LDU (EQU)
2009 Barcelona (ESP) 2 x 1 Estudiantes (ARG)
2010 Inter de Milão (ITA) 3 x 0 Mazembe (RDC)
2011 Barcelona (ESP) 4 x 0 Santos (BRA)
2012 Corinthians (BRA) 1 x 0 Chelsea (ING)


Corintiano morre esfaqueado durante comemoração do título Mundial

Um homem de 27 anos morreu esfaqueado neste domingo em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, enquanto comemorava o título do Mundial Interclubes conquistado pelo Corinthians, contra o Chelsea, no Japão. De acordo com informações da Polícia Civil obtidas com testemunhas, o morador do Jardim Helena foi morto por um vizinho que teria ficado irritado com a comemoração.

A vítima foi atacada com quatro golpes de faca na região do abdome enquanto estava no portão de sua casa, por volta das 13h. O torcedor chegou a ser atendido na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida Treze de Maio, mas não resistiu aos ferimentos.

O suspeito pelo homicídio fugiu em uma bicicleta e os vizinhos, revoltados, atearam fogo na motocicleta dele, informou a polícia. O homicídio será investigado pela Polícia Civil.

Comemoração

Para comemorar o título do Corinthians neste domingo, os torcedores saíram de carro pelas principais avenidas de Ribeirão, logo após a decisão. O buzinaço dos veículos, que foi visto em avenidas como Dom Pedro I e Francisco Junqueira, deixou o trânsito lento principalmente nas avenidas Presidente Vargas e João Fiúsa, na zona Sul, onde o trânsito foi interditado pela Transerp - empresa que gerencia o trânsito na cidade.

Corintianos fazem a festa em Ribeirão Preto após conquista do Mundial (Foto: Rodolfo Tiengo / G1)Corintianos fazem a festa em Ribeirão Preto após conquista do Mundial (Foto: Rodolfo Tiengo / G1)



Sheik decreta comemoração até 14 de janeiro: 'Festa até f..'

O ano de 2012 acabou com chave de ouro para o Corinthians e agora a única preocupação dos jogadores é comemorar o título Mundial, o segundo na história do clube. Decisivo na conquista da Libertadores e titular na vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea, da Inglaterra, no último domingo, em Yokohama, com gol do peruano Paolo Guerrero, o atacante Emerson Sheik decreta festa até o dia 14 de janeiro, data da reapresentação dos principais atletas do Timão.

- Teve festa para todo lado (no vestiário), para onde você olhava tinha. A minha festa vai até dia 14 de janeiro, que é a data em que eu volto. Festa até f... - afirmou o jogador, com bom humor.

Com base na mobilização realizada pela torcida do Corinthians para o embarque da delegação para Dubai, nos Emirados Árabes (escala rumo ao Japão), quando cerca de 15 mil fãs foram se despedir do elenco, os jogadores já projetam algo ainda maior para a próxima terça-feira, quando a equipe retorna ao Brasil por volta das 7h no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos.

Melhor jogador da final e Bola de Ouro do Mundial, o goleiro Cássio admite que não sabe dimensionar o tamanho da festa que os torcedores farão na recepção do time de volta ao Brasil. Mesmo caso do lateral-esquerdo Fábio Santos.

- Não sei a proporção, mas será algo grande. O pessoal gosta de festa, comemoração. Tem de comemorar mesmo, extravasar, mas sem exagero e tudo na paz. É um momento único - projetou Cássio.

- Não temos noção ainda, só quando chegar lá mesmo. Deve ter festa de terça-feira até janeiro, na reapresentação. Estava precisando dessas férias. Foi um ano mais do que abençoado para o torcedor corintiano, tem de comemorar mesmo - completou o lateral.

emerson corinthians x chelsea (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)Emerson tenta o passe, marcado por Lampard (Foto: Marcos Ribolli/GLOBOESPORTE.COM)

Em função de tudo isso, um esquema especial está sendo planejado pelas autoridades para o desembarque do Timão no Aeroporto de Cumbica. A princípio, os jogadores não passarão pelo terminal de passageiros. A ideia é minimizar o risco de confusão, como ocorreu no fim da festa dos torcedores no dia 3 de dezembro, quando houve confronto com a Polícia Militar.



