quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Confira os resultados desta quinta pela Libertadores e sete estaduais

21/02/2013 23h39 - Atualizado em 21/02/2013 23h39

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2013 (PRIMEIRA FASE - 1ª E 2ª RODADAS)
Cerro Porteño-PAR 0 x 1 Real Garcilaso-PER CRÔNICA
Deportivo Lara-VEN 2 x 1 Newell's Old Boys-ARG CRÔNICA
Tigre-ARG 0 x 2 Libertad-PAR CRÔNICA
Santa Fé-COL 1 x 1 Tolima-COL CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato cearense 2013 (PRIMEIRA FASE - 15ª RODADA)
Icasa 1 x 0 Crato CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PARAIBANO 2013 (PRIMEIRO TURNO - 12ª RODADA)
CSP 1 x 0 Atlético-PB  
Treze 2 x 0 Auto Esporte CRÔNICA
Nacional de Patos 1 x 1 Paraíba CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO ALAGOANO 2013 (PRIMEIRA FASE - 11ª RODADA)
Corinthians-AL 1 x 1 CSA CRÔNICA
Sport Atalaia 1 x 0 União CRÔNICA
Comercial-AL 1 x 1 Murici CRÔNICA
CSE 3 x 2 CEO CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO SERGIPANO 2013 (SEGUNDA FASE - 1ª RODADA)
Socorrense 5 x 2 Olímpico  
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato mato-grossense 2013 (PRIMEIRA FASE - 6ª RODADA)
Vila Aurora 1 x 1 Sinop CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
Campeonato maranhense (primeiro turno - 2ª rodada)
São José-MA 2 x 2 Sampaio Corrêa CRÔNICA
Bacabal 2 x 1 Cordino CRÔNICA
Maranhão 2 x 2 Balsas CRÔNICA
Imperatriz 2 x 0 Santa Quitéria CRÔNICA
campeonato amazonense (taça estado do amazonas - 1ª rodada)
São Ramundo 1 x 0 Rio Negro  
  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Corinthians é punido pela Conmebol e terá de jogar com portões fechados

A Conmebol se pronunciou no fim da noite desta quinta-feira sobre os incidentes envolvendo torcedores do Corinthians no empate com o San José por 1 a 1, em Oruro, que acabaram com a morte de um torcedor de 14 anos. Nestor Benitez, porta-voz da entidade, afirmou que o Timão terá de disputar suas partidas como mandante no torneio com portões fechados, e a Fiel não terá ingressos disponíveis nos jogos fora de casa. A punição será mantida até que a polícia boliviana esclareça os fatos que provocaram a confusão no estádio Jesús Bermudez.

- Os jogos em casa serão com portões fechados. Quando forem visitantes, o time local será proibido de vender bilhetes para os torcedores do Corinthians. Os dirigentes têm três dias para apresentar a defesa - disse Nestor Benitez, em entrevista à AFP.

A Conmebol emitiu comunicado oficial confirmando a punição. Baseado na súmula apresentada pelo árbitro equatoriano Carlos Vera, a entidade máxima do futebol sul-americano tomou decisão preventiva. O Corinthians poderá apresentar defesa e recorrer da medida.

Além de não contar com o apoio da sua torcida na trajetória rumo ao segundo título da Libertadores, o Timão deve sofrer também fora de campo caso a punição seja mantida. O clube já comercializou antecipadamente mais de 83 mil ingressos para as partidas da primeira fase do torneio continental.

No Grupo 5, o Corinthians terá três adversários para enfrentar em São Paulo: o Millonarios, da Colômbia, no dia 27 de fevereiro, o Tijuana, do México, no dia 13 de março, e o próprio San José da Bolívia, no dia 10 de abril.

Documento Conmebol Corinthians Libertadores (Foto: Reprodução)Comunicado da Conmebol que pune o Corinthians pela confusão em Oruro (Foto: Reprodução)



Após autópsia, polícia boliviana indicia 12 corintianos por homicídio

 A autópsia feita no corpo do torcedor boliviano Kevin Douglas Beltrán Espada apontou que a morte foi causada pela "explosão de um artefato que não é vendido na Bolivia", informou a polícia local, na noite desta quinta-feira.

De acordo com a perícia, sinalizadores apreendidos com dois dos 12 torcedores corintianos detidos na delegacia de Oruro coincidem com a cápsula encontrada no menino, que tinha 14 anos – o disparo perfurou o olho direito e entrou no crânio do garoto. Clique aqui e veja como funciona o sinalizador.

Com o laudo da perícia em mãos, Abigail Saba, fiscal de investigação (equivalente à delegada no Brasil), confirmou que os 12 corintianos serão indiciados por homicídio. Na Bolívia, crime de homicídio pode resultar em pena de 5 a 20 anos de cadeia, e o fato de o garoto ser menor de idade não configura agravante. Clique aqui e veja a identidade dos 12 presos.

Logo após o indiciamento, os corintianos foram transportados de camburão da delegacia de Oruro para um centro de detenção provisória. O Itamaraty já enviou agentes até o local para se certificar de que "não haverá abusos" da polícia local. Antes de serem indiciados, os torcedores chegaram a falar com a reportagem do GLOBOESPORTE.COM - e até toparam gravar um vídeo, com a versão deles.

Corintianos presos na Bolívia (Foto: Diego Ribeiro / globoesporte.com)Corintianos são transportados para centro de detenção provisória (Foto: Diego Ribeiro)

Dos 12 detidos, dois foram presos com sinalizadores e estão na condição de autoria, enquanto os outros dez responderão como cúmplices. Todos serão encaminhados ao Ministério Público e terão medidas cautelares julgadas, para saber se respondem em liberdade ou se terão a prisão preventiva decretada. A audiência que vai julgar as cautelares não têm data para acontecer, pois depende da agenda do MP. Todos continuarão presos até que sejam julgados.

