sábado, 2 de março de 2013

Em treino, Guerrero mostra boa pontaria nas cobranças de pênalti

guerrero corinthians treino (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Guerrero mostrou ótimo aproveitamento nos pênaltis
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

Após os trabalhos táticos deste sábado, no CT Joaquim Grava, o técnico Tite, do Corinthians, colocou alguns jogadores para aperfeiçoar as bolas paradas. O atacante Paolo Guerrero foi o escolhido para as cobranças de pênalti, enquanto Alexandre Pato e Paulinho se esforçaram nas faltas.

Guerrero acertou quase todos os chutes que tentou. Em seis pênaltis, foram cinco gols e uma bola no travessão. Com batidas firmes, ele não teve dificuldades para superar o goleiro Caíque. O atacante buscou, na maioria das vezes, o canto do goleiro.

Já as cobranças de falta deixaram a desejar. Alexandre Pato, que vinha em evolução no fundamento, teve a trave como seu principal adversário. Do bico esquerdo da grande área, ele mandou três vezes a bola no poste, uma na barreira, uma nas mãos do goleiro Matheus Caldeira e outras quatro por cima. Foram dez tentativas mal sucedidas.

Pelo meio, ele finalmente conseguiu mandar para as redes. Em sua 15ª cobrança, a bola passou por cima da barreira de treinamento e entrou no ângulo de Julio Cesar, que sequer foi para a bola. Pato ainda conseguiu mais um gol semelhante pouco depois, mas teve bastante dificuldade pelo setor. Outras dez cobranças não tiveram o destino desejado. Quatro foram na barreira, quatro por cima, uma no travessão e uma foi defendida por Matheus Caldeira.

Paulinho fez menos tentativas que Pato e também só conseguiu dois gols em nove cobranças. Duas acertaram a trave.

Vale lembrar que o cobrador oficial de faltas de curta distância é o zagueiro Chicão, que ainda se recupera de artroscopia no joelho esquerdo e só deve voltar a jogar semana que vem. O marcador já vem fazendo alguns treinamentos com o grupo e não se queixou mais dores.



Sem Jorge Henrique, Fábio Santos e Alessandro, Tite divulga relacionados

Alessandro, treino Corinthians (Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)Alessandro será poupado para a Libertadores
(Foto: Diego Ribeiro / Globoesporte.com)

O treinador do Corinthians, Tite, relacionou 20 jogadores para encarar o Santos, neste domingo, às 16h, no Morumbi, pela décima rodada do Campeonato Paulista – dois ainda serão cortados. As principais ausências foram os laterais titulares Alessandro e Fábio Santos, preservados.

Jorge Henrique também está fora. Ele sentiu uma lesão no músculo posterior da coxa direita na partida contra o San José, na Bolívia, no dia 20 de fevereiro, e ainda não reúne condições. Desde então, ele não entrou em campo. Este vai ser o terceiro jogo sem o atacante. Ele já ficou fora da partida contra o Bragantino, no domingo passado, e diante do Millonarios, nesta quarta-feira.

Logo depois da partida deste domingo, o elenco corintiano retorna para o CT Joaquim Grava, janta e parte para o Aeroporto de Guarulhos. No fim da noite, o elenco viaja para o México, onde encara o Tijuana, pela terceira rodada da Taça Libertadores da América. Somados aos jogadores que encaram o Santos, Tite levará para o México os dois laterais preservados e o atacante lesionado.

Veja a lista completa de relacionados:

Goleiros: Cássio e Julio Cesar.

Zagueiros: Paulo André, Gil e Felipe.

Laterais: Edenílson, Igor e Guilherme Andrade.

Volantes: Ralf, Paulinho, Guilherme e Willian Arão.

Meias: Danilo, Renato Augusto, Douglas e Giovanni.

Atacantes: Alexandre Pato, Paolo Guerrero, Romarinho e Emerson.



Observador, Renato Augusto exalta 'bate-boca do bem' com Tite

Renato Augusto no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Renato diz que procura passar sua visão para 
Tite (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Dono de fala mansa e estilo calmo, o meia Renato Augusto se transforma quando entra em campo pelo Corinthians. A expressão tranquila logo é substituída pelo que ele define como "vontade de ganhar". Nos empates por 2 a 2 com São Caetano e Palmeiras, pelo Campeonato Paulista, ele foi visto batendo boca com o técnico Tite no decorrer das partidas. Nada de desobediência ou revolta: apenas uma discussão saudável, em prol da equipe, garante.