Thiaguinho, sobre 'tema da vitória' do Timão: 'Vai ficar para sempre'

Depois da conquista do bicampeonato mundial, no Japão, no último domingo, os jogadores do Corinthians se reuníram no centro do gramado do estádio Yokohama e cantaram a música 'Amizade é tudo'. O autor da canção, o cantor Thiaguinho, se emocionou ao ver sua obra virando tema de um título tão importante para ele e para o Timão. Corintiano roxo, ele acredita que a imagem, assistida pela televisão, será lembrada eternamente.

- Não imaginava que eles fossem cantar ela no estádio, no campo, logo naquele momento. Eu já estava emocionado com o título. É uma cena que vai ficar para sempre na minha vida - disse o músico ao .

Thiaguinho esteve na Argentina e acompanhou de perto o primeiro título do Corinthians na Libertadores. A presença no Japão, porém, foi impedida pela agitada agenda de shows.

Thiaguinho cantor entrevista ao GE.com (Foto: Reprodução)Thiaguinho é corintiano roxo (Foto: Reprodução)

- Quando acabou o jogo eles devem ter chegado no vestiário, e começou a chegar mensagens para mim, perguntando se eu tinha visto a música, porque eu não tinha ido ao Japão. Disseram que eu faço parte desse título também - disse o cantor.

Thiaguinho compôs a música ao lado do cantor palmeirense Rodriguinho. Os dois não imaginavam, porém, que ela viraria tema de uma conquista nos gramados.

- A gente pensou no lance da união, de se juntar em horas difíceis. A gente faz, às vezes, uma música sem saber o que ela pode atingir. E ela acabou atingindo o meu próprio coração.

Acompanhe as reportagens do SporTV News



Oscar revela surpresa dos Blues com Timão: ‘Não esperavam rival tão duro’

Intenso. Assim foi o Corinthians durante os 90 minutos da vitória por 1 a 0 sobre o Chelsea, domingo, na final do Mundial de Clubes. E foi justamente essa intensidade que surpreendeu e, até certo ponto, assustou os ingleses no Estádio Internacional de Yokohama. Depois de Lucas Piazon apontar a vontade do Timão como fator diferencial na partida, Oscar seguiu a linha de raciocínio do companheiro e admitiu que os Blues não esperavam um adversário tão competitivo no Japão.

Conhecedor da história do clube paulista, o camisa 11 revelou que, fora os brasileiros, os jogadores do Chelsea não estavam preparados para um Corinthians tão energizado em campo, e destacou o mérito dos rivais.

Fernando Torres e Oscar no treino do Chelsea Mundial AP (Foto: AP)Fernando Torres e Oscar, que reconheceu que seu time não esperava um Corinthians tão forte (Foto: AP)

- Não foi surpresa, não. Eu já sabia que o Corinthians ia entrar forte. É um time que joga muito bem finais e tinha certeza que seria um jogo difícil. Nós brasileiros já sabíamos como eles iam entrar, mas a maioria não esperava um adversário tão duro, como é de costume em final. O Corinthians mereceu a vitória.

Na zona mista após a partida, a diferença no semblante dos atletas do Chelsea era evidente. Enquanto os brasileiros estavam realmente frustrados, a maioria do restante do elenco seguia normalmente seu caminho, como se fosse apenas mais um jogo. Oscar, no entanto, garantiu que o clima no vestiário era de lamentação.

- Todo mundo ficou muito triste, nós brasileiros principalmente. Nunca é bom perder uma final.

Barrado por Victor Moses, o brasileiro entrou em campo apenas na metade do segundo tempo, logo após Paolo Guerrero marcar o gol do título corintiano.

ramires ralf corinthians x chelsea (Foto: AFP)Ramires jogou, porém Oscar ficou no banco de
reservas durante a final do Mundial (Foto: AFP)

- Fica a vontade de jogar. Queria ter começado o jogo, mas não aconteceu. Fiquei torcendo. Quando entrei, já estávamos perdendo. Tentei ajudar, não deu certo, mas o Corinthians venceu com méritos.