O advogado do grupo de torcedores, o boliviano Jaime Luiz Flores, chegou à sede da "Fuerza Especial de Lucha Contra el Crimen" ("Força Especial de Luta Contra o Crime") na tarde desta quinta-feira. Ele confirmou que dois dos presos portavam sinalizadores idênticos ao que acertou Kevin Douglas Beltrán Espada, o jovem fã do San José. Um desses torcedores, Cleuter Barreto Barros, portava artefatos do mesmo lote do sinalizador que matou o boliviano.

- Na nossa perspectiva, entendemos que não houve participação de dez dos que estão apreendidos no momento, e estes deveriam ter liberdade imediata. Os outros dois foram presos com sinalizadores, então talvez tenham de esperar um pouco mais. Um deles, Cleuter Barreto Barros, foi detido com um sinalizador do mesmo lote daquele que atingiu a pessoa morta - informou o advogado do grupo.

corpo de Kevin Beltrán morto na partida do Corinthians na Libertadores (Foto: AP)Corpo de Kevin Beltrán é transportado (Foto: AP)

O corpo de Kevin já foi liberado para ser velado e enterrado em Cochabamba, sua cidade natal, a 210 quilômetros de Oruro. A data ainda não foi confirmada, mas a expectativa é que o enterro ocorra nesta sexta-feira.

info sinalizador 4 (Foto: arte esporte)



Com Gomes de mentor, Dedé crê que falhou por excesso de confiança

Depois de um longo tempo sem dar entrevistas, Dedé conversou com os jornalistas após o treino desta quinta-feira, em São Januário. Entre os assuntos, o Mito conversou sobre o interesse de outros clubes, especialmente o Corinthians, e reiterou que nunca teve o desejo de sair. Os investidores, no entanto, desejam fazer dinheiro com a transferência.

O defensor reconheceu que a quantidade de notícias sobre este assunto atrapalhou, mas que o real motivo da sua queda de rendimento foi um "excesso de autoconfiança". Dedé contou que atualmente o diretor técnico Ricardo Gomes é o seu principal mentor.

- O Corinthians foi uma situação boa pelo clube que é, pela grandeza. Mas todos sabem que estou concentrado no Vasco. Muitos disseram que atrapalhou, que mexeu com a minha cabeça, não por querer sair, mas por causa da quantidade de notícias. Bateram muito na mesma tecla. O que me atrapalhou de verdade foi a autoconfiança. Tenho pessoas que cuidam das coisas fora do clube para mim, empresário, assessores... Todo dia também converso pelo menos 20 minutos com o Ricardo Gomes, é a pessoa que mais converso.

Dedé disse que até a psicóloga do clube, Maria Helena, notou uma mudança em seu comportamento, mas que ele não concordou muito.

- A minha cabeça está a mesma. A psicóloga estava me achando muito pensativo, mas eu disse que não, que continuo brincando. Acho que realmente foi autoconfiança demais, acho que podia ajudar de uma forma que eu não podia. Estava errando saída de bola, por exemplo.

O zagueiro também comentou sobre o fato de ser capitão, posto que ele anteriormente não se sentia pronto para ocupar.

- Para mim não mexeu nada. Tenho uma liderança normal, vou fazer quatro anos de Vasco. Muitos se sentem capitães, como o Carlos Alberto e Wendel. Eles ajudam bastante nisso. Achava que não tinha o perfil, mas cresci muito com a ajuda deles.



Santos desiste de efeito suspensivo e vai levar clássico para o Morumbi

estádio Vila Belmiro jogo Santos (Foto: Marcelo Hazan)Vila Belmiro não será palco do clássico contra o
Corinthians, no próximo dia 3 (Foto: Marcelo Hazan)

O Santos abriu mão de recorrer da perda do mando de campo para o clássico diante do Corinthians, por conta das moedas atiradas em Paulo Henrique Ganso. Além disso, o Peixe pretende levar o confronto contra o Timão, pela 10º rodada do Campeonato Paulista, no próximo dia 3, às 16h, para o Morumbi, já que a punição prevê que o clube atue a 70 km de distância da Baixada.

Segundo o vice-presidente santista, Odílio Rodrigues, a opção por não entrar com efeito suspensivo no Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-SP) da Federação Paulista de Futebol (FPF) se deu para que o clube não fosse prejudicado em fases mais avançadas do Estadual, quando o recurso seria julgado outra vez.

– Se você entra com efeito suspensivo agora, pode até readquirir o mando, mas como o recurso seria julgado mais para frente, corre o risco de perder o mando de campo em fases mais decisivas da competição. Então, o Santos não vai recorrer, e vamos pleitear o (uso do) Morumbi para o clássico – explicou.

Para mandar o jogo no Morumbi, contudo, o Santos ainda depende de aval da FPF. Isso porque no mesmo dia e horário, o Palmeiras recebe o Paulista no Pacaembu, e a Polícia Militar não autoriza que três grandes atuem de forma simultânea na mesma cidade.

Apesar disso, o vice-presidente do Santos acredita que o Peixe poderá, de fato, mandar o clássico no estádio do São Paulo - onde, inclusive, sagrou-se campeão paulista no ano passado, ao derrotar o Guarani.

– A ideia é ir atender a nossa torcida em São Paulo, além de aproveitar um estádio maior. Em princípio, trabalhamos só com essa possibilidade. Estamos confiantes (de que o time poderá mandar o jogo no Morumbi) – concluiu Odílio.



Presidente do Timão cogita prestar auxílio à família de torcedor morto

sorteio libertadores Mario Gobbi, presidente do Corinthians (Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)Mário Gobbi promete ajudar torcida de rapaz morto
(Foto: Marcelo Prado/Globoesporte.com)

O presidente do Corinthians, Mário Gobbi, cogita prestar auxílio financeiro à família de Kevin Espada, de 14 anos, torcedor do San José morto na última quarta-feira, durante duelo entre Corinthians e o clube boliviano, pela Taça Libertadores. Em entrevista coletiva concedida no CT Joaquim Grava, o dirigente voltou a lamentar a tragédia e garantiu que o clube não vai se omitir.