Renato Augusto explicou de onde vem o estilo de líder adotado desde sua chegada ao Timão. De acordo com o meia, estando dentro de campo, ele se sente na obrigação de passar ao técnico uma visão diferente da que o comandante tem, apenas observando do banco de reservas.

- Às vezes, o treinador pede para você fazer alguma coisa, mas você vê de uma forma diferente. Eu sempre passo o que estou achando para ele (Tite) dar a palavra final. Falo o que está acontecendo com a formação da equipe - esclareceu.

Inicialmente, desconfiou-se que Renato Augusto teria questionado uma decisão do treinador ou reclamado de alguma orientação, apesar do pouco tempo de trabalho que os dois têm juntos. A possibilidade logo foi descartada tanto pelo jogador quanto por Tite, que disse dar total liberdade de diálogo aos seus atletas, independentemente da situação da partida. O comandante alvinegro costuma ficar durante os 90 minutos à beira do campo, orientando a equipe, esteja ela ganhando ou perdendo.

No empate com o São Caetano, pela sétima rodada do Paulistão, Renato Augusto caminhou até a lateral de campo, onde estava Tite, e argumentou sobre uma decisão do técnico, aparentemente contestando. Na oportunidade, ele entrou no lugar do zagueiro Gil. Romarinho havia substituído o lateral-direito Alessandro, deixando o setor vago. A questão fez com que os dois discordassem, como esclareceu o meia.

- O Tite pediu para o Paulinho fazer a lateral direita. Eu vi que ele estava acabado no jogo, muito cansado, e disse que eu preferiria fazer, porque tinha acabado de entrar e estava novo. Pedi para deixar o Paulinho no meio e me colocar para correr no lugar dele. Acabou sendo proveitoso para todos - explicou.

Substituto de Jorge Henrique, que ainda se recupera de lesão no músculo adutor da coxa direita, Renato Augusto deverá ser titular no clássico deste domingo, contra o Santos, no estádio do Morumbi, às 16h, pelo Paulistão. Entrosado com o atacante Alexandre Pato, o jogador admitiu que espera um grande desempenho na partida, para ganhar moral com a comissão técnica, mas desconversou quando questionado se já havia provado o suficiente para ser titular.

- Melhor perguntar para o Tite. Eu estou pronto para o que precisar. O que ele definir, eu vou acatar.



Protesto em SP pede liberdade a corintianos presos

02/03/2013 17:50:00

Integrantes de organizadas mostraram apoio a torcedores detidos na Bolívia, acusados de envolvimento em morte de jovem durante partida contra o San José

Cerca de cem integrantes de torcidas organizadas do Corinthians se reuniram neste sábado para protestar contra a prisão dos doze torcedores acusados de envolvimento na morte do jovem Kevin Espada, há quase duas semanas. Segundo o jornal Folha de São Paulo, as Gaviões da Fiel, Camisa 12, Estopim da Fiel e Pavilhão 9 participaram da manifestação em plena Avenida Paulista, em frente ao consulado da Bolívia na capital paulista.

A intenção dos participantes, segundo a mesma publicação, visava apenas 'atrair a atenção da mídia', uma vez que o consulado não tem expediente aos finais de semana.

Kevin Espada, de 14 anos, faleceu durante o empate de 1 a 1 entre Corinthians e San José, em Oruro, no dia 27 de fevereiro. Um sinalizador disparado por um torcedor corintiano foi apontado como a causa da fatalidade. Como punição, o Timão precisou jogar diante do Millonarios, na última quarta, com os portões fechados.



Ministro das Relações Exteriores do Brasil pede ‘ampla defesa’ a torcedores presos na Bolívia

02/03/2013 17:15:00

Antônio Patriota está em Cochabamba e garantiu que o governo brasileiro vai cooperar com as investigações sobre a morte do jovem Kevin Beltrán Espada

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antônio Patriota, intercedeu neste sábado pelos 12 torcedores do Corinthians que estão presos desde o dia 20 de fevereiro na Bolívia por serem suspeitos de disparar o sinalizador que matou Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, no empate em 1 a 1 entre Corinthians e San José, pela Libertadores da América.