O Chelsea não terá muito tempo para digerir a derrota para o Corinthians. De volta a Londres nesta segunda-feira, o time encara o Leeds, quarta-feira, pela Copa da Liga Inglesa.



Corinthians tem interesse em Dedé e negociação acontece nos bastidores

Felipe Bolguese e Rodrigo Vessoni - 16/12/2012 - 22:30 Enviados especiais a Yokohama (JAP)

Dedé - Vasco (Foto: Cléber Mendes)
Agente de Dedé deu sinal positivo para negociação com o Timão (Foto: Cléber Mendes)

O Corinthians foi campeão brasileiro em 2011, da Libertadores e do Mundial em 2012. Mas a diretoria não quer parar por aí e pensa num elenco ainda mais forte para 2013. Prova disso é que, além de contratar Renato Augusto e negociar com Alexandre Pato, tenta a contratação do zagueiro Dedé, do Vasco. A informação foi apurada no Japão.

É isso mesmo. O defensor vive uma situação desconfortável no clube carioca, que tem dificuldade para honrar os salários e precisa fazer dinheiro. Já há, dentro de São Januário, quem admita vendê-lo em caso de uma boa proposta. Sabedores do atual momento na Colina, os dirigentes do Timão entraram em contato com seu agente, que deu sinal positivo. O jogador, apesar da idolatria dos vascaínos, fez o mesmo.

A ideia é adquirir seus direitos econômicos, já que se trata de um jogador com mercado no exterior e uma possível venda no futuro seria realizada com alguma facilidade. A reportagem do LANCE!Net conversou com uma pessoa ligada ao presidente Mario Gobbi Filho, que não escondeu a ambição para se manter no topo do futebol sul-americano e mundial.

– Ele (Dedé) é só um que estamos atrás. Virão outros reforços, anota aí... – afirmou a pessoa, no Japão, que pediu para não ser identificada.

A busca por Dedé é motivada pela tentativa de qualificar o setor defensivo que, neste momento, conta com Chicão, Paulo André, Wallace, Felipe e Anderson Polga. O último, que já tem 34 anos, não terá seu contrato renovado. Os outros dois reservas não têm a confiança da comissão técnica para jogos importantes.

Vale lembrar ainda que os dois titulares, que tiveram atuação quase perfeita diante do Chelsea, em Yokohama, não têm mais a companhia de Leandro Castán, que acabou negociado com a Roma (ITA). A busca por Dedé é para que Tite aumente seu leque de opções, já que serão cinco competições na próxima temporada (Paulistão, Copa do Brasil, Libertadores, Recopa e Brasileirão). O Timão quer se fortalecer!



Paulo André divulga foto do 'jantar do título' ao lado de outros corintianos

Felipe Bolguese e Rodrigo Vessoni - 16/12/2012 - 13:58 Enviados especiais a Yokohama (JAP)

Paulo André - Jantar do título (Foto: Arquivo Pessoal)

O zagueiro Paulo André, que atuou como titular ao lado de Chicão na zaga do Corinthians durante a vitoria sobre o Chelsea, divulgou foto do "jantar do título" em sua conta do instagram, após a conquista. Na mesa, além dele, o lateral Guilherme Andrade,  o volante Ralf, o atacante Romarinho, o meia Giovanni, e os goleiros Danilo Fernandes e Julio Cesar. (Foto: Reprodução).



Tite encerra 2012 com título mundial e abre discussão: é o maior técnico da história do Corinthians?

Márcio Porto - 16/12/2012 - 18:42 São Paulo (SP)

Tite - Corinthians (Foto: Eduardo Viana)
Tite é o principal responsável pela últimas grandes conquistas do Timão (Foto: Eduardo Viana)

Não falta mais nada. Com a vitória sobre o Chelsea (ING) neste domingo, em Yokohama, no Japão, o alpinista Tite cravou o Mundial no alto da montanha do futebol. Já eternizado na história do Corinthians pelo título do Brasileiro, em 2011, e o da Libertadores, este ano, o treinador foi alçado a outro patamar: a Fiel estará aos seus pés. Para sempre.

