sexta-feira, 10 de agosto de 2012

'Homem da retenção', Danilo quer renovar com o Timão

LANCEPRESS!
Publicada em 10/08/2012 às 19:57
São Paulo (SP)

O ataque do Corinthians deverá segurar mais a bola na frente no Couto Pereira, contra o Coritiba, neste domingo. Elogiado por Tite por conta de sua retenção de bola no ataque, Danilo está recuperado de um edema muscular na panturrilha e deve retornar.

Danilo fala de retorno ao time titular e quer vitória

- Tenho essa caraterística de segurar a bola, de reter a bola alta. As primeiras bolas são sempre em mim, acostumamos a jogar assim, então acho que a importância é pela minha característica. E dou passes também. Espero estar bem no domingo para ajudar - disse.

Informado que os jogadores e que o próprio treinador reclamaram de sua ausência no empate por 1 a 1 contra o Altético-GO, o camisa 20 manteve a modéstia e humildade de sempre:

- Isso é bom, mas sei que é porque quando está todo mundo em campo é melhor pelo entrosamento. Mas todos que entram tem condições - minimiza.

Com contrato apenas até o fim do ano, o meia diz que ainda não pensa sobre isso. Mas que o seu desejo é o de permanecer por mais tempo no clube que defende desde 2010.

- O contrato vai até o final do ano, mas não teve conversa. O pensamento é de continuar, então até lá espero que eu possa acertar - afirmou.

Questionado se aceitaria uma renovação por apenas mais um ano, como fez no fim de 2011, ou se solicitaria um vínculo maior por conta da proximidade com o fim da carreira, o jogador disse que só pensará depois:

- Vamos ver no momento de pensar. É ver o que vai aparecer. Espero que possa continuar aqui, estou muito feliz e espero continuar. O tempo de contrato a gente deixa de lado para quando for conversar, para ver o que é melhor para o Corinthians - finalizou.

Ele voltou! Danilo marca belos gols e é destaque no treino do Timão



Danilo recebe troféu por ter sido o 'Cara da 9ª rodada'

LANCEPRESS!
Publicada em 10/08/2012 às 20:18
São Paulo (SP)

Após conceder entrevista coletiva nesta sexta-feira, quando falou sobre o seu retorno ao Corinthians e também sobre a sua vontade de renovar com o clube, o meia Danilo recebeu do LANCENET! o troféu por ter sido apontado na nona rodada do Brasileirão como  "o Cara da rodada."

Na ocasião, o meia havia marcado os dois gols da vitória por 2 a 1 contra o Náutico, no Pacaembu. Danilo venceu com sobras a enquete, com cerca de 37% dos votos. Ele foi o segundo jogador do Corinthians a conquistar o prêmio - o atacante Romarinho havia levado o troféu na sexta rodada, ao decidir o clássico contra o Palmeiras no Pacaembu. Douglas e Paulinho também já foram eleitos, mas ainda não receberam o prêmio.

MECÂNICA DO PRÊMIO

Ao final de cada partida da rodada, uma enquete é disponibilizada com os três melhores de cada equipe, indicados pela equipe de repórteres do L!. O vencedor de cada votação disputa então a enquete para eleger o "Cara da Rodada".



Em dia de reservas, Danilo volta a treinar no Timão

LANCEPRESS!
Publicada em 10/08/2012 às 17:30
São Paulo (SP)

Em tarde em que só os reservas foram a campo para trabalhar com bola no Corinthians, Danilo foi o único titular a trabalhar com bola. Recuperado de um edema muscular na panturrilha direita que o tirou do empate contra o Atlético-GO, o camisa 20 integrou o trabalho técnico com os reservas e, depois, ainda treinou finalizações.

Enquanto so suplentes participavam a atividade com bola - vários garotos do time sub-20 completaram o treino -, os considerados titulares só apareceram no campo para correr. Alessandro, Chicão, Ralf, Jorge Henrique, Douglas e Paolo Guerrero deram trotes sob a supervisão do preparador físico Fábio Mahseredjian. Já Paulinho, Fábio Santos e Paulo André trabalharam na parte interna do CT.