Gobbi lembrou do caso da torcedora Amanda Ferraz, que, aos 21 anos, morreu atropelada pelo ônibus do Corinthians durante uma das comemorações do centenário do clube.

- Sempre ajudamos, só não ficamos divulgando. Queremos fazer isso (ajudar a família de Kevin) no momento adequado - disse o presidente.

Gobbi atendeu aos jornalistas depois de ir a uma missa na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Sumaré, bairro da zona oeste de São Paulo.

- Jamais pensei em vir aqui para falar de tragédia. O Corinthians está extremamente sensibilizado - declarou o mandatário, lembrando que o clube decretou sete dias de luto e ainda prestará homenagens ao jovem nas duas próximas partidas.

Se os familiares de Kevin Espada podem receber ajuda do Corinthians, os 12 torcedores que estão presos em Oruro estão sob os cuidados da embaixada brasileira. Mário Gobbi mostrou-se bastante irritado durante a coletiva quando questionado sobre a relação do clube com as organizadas. Em alguns momentos, ele negou qualquer tipo de auxílio financeiro; em outros, disse ser "normal" ceder ingresso às torcidas.

- O Corinthians não participa de financiamento de viagens. Quem quer ver o jogo do Corinthians tem de pagar ingresso - falou Gobbi, para depois completar. - Temos uma relação com a torcida igual a de todos os outros clubes, de respeito e diálogo. Os órgãos que cuidam do futebol no país acharam por bem separar a área de organizadas nos estádios, e há ingressos reservados para esses setores. Quando eu cheguei aqui, em 2008, como diretor de futebol, já era assim.

Independentemente da relação do Corinthians com a torcida, o clube pode ser punido pelo ocorrido, podendo até ser excluído desta edição de Taça Libertadores. O presidente Mário Gobbi, entretanto, já afirmou não crer em qualquer punição por entender que se trata de uma fatalidade.

*Maria Clara Ciasca colaborou sob supervisão de José Gonzalez



"Altitude não mata", ironiza Marcos Ferrufino

21/02/2013 18:26:00

Após morte de torcedor, o técnico do San José disse que a altitude é menos perigosa que a torcida corintiana

O técnico do San José-BOL, Marcos Ferrufino, alfinetou a torcida do Corinthians ao afirmar que os corintianos são mais perigosos que a altitude.

"Lamento muito o ocorrido. Isso demonstra que a altitude não mata e sim são mais perigosos os torcedores do Corinthians", disse Ferrufino ainda após o jogo, referindo-se às polêmicas que envolvem a altitude boliviana, já que Oruro, local da partida desta quarta entre as duas equipes, está à cerca de 3700 metros acima do nível do mar.

Na matéria publicada pelo Globoesporte.com, as declarações do técnico do San José criaram efeito imediato na imprensa boliviana.

 "A declaração de Ferrufino sobre o que ocorreu na última noite é no mínimo patética. Triste análise do técnico", postou em seu Twitter Roberto Acosta, jornalista da Rádio Deporte, da Bolívia.

Na noite desta última quarta-feira, o torcedor do San José, Kelvin Douglas Beltram, de 14 anos, morreu após ser atingido por um sinalizador vindo da arquibancada em partida realizada pela Copa Libertadores.



Fábio Santos admite eliminação do Corinthians 'se for para mudar'

21/02/2013 16:31:00

Jogador lamentou profundamente a morte de Kevin Douglas e disse que aceita punição ao Corinthians se isto significar que casos como o do jovem torcedor não irão se repetir

A morte do jovem torcedor do San José, Kevin Douglas Beltran Espada, de 14 anos, deixou os jogadores do Corinthians abalados. Depois do técnico Tite chorar na entrevista coletiva e afirmar que trocaria o título Mundial pela vida do menino boliviano, o lateral-esquerdo Fábio Santos também lamentou o fato e disse que não se importaria de ver o Corinthians fora da Libertadores caso a punição sirva para garantir que algo semelhante não irá acontecer.

"Se for para mudar, aceitamos ser punidos. Mas sabemos que nada se muda. Se for para tirar o Corinthians da Libertadores e soubermos que ninguém mais vai sofrer com isso, que não haverá mais mortes, sou a favor de que isso aconteça," declarou o lateral.

De acordo com o novo regulamento da Conmebol, punições rígidas podem ser aplicadas aos clubes caso fique comprovado os atos de indisciplina por parte da sua torcida. Segundo as regras, o Corinthians pode até mesmo ser eliminado da competição. Entretanto, um representante da entidade afirmou, mais cedo, afirmou que não há punições previstas ao Timão.

"O uso dos sinalizadores estava liberado, mas acho que tem outra maneira de fazer festa. Torcida gritando, bandeirão... Já vimos que fogos de artifício mais machucam do que deixam a situação bonita. No Brasil não podemos entrar com tudo isso. Creio que daqui para frente isso muda," completou Fábio.

Kevin foi atingido no rosto por um sinalizador atirado por um torcedor corintiano que estava no estádio Jesús Bermúdez e morreu ainda no local.

"Nós ficamos muito chateados por uma vida que se foi. Lamentamos tudo isso," finalizou o jogador.



Gobbi acredita que morte de torcedor do San José foi uma fatalidade

21/02/2013 15:48:00

Presidente corintiano descarta punição ao clube e duvida de intenção da torcida: "Se acreditar nisso, é melhor deixar o futebol"

Em coletiva de imprensa realizada no CT Joaquim Grava, nesta quinta, o presidente do Corinthians, Mário Gobbi, falou sobre os incidentes da partida entre a equipe paulista e o San José de Oruro, que levaram à morte de um torcedor boliviano de 14 anos. Para o mandatário, até que a investigação seja finalizada, o caso deve ser encarado como uma fatalidade.