Posto que, mesmo dentre os mais fanáticos, encontrará quem o considere insuficiente para comparações com mestres do passado. A unanimidade é burra, diria Nelson Rodrigues, mas não há dúvidas: com o título mundial atravessando o planeta, a discussão  sobre se Tite pode ser considerado o maior comandante da história do Timão ganha força. Muito força.

Com a Libertadores, Tite libertou o corintiano de cem anos de gozções dos rivais. Com o Mundial, consolidou um trabalho vencedor, eternizou uma marca. A da treinabilidade. E só alimenta seus números alvinegros. Ainda assim, ele não se considera o maior de todos.

OPINE:
Tite é o maior treinador da história do Corinthians?

A partida deste domingo foi a de número 197 pelo Corinthians. Ele já superou Nelsinho Baptista, que tem 192, e se tornou o quarto técnico com maior número de jogos na história do clube. Ainda está longe do recordista Oswaldo Brandão (441), mas garantido em 2013 após renovar seu contrato, pode superar Amílcar Barbuy, o terceiro, com  240 partidas, e José Castelli, com 256.

Nos 197 jogos realizados, foram 102 vitórias, 55 empates e 40 derrotas,  com um aproveitamento de 61% dos pontos. Em 2012, são 76 partidas, com 39 vitórias, 23 empates e 14 derrotas. O recordista Oswaldo Brandão tem aproveitamento superior, de 64%, mas jamais conseguiu alcançar o grande sonho corintiano: a conquista da América.

Mais do que os números, pesa a favor de Tite sua fantástica trajetória no Corinthians. A relação entre o técnico e o clube começou em 2004, quando Tite assumiu o clube em posição delicada no Campeonato Brasileiro e chegou ao quinto lugar na competição. No ano seguinte, uma desavença com o iraniano Kia Joorabchian, da MSI, provocou a sua saída.

TIMÃO PRETO NO BRANCO:
'O maior treinador da história do Corinthians'

O retorno ocorreu em 2010. Em 2011, veio o primeiro grande percalço: a eliminação diante do Tolima, da Colômbia, na pré-Libertadores, abalou a estabilidade do treinador, mas a diretoria, em uma manobra pouco comum no futebol brasileiro, bancou a permanência e reiterou a confiança em Tite. Os frutos foram colhidos já no segundo semestre, com campanha irrepreensível e a conquista do Campeonato Brasileiro.

Mas foi 2012 o ano da consagração: o inédito título invicto da Copa Libertadores, com uma das melhores campanhas da história da competição. A apoteose foi na manhã deste domingo, com uma grande atuação, vitória histórica sobre o Chelsea e o bicampeonato mundial.

É importante ressaltar que o Corinthians de Tite carrega marcado a ferro o estilo do treinador. Uma equipe sem uma grande estrela do nível de Neymar ou Messi, que encontra sua força no jogo coletivo e na disciplina tática. Uma equipe marcada pela vertiginosa subida de produção de jogadores como o lateral Fábio Santos, e, no primeiro semestre, do zagueiro Leandro Castán.


Tite exibe faixa da "favela" após o título mundial (Foto: Ricardo Nogueira)

O artilheiro do Corinthians de Tite em 2012 é um volante: Paulinho, com 13 gols. É seguido de perto por Emerson, que marcou 11 vezes e Danilo, outro meio-capista, que fez oito gols.

No ano que vem, portanto, Tite terá a perspectiva de acréscimo, maneira como projetou sua terceira temporada guiando o Timão, em entrevista ao LANCE!Net, no início deste mês. O alpinista chegou ao topo, mas não perdeu a sede de vitórias.

Antes da volta ao trabalho, no entanto, uma pausa para saborear a vitória e voltar aos braços da mãe Ivone Bachi, que o aguarda para cumprir o ritual da família.

O filho volta à casa tendo cumprido a promessa que fez para a mãe. O mundo hoje é de Tite. É dos Bachi.

– Nesse momento, só posso me lembrar do meu marido, porque era tão orgulhoso do filho, das conquistas dele. E com certeza queria estar aqui agora. Parabéns, meu filho! – afirmou a mãe Ivone.