“Eu frisei junto às autoridades da Bolívia a importância de garantir a ampla defesa e condições dignas de cárcere aos torcedores brasileiros”, disse o ministro, que está em Cochabamba, na Bolívia, onde teve reuniões com autoridades do país.

Antônio Patriota também garantiu que o governo brasileiro vai cooperar com os bolivianos nas investigações sobre o trágico incidente. A confissão de um menos de 17 anos, que teria atirado o sinalizador, não é bem vista na Bolívia, por o menos é inimputável e, além de não poder ser extraditado para a Bolívia, não pode ser condenado pelo crime.



Tite confirma Pato e Renato Augusto para clássico

02/03/2013 11:39:00

O técnico Tite confirma Pato e Renato Augusto para o duelo contra o Santos neste domingo, às 16h, no Estádio do Morumbi

O técnico Tite confirmou Pato e Renato Augusto para o duelo contra o Santos neste domingo, às 16h (de Brasília), no Estádio do Morumbi. Em treino realizado na manhã deste sábado, no CT Joaquim Grava, o comandante também confirmou as ausências dos laterais Alessandro e Fábio Santos.

Alessandro e Fábio Santos ficaram na academia e não foram a campo. O substituto pelo lado direito será Edenílson. Já pelo lado esquerdo, Tite dará nova oportunidade para o jovem lateral Igor.

Renato Augusto e Pato terão nova chance de atuarem juntos e ganhar mais entrosamento com Danilo e Guerrero.

Desta forma, o Corinthians enfrentará o Santos com a seguinte escalação: Cássio, Edenílson, Paulo André, Gil e Igor; Ralf, Paulinho, Danilo e Renato Augusto; Pato e Guerrero.



San José quer amistoso com Corinthians, diz jornal

02/03/2013 10:57:00

A renda seria revertida para os parentes de Kevin Beltrán Espada, morto por um sinalizador na estreia dos times na Copa Libertadores

Segundo o jornal Estadão, o presidente do San José, Freddy Fernandéz tem interesse de se encontrar com Mário Gobbi para agendar os detalhes de um amistoso entre Corinthians e San José.

A renda seria revertida para os parentes Kevin Beltrán Espada, morto por um sinalizador na estreia dos times na Copa Libertadores. O boliviano, de apenas 14 anos, foi atingido no rosto por um sinalizador de navio e faleceu nas arquibancadas do estádio Jesús Bermúdez, em Oruro.

"O jogo pode ser em Oruro ou em Cochabamba, já que o Kevin era de lá. Em abril, iremos ao Brasil para a última partida da fase de grupos da Libertadores, contra o Corinthians, e esperamos acertar a situação desse amistoso", declarou.

De acordo com Freddy Fernandéz, os parentes foram procurados pela diretoria do clube em um primeiro momento, mas se negaram a receber qualquer compensação pela morte do torcedor.

"Num primeiro momento, a família de Kevin não queria ajuda financeira de ninguém, mas as recentes doações que eles receberam mostram que a situação mudou", disse .

Fernandéz já avalia os calendários das duas equipes para organizar o duelo com o clube paulista.

"Estamos estudando as melhores datas e, por isso, precisamos considerar todas as situações."

A morte de Kevin levou o Corinthians a ser punido pela Conmebol com portões fechados durante toda a Copa Libertadores. Um menor de idade já prestou depoimento no Brasil assumindo a culpa pelo homicídio.

Até o momento, 12 torcedores alvinegros continuam presos em uma delegacia de Oruro.



Em véspera de clássico, Romarinho atrasa para treinamento no Timão

Romarinho no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Romarinho chegou atrasado em treino do Timão
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O atacante do Corinthians Romarinho se atrasou para o treinamento deste sábado pela manhã. Enquanto grande parte dos jogadores já estava no gramado, ele chegou apressado, 15 minutos depois de o treino ter começado, carregando as malas e entrou rapidamente no local que dá acesso aos vestiários. Pouco depois ele já estava trocado no campo participando das atividades com o restante do elenco.