O Timão enfrenta o Coritiba neste domingo, às 16h, no Couto Pereira. A tendência é que Danilo retorne ao time titular.



Convocado para a Seleção, Paulinho é dúvida no Timão

LANCEPRESS!
Publicada em 10/08/2012 às 18:37
São Paulo (SP)

Apesar do retorno de Danilo, o técnico Tite pode ter problemas para escalar o Corinthians contra o Coritiba no domingo, às 16h, no Couto Pereira.

Convocado para o amistoso da Seleção Brasileira do próximo dia 15, contra a Suécia, em Estocolmo, Paulinho reclama de dores musculares na coxa direira e passa a ser dúvida. O volante tem de se apresentar à CBF na próxima segunda-feira.

Questionado antes do treino sobre a situação do jogador, um dos médicos do clube afirmou que o jogador estava bem para o jogo e que seria relacionado. O problema, porém, foi relatado na chegada ao CT.

Sua utilização na partida, portanto, será decidida pelo departamento médico na manhã de sábado, quando Tite comanda a última atividade antes da viagem ao Paraná.

Além do camisa 8, o zagueiro Paulo André, na academia, e o lateral-esquerdo Fábio Santos, em tratamento por dores musculares, também não deram voltar no campo na tarde desta sexta-feira, quando apenas reservas treinaram com bola - além de Danilo, que volta de lesão.

Caso Paulinho seja desfalque, Tite conta com Willian Arão e Guilherme, que ainda não estreou pelo clube desde que foi contratado da Ponte Preta, para cumprir a função de segundo volante. Treinando apenas na academia após realizar uma cirurgia no nariz, Edenilson ainda não pode retornar.



Artilheiro do ano, Danilo admite: 'Precisamos fazer mais gols'

Danilo, Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)Danilo, em entrevista coletiva no CT do Corinthians
(Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)

Em 15 partidas, apenas 14 gols marcados. O baixo rendimento já enfrentado pelo Corinthians durante a campanha do título da Taça Libertadores voltou a aparecer no Campeonato Brasileiro. Danilo, artilheiro do Timão no ano com dez gols, reconhece que a equipe precisa evoluir nesse quesito.

– Não fazemos muitos gols, mas também não tomamos. Nosso time é bastante compacto. Mas precisamos fazer mais gols. Nosso pensamento é de que os gols possam voltar a aparecer junto das vitórias – afirmou. 

O desempenho defensivo, aliás, continua bom, como acontece desde o início da temporada 2012. Mesmo com a saída de Leandro Castán, vendido para o Roma-ITA, o Timão sofreu somente 14, média inferior a um por rodada. O Atlético-MG é o melhor neste quesito até o momento, com apenas oito.

O técnico Tite também não está satisfeito com o ataque e tenta entrar rapidamente o argentino Martinez e o peruano Guerrero, contratados após a Libertadores como esperanças de recuperar o setor.

Enquanto eles tentam se encaixar ao esquema do treinador, o setor ofensivo segue em baixa. São oito partidas sem que nenhum atacante balance as redes. O último a marcar foi Liedson, agora no Flamengo. Ele anotou no empate por 1 a 1 diante do Sport, dia 8 de julho, na Ilha do Retiro.

Para Danilo, o Corinthians não terá grandes problemas para se adaptar novamente a atuar com um centroavante. Tite nunca escondeu que pretende utilizar um homem fixo na área para ser referência.

– Não muda muita coisa. Com um pivô, precisamos de mais movimentação para preencher os espaços na frente. Quando jogamos abertos pelos lados, precisamos chegar para finalizar – explicou.   