Na casa da mãe, o feijão, arroz e carne de panela estão à espera de Tite. E o mundo inteiro, agora alvinegro, está a seus pés.

OS OUTROS GRANDES TÉCNICOS DO CORINTHIANS

Oswaldo Brandão
Pelo Timão, ganhou os Campeonatos Paulistas de 1954 (do 4 Centenário) e de 1977, que encerrou o jejum de 23 anos sem título importante do clube. Gaúcho de Taquara, morreu em julho de 1989, com 72 anos. É o recordista de partidas no comando do Corinthians: 441.

Oswaldo de Oliveira
Era auxiliar de Vanderlei Luxemburgo em 1998. Assumiu como técnico em 1999, venceu o Brasileiro e o Paulista, em 1999, e o Mundial, em 2000. Nos braços da Fiel, foi exaltado e carregado.

Vanderlei Luxemburgo
Carioca de Nova Iguaçu, teve duas passagens pelo clube. Na primeira, foi campeão brasileiro em 1998 e deixou o legado para o título mundial, mas a eliminação na Libertadores de 1999 para o rival Palmeiras foi decisiva para a saída. Na segunda, ganhou o Campeonato Paulista de 2001.

Nelsinho Baptista
Paulista de Campinas, comandou o Timão por três vezes. Na primeira passagem, ganhou o primeiro Brasileirão do clube, em 1990. Na última, em 2007, treinou o time nos dez últimos jogos do Campeonato Brasileiro e foi rebaixado. É o quarto que mais comandou o Alvinegro: 192 partidas.



Tite nega que seja o maior da história do Timão e faz agradecimento ao clube

Felipe Bolguese e Rodrigo Vessoni - 16/12/2012 - 12:16 Enviados especiais a Yokohama (JAP)

Corinthians x Chelsea - Tite - (Foto: Fernando Roberto)
Tite recebe premiação de Marin e Del Nero (Foto: Fernando Roberto)

Campeão brasileiro, da Libertadores e do Mundial de Clubes pelo Corinthians, Tite se consolidou como um dos maiores técnicos da história do clube, mas não acredita que esteja no topo da lista. Na primeira entrevista concedida após a conquista do título sobre o Chelsea, o treinador preferiu fazer uma série de agradecimentos a valorizar suas glórias pessoais.

- Não (sou o melhor de todos). Sei do meu valor, sei do meu trabalho, mas tive o privilégio de ter uma direção que acreditou no meu trabalho nos momentos difíceis. Agradeço ao Andrés (Sanchez, ex-presidente do clube) e ao doutor Mário Gobbi. O técnico é a vidraça, mas culturalmente vamos modificando. Eles mostraram que podemos trabalhar a longo prazo e fico feliz por ter sido escolhido - disse o comandante.

Corinthians vence Chelsea e é campeão mundial

VOTE:
Tite é o maior treinador da história do Corinthians?

Tite estava no Al-Wahda, dos Emirados Árabes, quando foi convidado a retornar, em 2010. Ele se preparava para disputar o Mundial de Clubes, mas abriu mão da competição para retomar sua trajetória no Corinthians. A primeira passagem, entre 2004 e 2005, foi encerrada após uma briga com o iraniano Kia Joorabchian, empresário da MSI, então parceira do clube.

- Perto do Mundial de 2010, eu estava no Al-Wahda. Me falaram: feita a abertura, você tira foto com a taça. Eu tirei, mas pensei: vai ser difícil chegar perto dela (risos). E o Corinthians abriu de novo essa possibilidade - acrescentou Tite, sem se esquecer de citar a torcida e a família.

TIMÃO PRETO NO BRANCO:
'O maior treinador da história do Corinthians'

- O troféu é uma retribuição a todo torcedor corintiano pelo carinho que deu à equipe. Os que vieram para cá e aqueles que estão no Brasil, que não puderam estar presentes, mas estão presentes de espírito. Em segundo plano coloco minha família, uma coisa mais pessoal. E tive uma felicidade a mais por todos estarem muito próximos a mim neste momento -  completou.