Gobbi diz que o clima entre as torcidas na Bolívia não dava indícios de que o disparo do sinalizador que causou a morte de Kevin Espada tenha sido proposital.

"Ou você tem a prova de que fulano de tal usou o artifício para ferir outra pessoa, ou foi uma fatalidade. O que eu tenho visto pelas redes e pelos jornais é que aconteceu um acidente, involuntário, quando o torcedor foi soltar os fogos", iniciou.

"Não posso acreditar que alguém vá a um jogo de futebol com a intenção de matar outra pessoa. Se for pra acreditar nisso, um por cento que seja, então eu deveria sair do futebol."

"Não houve um mal estar, uma tensão entre as torcidas que tenha motivado o disparo do projétil para o outro lado. Estavam todos torcendo, foi uma fatalidade."

"As autoridades bolivianas estão aptas para apurar o que aconteceu naquele momento. Vamos dar tempo para que elas possam fazer a investigação apropriada."

Algumas horas atrás, a Conmebol negou a hipótese de excluir o Corinthians da Copa Libertadores em virtude da tragédia. Afirmando que um clube não pode responder por seu torcedor, Gobbi negou que o Timão esteja prestando algum tipo de auxílio para os torcedores detidos em Oruro, bem como ajuda financeira para as viagens das torcidas organizadas.

"A embaixada brasileira já está prestando o auxílio que eles [torcedores] precisam."

"O Corinthians não participa de qualquer financiamento de viagens para as organizadas. Quem quiser ver o jogo, que pague o próprio ingresso", acrescentou o presidente.



Representante da Conmebol afirma que regulamento da Libertadores não prevê punição para o ocorrido em Oruro

21/02/2013 12:33:00

De acordo com a instituição, a questão deve ser tratada pelos órgãos de segurança de cada país

Hildo Nejar, representante brasileiro na Conmebol, declarou que a instituição não se responsabiliza pelo incidente ocorrido na partida entre San José e Corinthians, em Oruro, na Bolívia, na noite desta quarta-feira. Um jovem torcedor faleceu ao ser atingido por um sinalizador lançado pela torcida corintiana.

"A Conmebol não se responsabiliza por essa matéria. Brigas envolvendo torcidas organizadas não é responsabilidade da entidade, isso é uma questão para ser tratada pelos órgãos de segurança de cada país. É coisa de segurança nacional", disse Nejar ao LANCENET!.

O representante ainda afirmou que o regulamento da Copa Libertadores não prevê punições para o caso, apesar do Comitê Disciplinar indicar o contrário em seu artigo 11, que visa punição para comportamentos inadequados como invasão de campo, objetos atirados no campo, uso de sinalizadores, fogos de artifício ou qualquer outro objeto pirotécnico.

"O regulamento não prevê qualquer punição, mas o assunto será analisado e as providências serão tomadas com base no que foi relatado pelo delegado do jogo", afirmou Nejar, que complementou que o controle da entrada de artefados explosivos em estádios deve ser responsabilidade das forças de segurança de cada país.

"A FIFA proíbe terminantemente qualquer utilização de artefatos explosivos em estádios de futebol. Mas quem deve controlar e fazer cumprir essa determinação é a polícia", conluiu.



Testemunha confirma que artefato saiu do meio da torcida do Corinthians

21/02/2013 11:50:00

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, uma testenhuma confirmou que o sinalizador que matou o garoto Kevin Douglas Beltran Espada, 14 anos, saiu do meio dos torcedores brasileiros

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o produtor de vídeo Fabiano Curi, que estava dentro da torcida do Corinthians, no empate com o San José, por 1 a 1, confirmou que o sinalizador que matou o garoto Kevin Douglas Beltran Espada, 14 anos, saiu do meio dos torcedores brasileiros.

Fabiano Curi, afirmou que os torcedores alvinegros se mostraram, preocupados com a consequência do ato.

"Isso não tem como negar. Saiu o gol do Corinthians, a torcida fez a festa e a bandeira subiu como acontece quando sai gol do time. Na hora que a bandeira estava subindo foi disparado o sinalizador. O que não tenho como dizer é se teve a intenção de atingir ou não...Os próprios torcedores ficaram bastante preocupados porque sabiam que poderia causar problema para o clube e para eles".

O produtor também disse que os torcedores do San José têm o costume de usar fogos de artifício e sinalizadores no estádio.

"A torcida deles, de vários lugares de dentro do estádiom soltam fogos para comemorar. Atrás do gol, integrantes de uma torcida mais oficial deles queimam alguns fogos com as letras do time. Fogos são liberados. Sinalizadores também".

Fabiano Curi disse ainda que não houve qualquer tipo de revista feita pela polícia boliviana, proibindo a entrada de fogos ou sinalizadores.

"Eu levei duas câmeras para o estádio para fazer o documentário. Eu e um outro cara que trabalha comigo entramos com duas malas, pela mesma entrada da torcida e não como imprensa, e em nenhum momento fomos revistados pela polícia".



Corinthians pode ser excluído da Copa Libertadores da América

21/02/2013 11:27:00

Conforme a nova regulamentação da Conmebol, o Corinthians pode ser excluído da Copa Libertadores caso seja comprovado o envolvimento de seus torcedores na morte de torcedor

Conforme a nova regulamentação da Confederação Sul-Americana de Futebol, o Corinthians pode ser até excluído da Copa Libertadores da América caso seja comprovado o envolvimento de seus torcedores na morte Kevin Douglas Beltran Espada, de 14 anos, durante a partida entre Corinhians e San José, em Oruro. Doze torcedores alvinegros estão presos na delegacia de Oruro.

A Conmebol informou nesta quinta-feira que prefere ter cautela e aguardar mais informações sobre a morte do jovem torcedor.

"Vamos aguardar mais informações antes de anunciar qualquer decisão. Essa é uma questão para o departamento responsável".