O clube não deu detalhes sobre o motivo do atraso do jogador. O gerente Edu Gaspar já está ciente do ocorrido, irá apurar os fatos e ponderar se há ou não a necessidade de multar o atleta pelos minutos perdidos nesta manhã.

Recentemente, o atacante Sheik chegou atrasado aos treinos de domingo e segunda-feira e  acabou multado pela diretoria. Por isso o centroavante, que vinha sendo titular, perdeu espaço no time. Em nota oficial ele explicou que não chegou no horário por ter de resolver problemas relacionados aos seus filhos.



Pelé aparece de surpresa em festa, mas não arrisca palpite para clássico

O Rei do futebol optou em fugir de polêmicas. Nesta quinta-feira, Pelé fez uma surpresa a três grandes ídolos da história do Santos e aproveitou para falar sobre o clássico entre Santos e Corinthians, que será realizado neste domingo, às 16h, no estádio do Morumbi, em jogo válido pelo Campeonato Paulista.

Ainda se recuperando de uma cirurgia no quadril, realizada em novembro do ano passado, Pelé apareceu de forma inesperada em uma festa, comemorada em um tradicional ponto de encontro dos torcedores do Peixe, onde estava sendo comemorado o aniversário de três craques santistas: Pepe, Dorval e Manoel Maria, todos ex-companheiros do rei vestindo a camisa do Peixe.

Pepe e Dorval completaram esta semana 78 e 77 anos, respectivamente. Já Manoel Maria fez 65 anos. Pelé, amigo de longa data dos três ex-atletas, não deixou de falar do clássico que envolve Santos e Corinthians no Paulistão, mas ficou "em cima do muro" na hora de arriscar um palpite.

- Se fosse no meu tempo eu poderia apostar, mas agora nós vamos pensar melhor. É um jogo de dois times grandes. Qualquer resultado pode acontecer. Mas eu tenho confiança no Santos como sempre.

A polêmica envonvendo o rei do futebol e o atual "príncipe"  santista Neymar parece ter sido colocada de lado por Pelé, que acredita na possibilidade de ver o atual camisa 11 do Santos ser o personagem do clássico de domingo.

- Neymar é um jogador que desequilibra. Teve até uma polêmica no meio da semana, porque eu falei que na época que o Santos ganhou os mundiais, Pelé sozinho não ganhava o mundial não. Eu tinha os meus companheiros, o Pepe, o Clodoaldo, Manoel Maria, tinha o pessoal todo que ajudava. Você vê que o Corinthians não tem nenhum craque como o Neymar, mas é um time forte e entrosado.

Se Pelé não quis arriscar um palpite para o clássico, tão pouco falou um provável placar, mas claro, mostrou estar na torcida pelo Santos.

- Se dependesse de mim, qualquer resultado que o Santos vencesse estava de bom tamanho. - finalizou o Rei.

Pelé, Manoel Maria, Pepe e Dorval, em Santos (Foto: Reprodução/TV Tribuna)Pelé, Manoel Maria, Pepe e Dorval, em Santos (Foto: Reprodução/TV Tribuna)



Nome de prato em restaurante, Sheik tem dia de chef e ajuda a fazer risoto

Emerson Sheik não é mais apenas um jogador de futebol. O atacante do Corinthians virou também nome de prato em um badalado restaurante de São Paulo, o Paris 6, na região dos Jardins. Sheik, no cardápio, é um risoto de frutos do mar. Uma retribuição do chef Isaac Azar à homenagem feita pelo atacante do Timão no empate por 2 a 2 com o Palmeiras, no Pacaembu, pelo Paulistão.

À espera do seu terceiro filho, o primeiro menino, Isaac Azar foi proibido por Sheik e pelo zagueiro Paulo André de ir ao estádio naquele dia 17 de fevereiro. Os dois o avisaram que ele seria homenageado e gostariam que visse pela televisão. Quando Emerson, então, fez o primeiro gol do Corinthians no clássico, ele correu com Paulo André, Paulinho, Ralf, Guerrero e Jorge Henrique para comemorar.

Naquele momento, os seis fizeram o gesto “embala neném”. Coube depois a Emerson explicar que o filho que estava por vir não era dele ou de outro jogador.