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Exaltado por Tite, Danilo diz que Timão não é dependente dele

Danilo, Corinthians (Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)Danilo, em entrevista coletiva no CT do Corinthians
(Foto: Carlos Augusto Ferrari / Globoesporte.com)

Tite respira aliviado. Danilo, o maestro do meio de campo e artilheiro do Corinthians na temporada com dez gols, está recuperando de dores na panturrilha direita e tem retorno assegurado contra o Coritiba, domingo, às 16h, no Couto Pereira, pelo Campeonato Brasileiro. Apesar de toda a lamentação do treinador pela ausência dele no empate diante do Atlético-GO, o mineirinho armador prefere não exaltar a falta que fez na rodada passada.

– Creio que não (fiz falta). Quem entra tem condição de jogar. Todo mundo que vem jogar contra o Corinthians no Pacaembu fica atrás para se defender. Temos de saber lidar com isso - disse.

Após o duelo frente ao Atlético-GO, Tite reconheceu que o Timão não conseguiu ter o mesmo desempenho sem Danilo, vetado pelos médicos. O centroavante Paolo Guerrero ficou com a vaga, mas o rendimento alvinegro não foi dos melhores. Paulinho marcou no segundo tempo e salvou a equipe da derrota.

– Isso (declaração de Tite) é bom, né? É por causa do entrosamento que tenho com o time. A primeira bola alta é sempre quebrada em mim e venho em um bom momento, dando bons passes e marcando gols – ressaltou.

Danilo voltou a treinar nesta sexta-feira. O jogador atuou com os reservas em um trabalho com bola, no CT Joaquim Grava, enquanto os titulares fizeram apenas atividades regenerativas. O técnico Tite escalará a equipe somente no trabalho de sábado pela manhã.

– Espero treinar bem amanhã para estar 100% e ajudar a equipe. Vai ser um jogo muito difícil, mas precisamos dessa vitória – afirmou.  

Clique e assista a vídeos do Corinthians



Tite recebe caneta de ouro e faixa pela conquista da Libertadores

A conquista da Taça Libertadores continua rendendo comemorações no Corinthians. Agora, foi a vez do técnico Tite ser condecorado por causa do inédito título sul-americano, conquistado diante do Boca Juniors-ARG. O treinador foi recebido no Parque São Jorge por toda a diretoria na última quinta-feira para uma homenagem.

Tite é homenageado pela diretoria do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)Tite é homenageado pela diretoria do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians)

O treinador, considerado um dos grandes responsáveis pela vitória alvinegra, recebeu a faixa de campeão e uma caneta de ouro das mãos dos diretores Duílio Monteiro Alves e Roberto de Andrade, respectivamente.

Durante o encontro, o treinador relembrou o convite que recebeu do ex-presidente Andrés Sanches, no fim de 2010, para assumir o Timão em substituição a Mano Menezes, chamo à seleção brasileira.

- Nem pestanejei e aceitei na hora. Eu achava que tinha que terminar um trabalho inacabado em 2005. Não pensei duas vezes – afirmou.

Em duas passagens pelo Corinthians, Tite acumula 172 partidas, sendo 89 vitórias, 49 empates e 34 derrotas.



Volante Paulinho sente dores e vira dúvida no Timão para domingo

paulinho corinthians (Foto: Gustavo Serbonchini / Globoesporte.com)Paulinho não treinou e não deve jogar domingo
(Foto: Gustavo Serbonchini / Globoesporte.com)

Um dos principais destaques do Corinthians na temporada, o volante Paulinho pode desfalcar a equipe na partida contra o Coritiba, domingo, às 16h, no Couto Pereira, pelo Campeonato Brasileiro. O jogador sente dores na coxa direita e depende do aval dos médicos para viajar ao Paraná no sábado.

O marcador sequer participou da corrida que os titulares fizeram pelo gramado do CT Joaquim Grava, nesta sexta-feira, enquanto o técnico Tite comandava um trabalho com bola com os reservas. O zagueiro Paulo André, na academia, e o lateral-esquerdo Fábio Santos, em tratamento por causa de dores musculares, também ficaram nos vestiários.