O porta-voz da entidade. Néstor Benítez, ao ser questionado sobre a possibilidade de punição aos times do Corinthians e San José, preferiu ser cauteloso.

"É muito prematuro dizer qualquer coisa agora. Vamos esperar mais detalhes. Assim que tivermos uma posição iremos divulgar".

Kevin Douglas Beltran Espada morreu após ser atingido por um sinalizador disparado por corintianos durante o empate por 1 a 1 entre as duas equipes em Oruro, na noite desta quarta-feira.



Tragédia na Bolívia é semelhante a ocorrida na Bomboneira em 1983

A morte do torcedor Kevin Douglas Beltrán Espada, do San José, na partida contra o Corinthians, no estádio Jesús Bermúdez, na noite desta quarta-feira, não foi a primeira envolvendo sinalizadores. No dia 03 de agosto de 1983, Roberto Basile também perdeu a vida minutos antes do jogo entre Boca Juniors e Racing, pelo Torneio Metropolitano, na Bombonera, Argentina.

Blog Meio de Campo: tv boliviana divulga imagem que poderia ser do sinalizador

Na ocasião, sinalizadores foram lançados pela torcida do Boca Juniors.  O primeiro caiu sobre o gramado, o segundo fora do estádio e o terceiro atingiu o pescoço do torcedor, de 25 anos, que resistiu. Como aconteceu na Bolívia, adeptos do Racing gritaram “assassinos” para os rivais.

A tragédia na Bombonera acabou virando livro. O jornalista Amílcar Romero escreveu “Muerte en la cancha” (Morte no estádio). Além disso, o músico Luis Alberto Spinetta compôs “La Bengala perdida” em referência ao mesmo acidente.

torcida do San José na partida contra o Corinthians (Foto: Reuters)Torcida do San José na partida contra o Corinthians, pela Libertadores da América (Foto: Reuters)



Embaixada brasileira na Bolívia envia agentes a Oruro para evitar 'abusos'

Os doze torcedores do Corinthians detidos em Oruro após a morte do adolescente Kevin Douglas Beltrán Espada vão receber assistência de um agente consular da embaixada brasileira na Bolívia nas próximas horas. O fato foi registrado por um plantonista durante a noite, e, na manhã desta quinta-feira, um agente consular e um advogado foram enviados à cidade, que fica a 226 quilômetros da capital La Paz.

O ministro conselheiro da embaixada, Eduardo Saboia, quer evitar abusos das autoridades da Bolívia contra os torcedores. Segundo ele, como os agentes ainda estão a caminho de Oruro, não há maiores informações. No entanto, ele acha estranho que doze pessoas tenham sido presas pelo disparo do sinalizador que atingiu o olho do garoto, torcedor do San Jose.

- Não vou especular sobre o que vai acontecer, o que surpreende um pouco é que tenham sido detidos vários brasileiros. Imagino que apenas uma pessoa tenha feito isso, então não sei quais foram as circunstâncias das detenções. Vamos detectar abusos e irregularidades. Se houver, protestaremos - afirmou o ministro ao GLOBOESPORTE.COM.

Durante o empate entre Corinthians e San Jose, na estreia dos clubes na fase de grupos da Libertadores, um cilindro de plástico com 2,5cm de diâmetro e 20cm de comprimento teria sido disparado do local onde estavam os torcedores brasileiros. A polícia boliviana diz ter apreendido nove objetos semelhantes. Eduardo Saboia afirmou que a embaixada tem a função de garantir uma apuração correta dos fatos e a assistência aos presos.

- Aqui aplica-se a legislação boliviana, mas é importante que os fatos sejam apurados dentro do processo legal, os brasileiros tenham direito à defesa, e não haja detenção injustificada.

A embaixada está em contato frequente com o Ministério das Relações Exteriores, no Itamaraty, em Brasília, e ficou de dar um retorno mais preciso sobre a situação dos presos no fim da tarde desta quinta-feira, após a visita do advogado e do agente consular. Confira a lista com os nomes dos brasileiros detidos:

Leandro Silva de Oliveira - 21 anos
Tadeu Macedo Andrade - 30 anos
Reinaldo Coelho - 35 anos
José Carlos da Silva Junior - 20 anos
Marco Aurélio Nefeire - 31 anos
Daniel Silva de Oliveira - 27 anos
Hugo Nonato - 27 anos
Clever Souza Clous - 21 anos
Cleuter Barreto Barros - 24 anos
Fábio Neves Domingos - 32 anos
Rafael Machado Castilho Araújo - 18 anos
Tiago Aurélio dos Santos Ferreira - 27 anos

MOSAICO - tragédia torcedor san jose morre libertadores corinthians (Foto: Editoria de arte)Morte do garoto Kevin abalou time do Corinthians e revoltou torcida boliviana em Oruro (Foto: Editoria de arte)



Colunista defende punição 'exemplar' ao Corinthians após morte em jogo

Depois da morte do torcedor Kevin Douglas Beltran Espada, de apenas 14 anos, durante a partida entre San José e Corinthians, pela Taça Libertadores, o colunista Fábio Seixas da "Folha de S. Paulo", defendeu uma punição pesada ao atual campeão mundial, caso fique comprovado que o disparo partiu de um torcedor brasileiro. Kevin foi atingido no rosto por um sinalizador e não resistiu ao ferimento.

- Existe uma cultura tosca, bárbara, de que na Libertadores vale tudo. Pode pedrada, jogador pode sair de campo protegido por escudo, mas as coisas evoluem, as pessoas evoluem, o futebol evolui. A melhor maneira de acabar com tudo isso é aplicar o código. Pode ser advertência, multa, exculsão da Libertadores. Se ficar comprovado que o disparo partiu de um corintiano, a Conmebol tem que tomar uma atitude exemplar. Você dá o recado de que a Libertadores não é uma competição entre bárbados - disse Fábio Seixas, no .