- Eu imaginei que no intervalo todos iam me perguntar se alguma mulher estava grávida. Teve jogador que correu perguntando e só expliquei depois, mas o Paulo André e o Paulinho sabiam que era uma homenagem para o filho do nosso amigo Isaac – contou o atacante corintiano, que na ocasião não balançava as redes adversárias desde outubro do ano passado.

Emerson Sheik do Corinthians em restaurante (Foto: Leandro Canônico)Emerson Sheik e Isaac Azar na cozinha do restaurante paulistano (Foto: Leandro Canônico)

De casa, Isaac viu a homenagem e se emocionou. Emerson Sheik, por sinal, será um dos padrinhos do garoto que está por vir. Como não é judeu, o atacante terá o título de padrinho emérito e participará da cerimônia de circuncisão da criança, sete dias depois do nascimento. Pelo judaísmo, o nome do bebê não pode ser divulgado pelos pais antes do nascimento.

Emerson Sheik do Corinthians em restaurante (Foto: Leandro Canônico)Sheik dá camisa do Mundial de presente a Isaac
(Foto: Leandro Canônico)

- Convidei o Sheik para ser um dos padrinhos. Como não é judeu, ele será emérito. Vai ajudar na cerimônia de circuncisão. Eu e o Sheik criamos uma amizade muito sincera desde que nos conhecemos no Japão. Sou corintiano fanático e estive lá para acompanhar o Mundial. Ficamos muito amigos e ele está sempre em meu restaurante – contou Isaac, enquanto os dois preparavam a comida.

O cardápio do local contém diversos pratos em homenagens a celebridades. Não só jogadores de futebol, mas repórteres, atores, atrizes... Azar costuma apoiar e divulgar peças de teatro e por isso tem bom trânsito no meio. Mais novo componente da carta de comidas, o prato Emerson Sheik foi idealizado pelo próprio atleta, com a benção do chef corintiano.

- Ficou muito bom o meu prato. É uma delícia. São coisas que gosto muito de comer – finalizou o atacante do Timão.

Os ingredientes de Emerson Sheik são: arroz arbóreo, azeite, vinho branco, cebola, alho, açafrão, lula, camarãozinho, camarão rosa e mexilhão.

emerson sheik corinthians mosaico (Foto: Marcos Ribolli)Emerson Sheik ajuda na preparação e come o risoto que leva o seu nome (Fotos: Leandro Canônico)



Com foco em Neymar, Tite treina time titular do Corinthians para o clássico

Tite no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Tite definiu o time do clássico e poupou laterais
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O treinador do Corinthians, Tite, não fez mistério e confirmou a equipe que encara o Santos neste domingo, às 16h, no Morumbi, pela décima rodada do Campeonato Paulista. Sem surpresas, ele manteve a base da equipe que venceu o Millonarios, da Colômbia, na quarta-feira, pela Taça Libertadores da América, e mudou apenas as laterais.

Com Alessandro e Fábio Santos preservados para evitar lesões musculares, Tite promoveu as entradas de Edenílson e Igor. Os dois jogadores que ficaram na academia, porém, não preocupam para a partida de quarta-feira, contra o Tijuana, do México, pela Libertadores.

Durante o trabalho que costuma fazer nas vésperas de jogo, em que Tite treina o posicionamento da equipe, o comandante deu ênfase nas jogadas defensivas pelos lados, principalmente pela direita. É justamente nesse setor que atua o principal jogador do Santos, Neymar. Em um dos momentos, três corintianos foram destacados para fechar o espaço do craque da Vila. O lateral Edenílson, Paulinho ou Ralf e um dos meias – Renato Augusto ou Danilo.

Ele trabalhou também a defesa nas ultrapassagens pela lateral e cruzamentos. O auxiliar Fábio Carrile e o preparador de goleiros Mauri Lima auxiliaram o treinador nesta parte da atividade. Depois disso ele passou trabalhar com os atacantes. Bolas alçadas na área e chutes de fora foram os principais.

A escalação do Corinthians, então, para o duelo com o Santos é: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Igor; Ralf, Paulinho, Renato Augusto e Danilo; Alexandre Pato e Paolo Guerrero.