Caso Paulinho seja vetado, o técnico Tite tem duas opções para escalar no setor. O treinador conta no elenco com Willian Arão e Guilherme, contratado da Ponte Preta após o Campeonato Paulista. O peruano Ramírez, que chegou a fazer a função, só será aproveitado como armador, brigando diretamente com Douglas e Danilo.

Apesar do problema físico, Paulinho não preocupa para o amistoso da seleção brasileira contra a Suécia, quarta-feira, em Estocolmo. O jogador se apresentará ao técnico Mano Menezes na segunda-feira. 

Clique e assista a vídeos do Corinthians 



Vagner Love encerra jejum de gols e do Fla na seleção do Cartola FC

O triunfo do Flamengo sobre o Figueirense fora de casa ficou marcado por reencontros: o do Rubro-Negro com as vitórias após quatro partidas; o de Vagner Love com os gols depois de oito jogos; e o de jogaodores do Fla com a Seleção do Cartola FC, algo que não acontecia desde a sétima rodada. De quebra, o atacante do time carioca ainda foi o maior pontuador do meio de semana, com 17,30. Junto com ele, o zagueiro Marcos González (11,30) e o técnico Dorival Júnior (7,00) integram o time dos melhores.

Santos, Vasco e Atlético-MG emplacaram, cada um, dois jogadores na seleção da rodada. Do time mineiro, Réver e Marcos Rocha tem tido uma sequência de boas pontuações. O zagueiro, que marcou um gol e ainda conseguiu três roubadas de bola marcou 16,90 pontos, enquanto o lateral foi o grande ladrão de bolas, com seis, e pontuou 13,70.

Entre os maiores pontuadores estão também dois goleiros: Edson Bastos, da Ponte Preta, e Gideão, do Náutico, tiveram performances idênticas. Ambos fizeram três defesas difíceis e não sofreram gols, marcando 14,00 pontos.

Vermelhos e gols sofridos

Os goleiros Magrão (Sport), Jefferson (Botafogo) e Aranha (Santos) ficaram entre os que menos pontuaram na rodada. Sem fazerem defesas difíceis, os três paredões sofreram ainda dois gols cada um, com uma pontuação de -4,00. O santista ainda errou dois passes e, por conta disso, perdeu outros 0,60, totalizando -4,60.

A 15ª rodada ainda ficou marcada pelo alto número de cartões vermelhos - foram cinco ao todo. Com isso, três dos expulsos emplacam os piores do meio de semana no Cartola FC. Diego Ivo (Sport) fez - 5,00, Élber (Cruzeiro) pontuou -5,50 e Anderson Conceição (Figueirense), com a expulsão e as duas faltas cometidas somou -6,00.

Vale lembrar que a seleção do Cartola FC não tem relação com o Troféu Armando Nogueira, no qual comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM elegem a seleção da rodada.

Na Liga Nacional, o maior pontuador da rodada foi "Valência Lt xv", do cartoleiro Emerson. Ele fez 117.06 pontos. O "RUUIM MADRID F.C" foi o segundo, com 114.59. O líder geral da Liga Nacional até a 15ª rodada é o "BaKa 10 F.C", do cartola Alexandre Araújo, com 1140.04 pontos.

Segue abaixo o quadro da seleção da 15ª rodada do Cartola FC, que custa C$ 165.34 e fez 152.40 pontos.