No entanto, o colunista lembrou que o site da Conmebol não fazia menção à morte do torcedor boliviano e, pelo histórico da entidade, não acredita que haverá uma grande punição ao Corinthians.

- Infelizmente, eu tenho sérias dúvidas se o San José vai denunciar o Corinthians. E, mesmo que a denúncia aconteça, duvido que a Conmebol vá tomar uma atitude. Se não fizer nada, vai perder uma chance de colocar "ordem na casa".

Para o escritor José Roberto Torero, convidado do programa nesta quinta, apenas com uma grave punição, os torcedores do Corinthians e dos outros clubes da América do Sul iriam parar de disparar sinalizadores das arquibancadas.

- A primeira pessoa em quem você pensa é no pai. É terrível, absurdo. Eu fico pensando no que fazer para isso nunca mais acontecer, para que outro pai não perca um filho de 14 anos. Tem que punir criminalmente os torcedores, achar quem disparou o rojão. Logicamente, não havia intenção de matar, mas matou. Ele tem que pagar por isso. Mas toda a torcida precisa aprender que isso não pode acontecer. O torcedor fanático acha que o clube está acima de tudo. Se o clube sofre, ele aprender. O Corinthians não tem culpa, mas precisa ser punido.

torcida do Corinthians no jogo com o San José na Bolívia (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Polícia boliviana acompanha a torcida do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O apresentador André Rizek apoia a exclusão do Corinthians da competição e acredita que a morte ficará marcada na história do clube.

- Eu tenho certeza de que não era para matar ninguém. Mas, quando o cidadão dispara um sinalizador em direção à torcida adversária, carinho ele não quis fazer. Para mim, caso seja mesmo confirmado que o rojão saiu da torcida do Corinthians, eu não vejo outra opção que não tirar o Corinthians da competição. Doze pessoas são uma minoria, não representam a massa corintiana, eu sei. Mas, para mim, essa minoria da torcida manchou a história do Corinthians.

Doze torcedores do Corinthians foram detidos, suspeitos de dispararem o rojão.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Tragédia em Oruro: a morte de Kevin, aos 14, e a noite mais escura da Fiel

Kevin amava o San José. Declarava sua paixão pelo clube boliviano nas redes sociais, mas a relação terminou em tragédia. Um sinalizador de navio atirado pela torcida do Corinthians na noite da última quarta atravessou o olho e perfurou o crânio do adolescente de 14 anos. A morte foi instantânea, com perda de massa encefálica.  A polícia deteve 12 corintianos com nove artefatos semelhantes - um cilindro de plástico com 2,5cm de diâmetro e 20cm de comprimento, segundo dados do inquérito aberto para apontar os culpados. O clima de luto e apreensão tomou conta de Oruro. A delegação do Corinthians deixou o país na manhã desta quinta com proteção policial depois de uma noite praticamente em claro. A noite mais escura da Fiel.

Pelo novo regulamento da Libertadores, o Corinthians pode até ser excluído da competição se for provada na investigação a culpa de torcedores do clube. Néstor Benítez, porta-voz da entidade, considera prematuro analisar o caso,  e "aguarda informações" antes de anunciar possíveis medidas. Duílio Monteiro Alves, diretor adjunto de futebol do Timão, diz não temer qualquer tipo de punição ao clube.

- Temos convicção de que foi um acidente - disse.

Fabiano Curi, que produz um filme sobre comportamento de torcidas em estádios, presenciou a cena e disse que um corintiano não soube usar o artefato, causando o que ele chamou de "fatalidade". Segundo ele, o torcedor teria acendido o sinalizador de uma maneira errada, em uma posição mais horizontal, o que provocou uma rajada na direção da torcida do San José. O produtor estava com sua câmera no local, mas garante não ter filmado o episódio. Policiais pegaram o cartão de memória da filmadora, mas Fabiano afirma que estava em branco.

O caso não terá uma resolução em menos de 15 dias, tempo necessário para colher os resultados dos exames nos 12 torcedores presos na noite de quarta. Todos tiveram que passar por um teste para detectar a presença de pólvora nas mãos. O coronel Carlos Quiroga Ramos disse que todas as evidências indicam que o autor do disparo do sinalizador está entre esses corintianos presos.

MOSAICO - tragédia torcedor san jose morre libertadores corinthians (Foto: Editoria de arte)

O episódio deixou o empate por 1 a 1 em segundo plano. Tite chorou na coletiva e disse que trocaria o título mundial do ano passado pela vida de Kevin. O dirigente Edu Gaspar também fez um discurso emocionado ao lembrar que seu filho costuma frequentar o Pacaembu. O capitão Alessandro resumiu o clima entre os jogadores.

- Poucos dormiram essa noite. Não há como recuperar essa vida. Espero que todas as medidas cabíveis sejam tomadas - disse o lateral, antes do voo de volta da Bolívia ao Brasil.

Horas de tensão

Logo após a confirmação da morte de Kevin, torcedores bolivianos se revoltaram. Os primeiros alvo foram dirigentes e jogadores não relacionados, que estavam em uma área reservada do estádio. Não parou por aí. Na volta do intervalo, aos gritos de "assassinos", bolivianos atiraram objetos nos jogadores que retornavam do vestiário para a partida. Os torcedores do Corinthians também foram alvo de ira. Para evitar tumulto generalizado, a polícia não permitiu a saída imediata dos alvinegros, que ficaram presos no local do confronto após o apito final.

No intervalo da partida, oficiais bolivianos se dirigiram à arquibancada onde a torcida do Corinthians estava posicionada, em busca dos responsáveis pelo acidente. Temendo represália, membros de organizadas rapidamente retiraram faixas e bandeiras, causando tumulto e confusão. Torcedores foram revistados, e a polícia deteve todos os que foram encontrados com sinalizadores. O coronel Hector Rios explicou que o tipo de artefato que atingiu Kevin não é visto em estádios bolivianos. Todos os que estavam com cilindros semelhantes foram detidos.