Decisão não ofende consumidor, diz presidente de tribunal da Conmebol

Torcedores no Corinthians x Millonarios (Foto: Reuters)Quarteto de corintianos entrou no Pacaembu
por causa de liminares (Foto: Reuters)

Presidente do Tribunal de Disciplina da Conmebol, o brasileiro Caio Rocha acredita que o argumento utilizado por torcedores do Corinthians para conseguir liminares na Justiça para entrar no Pacaembu, durante o jogo da última quarta-feira, não é válido. O clube brasileiro havia sido punido cautelarmente e teria de jogar contra o Millonarios com portões fechados. No entanto, quatro torcedores, embasados por decisões obtidas na Justiça, viram o jogo dentro do estádio.

- No meu entendimento, não há ofensa alguma ao direito do consumidor a partir do momento que o Corinthians se proponha a devolver o valor do ingresso. Um consumidor pode comprar ingresso para um show que pode ser cancelado, o artista pode ter um problema de saúde, e o dinheiro ser devolvido. Acontece toda hora. Quando se compra um ingresso, está sujeito a situações do futebol, e uma delas é um clube ser punido e não haver o evento. Uma outra coisa seria se o ingresso tivesse sido vendido depois da punição. Os torcedores poderiam entrar com perdas e danos, pois seriam induzidos a comprar o produto que não poderia ser comercializado. Mas não foi o caso. Existe uma série de obrigações relacionadas à regra do esporte que não pode estar sendo misturada (ao direito do consumidor), no meu entendimento - declarou Caio Rocha.

O presidente do Tribunal de Disciplina da Conmebol não entrou no mérito sobre a possibilidade de o Corinthians sofrer alguma nova sanção por conta da presença dos torcedores no Pacaembu. Há a possibilidade, porém, que ao menos um novo processo disciplinar seja aberto contra o Timão para apurar sua real parcela de participação, ou mesmo sua omissão, no que diz respeito à entrada do quarteto no estádio.

Não há ofensa alguma ao direito do consumidor a partir do momento que o Corinthians se proponha a devolver o valor do ingresso. Um consumidor pode comprar ingresso para um show que pode ser cancelado, o artista pode ter um problema de saúde, e o dinheiro ser devolvido. Acontece toda hora. Quando se compra um ingresso, está sujeito a situações do futebol, e uma delas é um clube ser punido e não haver o evento"

Caio Rocha, presidente do Trubunal de Disciplina da Conmebol

Para Luiz Felipe Santoro, advogado do Corinthians, a postura do clube foi totalmente compatível com o que ordenou a punição da Conmebol

- Eu acredito que o Corinthians não vá ser punido justamente porque ele tomou todas as providências que estavam ao alcance. Conseguiu persuadir dois a não entrarem, deixou bem clara a posição para a Polícia Militar. O Corinthians levou ao conhecimento da Conmebol que pelo clube eles não entrariam, e a PM falou que precisava dar cumprimento ao ofício, o que ela tinha que fazer mesmo - disse Santoro.

Santoro acha que, para evitar situações conflitantes no futuro, é preciso tentar chegar a um ponto comum.

- A gente tem que encontrar uma forma de compatibilizar uma norma de legislação nacional com as normas esportivas internacionais. Para esse caso, o Corinthians não descumpriu decisão nenhuma, não foi o Corinthians que colocou os torcedores para dentro.

E com a expectativa que o julgamento da Conmebol por conta da morte do jovem Kevin, na Bolívia, aconteça em até duas semanas, o advogado do Corinthians se diz confiante.

- Acredito que o julgamento vá ocorrer antes do jogo de 13 de março (contra o Tijuana, no Pacaembu). Se a decisão for jurídica, eu acredito que já para o próximo jogo o Corinthians consiga reverter a punição. Se não for jurídica, fica muito difícil para um advogado comentar - encerrou.



Na memória: Santos de Robinho e Diego batia o Corinthians em 2002

A décima rodada do Campeonato Paulista, neste fim de semana, contará com um importante clássico. No Morumbi, o Santos joga como mandante diante do Corinthians, no domingo, às 16h. O relembra que as equipes já decidiram até o Campeonato Brasileiro. Em 2002, o Peixe se deu melhor, comandado pela dupla Diego e Robinho, num time que contava ainda com jogadores como Elano, Robert, Fábio Costa, Renato e Léo.