JOGADOR PREÇO PONTUAÇÃO
Gideão (Náutico) /
Edson Bastos (Ponte Preta)
C$ 7.26
C$ 7.84
14.00
Marcos Rocha (Atlético-MG) C$ 15.75 13.70
William Matheus (Vasco) C$ 5.53 11.00
Réver (Atlético-MG) C$ 20.82 16.90
Marcos Gonzélez (Flamengo) C$ 10.60 11.30
Paulinho (Corinthians) C$ 19.30 12.70
Andrezinho (Botafogo) C$ 12.55 12.40
Juninho Pernambucano (Vasco) C$ 19.46 11.70
Felipe Anderson (Santos) C$ 8.56 11.00
Vagner Love (Flamengo) C$ 24.80 17.30
Victor Andreade (Santos) C$ 4.66 13.40
Dorival Junior (Flamengo) C$ 16.05 7.00


Após fase popstar no Timão, Romarinho tem outra missão: 'ficar forte'

Renato Rodrigues
Rodrigo Vessoni

Publicada em 10/08/2012 às 07:03
São Paulo (SP)

Gols contra o Palmeiras, silêncio na Bombonera ao marcar na final da Libertadores, contra o Boca Juniors, muita badalação. Depois de tantos feitos, a próxima missão de Romarinho é ficar forte.

Passado o momento “popstar” de um herói improvável, o jovem de 21 anos agora passa por uma fase diferente no clube. Empolgado com o trabalho de fortalecimento muscular que faz diariamente no CT Joaquim Grava, o atacante tende a ganhar corpo em um médio prazo.

Muito jovem, ele não chegou a fazer nada parecido no Bragantino, clube que defendeu até o Paulistão deste ano. Já no Corinthians, passou a fazer musculação e tomar suplementos alimentares. Nada tão diferente do que os outros jogadores do grupo fazem, mas o bastante para deixá-lo empolgado com a ideia.

Questionado sobre de onde tem tirado fôlego para cumprir as exigências impostas por Tite, que pede aos jogadores que atuam abertos para acompanharem os laterais rivais na marcação, ele cita esse processo.

– Vou aguentar marcar os laterais do jeito que o Tite pede. Estou tomando umas “bombas” e vou ficar forte – brincou o jogador, em um papo informal com jornalistas, há um mês, após dar entrevista coletiva.

Nesta última quarta-feira, atuando pela primeira vez desde o início do jogo com uma linha de três meias no 4-2-3-1, Romarinho demorou a sentir o baque. Correu muito para ajudar na defesa e, no fim, sofreu com caimbras. Por causa do desgaste, até trocou de posição com Adilson, que tinha entrado para atuar como centroavante no lugar de Guerrero.

O fôlego do menino tem sido ainda maior para manter-se no time. Mesmo com as chegadas de Guerrero e Martínez, ele segue firme entre os titulares. As recentes lesões de Emerson Sheik e Danilo contribuem para a sequência de Romarinho.

Mas, se ele ganhou status no início por causa dos gols decisivos, estes têm faltado na nova fase. Pecando nas finalizações, quando tem oportunidades, Romarinho não marca desde a final contra o Boca, em Buenos Aires – há 44 dias.

Na base da força, é hora de voltar a balançar a rede e manter-se “forte” entre os titulares de Tite.

OUTROS EXEMPLOS

No Corinthians...

Dentinho
Revelado nas categorias de base do clube, o ex-dono da camisa 31 sempre foi magrinho. Ele chegou a ir mais cedo ao CT para fazer trabalhos de musculação. Segundo ele, o fortalecimento ajudou muito para disputar a Libertadores.

Willian
Atualmente no Shakhtar (UCR), o meia tinha dificuldades na hora do choque. Também revelado na base, ele ficou pouco tempo no clube e passou por este trabalho. Pela TV, percebe-se a evolução física e muscular que teve na Europa.

Eduardo Ratinho
Outro que é cria da base do Corinthians. Lateral-direito em 2005, Eduardo não é baixo – tem 1,80m –, mas sempre chamou a atenção por ser muito magro. Na época, chegou a fazer reforço muscular no clube.

Lulinha
Grande promessa da base do Timão, o meia, que atualmente está no Bahia, também sempre foi muito franzino. O trabalho de reforço muscular foi rotina desde as categorias inferiores, no entanto, ele não conseguiu se firmar no time profissional.