Os 12 presos vão prestar depoimento, de forma individual, ainda nesta quinta. O prazo é de 24 horas para que todos os depoimentos sejam tomados. Os torcedores estão na sede da "Fuerza Especial de Lucha Contra Crimen" (FELCC). Confira a lista com os nomes dos brasileiros.

Leandro Silva de Oliveira - 21 anos
Tadeu Macedo Andrade - 30 anos
Reinaldo Coelho - 35 anos
José Carlos da Silva Junior - 20 anos
Marco Aurélio Nefeire - 31 anos
Daniel Silva de Oliveira - 27 anos
Hugo Nonato - 27 anos
Clever Souza Clous - 21 anos
Cleuter Barreto Barros - 24 anos
Fábio Neves Domingos - 32 anos
Rafael Machado Castilho Araújo - 18 anos
Tiago Aurélio dos Santos Ferreira - 27 anos



Presidente do Corinthians crê em acidente no caso da morte de menino

mario gobbi filho corinthians presidente entrevista (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Mário Gobbi fala sobre tragédia em Oruro
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Após a morte de um menino de 14 anos por um sinalizador disparado no jogo entre San José e Corinthians, em Oruro, o clube paulista decretou luto de sete dias e avisou que usará uma tarja preta no uniforme. O presidente do Corinthians, Mário Gobbi, acredita que o caso foi um acidente.

- No estádio era permitido entrar com fogos. Cabe à polícia dizer em que circunstâncias aconteceu o incidente, quem foi o culpado, se foi doloso ou culposo. Tudo isso precisa ser apurado. Até que haja prova de dolo de alguém, foi um acidente - disse Gobbi à TV Globo.

Gobbi lembrou que casos de problemas com fogos de artifício não são incomuns em grandes multidões. Ele mesmo conhece pessoas que já sofreram acidentes desta natureza.

- Acidentes com fogos já ocorreram mais vezes em locais com aglomerações de pessoas. Conheço gente que passou por isso e perdeu até a mão ao tentar soltar um rojão. Claro que ele não queria perder a mão, né? - completou o presidente, reforçando que o caso pode ter sido mesmo um acidente.



Polícia boliviana apreende nove sinalizadores e diz que fez revista

MOSAICO - Perícia torcedor san jose morre libertadores corinthians (Foto: Diego Ribeiro)Polícia boliviana divulga imagens da perícia e dos
suspeitos que estão presos (Foto: Diego Ribeiro)

A polícia boliviana informou na manhã desta quinta-feira que apreendeu nove sinalizadores de navio encontrados no meio da torcida do Corinthians logo após a tragédia que vitimou o garoto Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, durante a partida da equipe brasileira contra o San José, em Oruro. Os artefatos têm cerca de 40 centímetros de comprimento e 2,5 cm de diâmetro. Em entrevista coletiva, o coronel Carlos Quiroga Ramos, comandante da polícia departamental de Oruro, deu detalhes sobre a perícia realizada após a tragédia. Segundo o blogueiro do Globoesporte.com, Ricardo Taves, torcedores do Corinthians que estão em Oruro disseram que o autor do disparo do sinalizador não está entre os 12 presos e já voltou ao Brasil.

O “Caso Estadium”, como está sendo chamado em Oruro, não terá uma resolução em menos de 15 dias. Isso porque este é o tempo necessário para colher os resultados dos exames nos 12 torcedores presos na noite de quarta – todos tiveram que passar por um teste para detectar a presença de pólvora nas mãos. O coronel disse que todas as evidências indicam que o autor do disparo do sinalizador está entre esses corintianos presos.

- Estamos esperando os estudos de laboratório para que se determine a causa do óbito dessa pessoa, mas temos certeza de que partiu de uma dessas 12 pessoas – afirmou Quiroga Ramos.

O resultado completo da perícia será divulgado na tarde desta quinta. Ainda falta a comparação dos sinalizadores apreendidos com a cápsula encontrada no crânio do jovem morto na tragédia. A polícia boliviana informou que esse tipo de artefato não é vendido na Bolívia e que veio do Brasil. As autoridades locais dizem que o projétil percorreu cerca de 40 metros – do ponto de partida até o choque com o torcedor morto.

Durante a entrevista, o coronel se confundiu e disse que é permitida a entrada de sinalizadores nos estádios da Bolívia. Por outro lado, afirmou que toda a segurança foi garantida antes da partida e que os torcedores corintianos foram revistados na porta do Estádio Jesús Bermudez. Os brasileiros contestam essa versão.

Na mesma entrevista, o governador de Oruro lamentou a tragédia e pediu punição severa aos envolvidos.

- Condeno este tipo de acontecimento, que não pode ocorrer em nenhum lugar. Que todos os torcedores reflitam sobre esse acontecimento, bem como a Conmebol e outras instituições esportivas. Eu vi o artefato partindo do setor norte, onde estava a torcida visitante. O departamento de Oruro está de luto por esta trágica morte de uma de nossas crianças – afirmou Javier Tito Vélez.

O caso vai agora para o Ministério Público, já que o inquérito policial foi encerrado. O processo que se inicia irá apurar melhor o caso. Enquanto isso, os 12 brasileiros ficam sem previsão de saída da detenção – eles estão alojados na sede da "Fuerza Especial de Lucha Contra Crimen" (FELCC), no centro de Oruro.

perícia realizada logo depois do jogo entre san jose e corinthians libertadores morte do torcedor (Foto: Diego Ribeiro)Imagem mostra sinalizador que partiu da torcida do Corinthians  (Foto: Diego Ribeiro)



Libertadores:Conmebol ignora morte de torcedor

21/02/2013 09:21:00

O site da entidade que comanda o futebol sul-americano não traz qualquer menção ao ocorrido sobre a morte do garoto na partida entre Corinthians e San José

O site da Confederação Sul-Americana de Futebol ignorou a morte do garoto Kevin Beltrán, de 14 anos, ocorrida durante o empate em 1 a 1 entre San José e Corinthians, pela Libertadores da América. A página da Conmebol não traz qualquer comunicado sobre o ocorrido.