No Brasileirão daquele ano, o Santos foi o oitavo colocado na primeira fase e ficou com a vaga nas quartas de final no saldo de gols, após empate em número de pontos com o Cruzeiro, que foi o nono e ficou de fora. Já o Corinthians passou com folga, em terceiro lugar. No mata-mata, o Santos eliminou São Paulo e Grêmio, enquanto o Corinthians bateu Atlético-MG e Fluminense.

Na decisão, os dois jogos foram disputados no Morumbi, coincidentemente o mesmo palco de domingo. Com quase 60 mil pessoas, o primeiro jogo foi realizado no dia 8 de dezembro, e o Santos venceu por 2 a 0, com gols de Alberto, aos 15 minutos do primeiro tempo, e Renato, aos 44 minutos da etapa final.

O Santos atuou com Fábio Costa; Michel, Preto, Alex e Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano e Diego; Robinho e Alberto. O técnico era Emerson Leão. Já sob o comando de Parreira, o Corinthians era formado por Doni; Rogério, Fábio Luciano, Scheidt e Kléber; Vampeta, Fabrício, Renato Abreu (Leandro) e Deivid (Marcinho); Guilherme e Gil.

Robinho e Diego comemoração Santos campeão 2002 especial (Foto: Divulgação / Site Oficial do Santos)Robinho e Diego comemoram no Morumbi o título brasileiro de 2002 (Foto: Divulgação / Site Oficial do Santos)

Uma semana depois, no segundo jogo, o Corinthians precisava de uma vitória por dois gols de diferença para ficar com o título. Mais de 74 mil pessoas foram ao Morumbi para a partida que valia a taça. E foi mesma digna de final. O Santos não contava com o artilheiro Alberto, suspenso por três cartões amarelos. E, logo no início do jogo, Diego sentiu uma lesão e precisou ser substituído por Robert.

Tudo parecia conspirar contra o Santos, mas foi o Peixe que abriu o placar, ampliando a vantagem, aos 37 minutos do primeiro tempo. Após pedalar para cima de Rogério, Robinho foi derrubado na área. Na cobrança, ele fez o gol. Mas emoção maior estava reservada para o segundo tempo.

Robinho Santos Rogério Corinthians 2002 (Foto: Ag. Estado)Robinho é marcado de perto por Rogério, que não segurou atacante na decisão do Brasileiro (Foto: Ag. Estado)

Aos 30 minutos, Deivid empatou para o Corinthians. E Anderson, aos 39, virou o jogo. O Corinthians precisava de apenas mais um gol para ser campeão. Mas restava menos de dez minutos para o apito final. O alívio santista só veio aos 43 minutos. Robinho invadiu a área pela direita e centrou para Elano, que empatou a partida. E por fim, aos 47, Léo fez o terceiro gol do Santos e sacramentou o título.

No Campeonato Paulista deste ano, o Santos é o quarto colocado com 17 pontos, após nove rodadas. Já o Santos está no limite da zona de classificação, no oitavo lugar, com 14 pontos.

Assista aos vídeos do "É Gol!!!"



Caixa anuncia que vai recorrer de liminar que impede patrocínio ao Corinthians

01/03/2013 21:20:00

Ainda à espera da notificação, banco avisa que tentará anular decisão judicial

Em comunicado expedido por sua assessoria de imprensa, a Caixa Econômica Federal informou que vai recorrer da liminar concedida na quinta-feira que bloqueava o patrocínio ao Corinthians. Como o deferimento saiu apenas no fim da tarde de ontem, nem o clube e nem o banco receberam a notificação da decisão judicial.

"A Caixa Econômica Federal reitera a legalidade do contrato de patrocínio ao Corinthians e informa que não foi intimada da decisão. Assim que tomar conhecimento da liminar, analisará seus termos e providenciará o recurso", afirmou a assessoria da instituição.

O advogado Antonio Beiriz foi o autor da ação junto à 6ª Vara Federal de Porto Alegre contra a Caixa, que paga R$ 30 milhões anuais ao clube paulista após acordo firmado em novembro do ano passado.