Kevin Douglas Beltrán Estrada, morreu ao ser atingido por um sinalizador. Segundo as autoridades bolivianas, o artefato partiu da torcida do Corinthians.

O médico José María Vargas, que atendeu Kevin após o acidente, disse que o sinalizador perfurou a cabeça do jovem através do globo ocular.

"Foi uma morte acelerada devido a um trauma cerebral causado por um projétil que ingressou pelo globo ocular direito, que se instalou na cabeça e provocou perda de massa encefálica - detalhou Vargas ao jornal boliviano "La Razón".



Libertadores:Tite chora e diz que trocaria bi mundial pela vida do torcedor

21/02/2013 08:38:00

Na entrevista coletiva, após o empate por 1 a 1 com o San José, da Bolívia, Tite disse que trocaria o bi mundial, conquistado em dezembro, pela vida do garoto morto por sinalizador

Na entrevista coletiva, após o empate do Corinthians por 1 a 1 com o San José, da Bolívia, pela estréia da Taça Libertadores da América, o técnico Tite estava completamente abalado pela morte de um menino de 14 anos, atingido por um sinalizador, proveniente da torcida do Corinthians.

Tite pediu desculpas e disse que trocaria o bi mundial, conquistado em dezembro, pela vida do garoto.

"Eu só tenho que pedir que me desculpem. Eu sei que isso não vai tirar a dor de vocês, não vai tirar a dor da família, mas nós estamos muito sentidos. Eu trocaria o meu título mundial pela vida desse menino", lamentou.

"Eu não queria fugir da responsabilidade de estar aqui, mas precisamos ter equilíbrio e ser fortes espiritualmente para conversar sobre o que aconteceu. O Edu (Gaspar) foi muito feliz nas palavras. Futebol não é vencer a qualquer custo. O esporte tem outro sentido", acrescentou.

O gerente de futebol Edu Gaspar, que estava ao lado do diretor adjunto Duílio Monteiro Alves, disse ter visto o início do tumulto e o desespero das pessoas que estavam em volta do garoto atingido pelo artefato. Apesar do acidente, o jogo continuou até o apito final, sem qualquer interrupção.
 
Revoltados, os bolivianos chamavam os torcedores alvinegros de “assassinos” e prometiam vingança. Quatro torcedores foram detidos, supostamente envolvidos na morte do garoto.



San José 1-1 Corinthians: Em sua estreia na Libertadores, o alvinegro garante um ponto

Por Danielly Friedrich

Após a impecável temporada de 2012, o Corinthians finalmente entrou em campo para sua estreia na Libertadores 2013, contra o San José, fora de casa, em Oruro, na Bolívia. Com a grande diferença de altitude como vilã (mais de 3700 metros acima do nível do mar), o time paulista conquistou o empate por 1 a 1 e garantiu o primeiro ponto na competição.

A partida começou com o Corinthians investindo no ataque. Ainda nos primeiros segundos de jogo, Jorge Henrique fez o primeiro chute a gol, mas a bola foi espalmada por Lampe. Pressionando bastante, com apenas cinco minutos corridos os corintianos conseguiram abrir o placar, com Guerrero. O peruano, que disputa sua primeira Libertadores, recebeu a bola de Fábio Santos e mandou direto para o fundo da rede.


Correndo atrás do prejuízo

Sentindo a desvantagem, o San José começou a apostar em um jogo ainda mais ofensivo. Os bolivianos passaram a marcar presença na área corintiana e levaram bastante perigo para Cássio, que foi muito exigido na partida. Com uma atuação segura, o goleiro fez grandes defesas e conseguiu manter sua rede intacta no início da partida.

Com a saída de bola bloqueada pelo time adversário, o Corinthians pouco conseguia aproveitar seu poder ofensivo. Por sorte aurinegra, apesar dos bolivianos possuírem uma maior posse de bola, a dificuldade de finalizar era grande e todas as investidas do San José foram facilmente dissipadas pela defesa do clube paulista.

Problemas com a altitude

No segundo tempo, ambas as equipes voltaram sem alterações. Porém, a presença dos corintianos em campo se tornou completamente diferente. Se antes conseguiam levar perigo mesmo com o bloqueio imposto pela defesa adversária, na segunda metade do jogo deixaram o esgotamento físico evidente, permitindo uma reação do San José.

Pouco depois do recomeço da partida, Jorge Henrique reclamou de dores e, mancando, deixou o campo para dar lugar a Renato Augusto. Com o lado esquerdo fragilizado, bastaram poucos minutos para o ataque boliviano encontrar o caminho para o ataque. García avançou sozinho e cruzou a bola para Saucedo, que deu um chute certeiro, sem chance de defesa para Cássio.

Empolgado com o gol, o San José investiu ainda mais em seu setor ofensivo e teve um domínio de bola maior que no primeiro tempo. O Corinthians se organizou como pôde e, contando com a dificuldade de finalização boliviana, conseguiu segurar o resultado. Emerson chegou bem perto de garantir a vitória alvinegra, mas por poucos centímetros, o ponto solitário foi a única conquista.

Com o resultado de 1 a 1 definido, o final da partida reservou uma triste notícia: um torcedor boliviano de 14 anos teve seu olho direito atingido por fogos de artifício e faleceu, ainda no primeiro tempo. A polícia presente no local prendeu alguns torcedores corintianos, que teríam lançado os rojões, e um novo debate sobre segurança em estádios foi aberto.

O Corinthians volta a jogar pela Libertadores na próxima quarta, no Pacaembu. O alvinegro enfrenta o Millonarios, da Colômbia, e espera garantir a vitória que não conseguiu na Bolívia.