...E no mundo

Ronaldo
Um dos grandes exemplos de jogadores que passaram por esse processo. Saiu do Brasil com 18 anos para o PSV (HOL) e ficou mais forte a cada clube pelo qual passava. Sua velocidade e técnica, aliadas à força, viraram arma mortal.

Kaká
Considerado um jogador alto – tem 1,86m –, saiu do São Paulo muito magro. No Milan (ITA), passou por uma grande evolução muscular. A mudança fez o jogador dar arrancadas fulminantes em sua passagem pela Itália.

Robinho
Revelado no Santos, tinha como características ser leve e muito veloz. Já no Real Madrid (ESP), ganhou massa muscular para suportar os trancos do futebol europeu. Atualmente no Milan (ITA), aguenta trombadas dos rivais.

Ronaldinho
Deixou o Grêmio muito cedo para atuar no PSG (FRA). Após ganhar massa muscular, teve seu auge no Barcelona. O fortalecimen-to no time catalão sempre foi visível. Com mais potência e força, as arran-cadas tornaram-se mais frequentes.

Fábio Mahseredjian

Preparador físico do Corinthians, em entrevista ao LANCE!

‘Resultado demora seis meses para aparecer’

Romarinho mostrou-se empolgado com o trabalho de fortalecimento muscular que tem feito. É algo muito diferente dos outros?
Realmente, ele passou a fazer este trabalho conosco, mas é algo normal que sempre fazemos. Por ele nunca ter feito musculação ou algo parecido, ele vê isso como uma coisa nova. Por isso, falou de ficar mais forte (risos). Acho que no Bragantino ele não chegou a fazer esse tipo de atividade específica.

E qual foi a avaliação que vocês fizeram assim que ele chegou? É um jogador que precisa muito desse trabalho de fortalecimento?
Até que não. Assim que ele veio trabalhar com a gente reparamos que tem uma boa massa muscular. Claro que a tendência é que ele ganhe mais massa pela musculação que está fazendo agora. Isso seria um fato normal, já que ele é um atleta novo. Ele ainda tem muito o que desenvolver neste quesito.

Mas já dá para apontar ou identificar algum tipo de resultado desde que ele chegou ao Corinthians?
É muito cedo ainda para falarmos em algum tipo de resultado. Ele participou de muitos jogos desde que chegou. Teve uma sequência grande e entrou no time às pressas. Como falta tempo, ele acabou fazendo pouco de musculação. Depois que joga, tem de se recuperar. Com o tempo curto fica difícil. Isso vai demorar uns meses ainda.

E a “bomba” que ele brincou? O que exatamente ele está tomando?
Todos os jogadores tomam. Suplementos, vitaminas... Esses tipos de coisa. Mas demora um pouco. Não é pílula mágica. Demora uns seis meses para começar a aparecer. Mas o que cada um toma é individualizado. Esse trabalho é feito pela nossa nutricionista mesmo.

Com a palavra

Maurício Oliveira
Editor do Núcleo Corinthians

Contra o ‘sobe-e-desce’

A “explosão” de Romarinho nos primeiros jogos, contra Palmeiras e Boca, tem mais de personalidade do que do talento que ele tem. O importante, agora, é ele atingir um estágio de equilíbrio que torne atuações como aquelas mais frequentes e regulares. A montanha-russa de boas e más atuações é normal em jovens, ainda mais quando desperta a atenção de rivais em um grande clube. E o fortalecimento muscular permitirá que ele imponha sua técnica com mais facilidade sobre os adversário.



Campeão da Liberta, Tite é homenageado pela diretoria

LANCEPRESS!
Publicada em 10/08/2012 às 15:34
São Paulo (SP)

O fato de ter levado o Corinthians ao inétido título da Libertadores rendeu uma homenagem ao técnico Tite. Nesta quinta-feira, o treinador foi recebido no Parque São Jorge pela diretoria e ganhou alguns presentes.

Além da tradicional faixa de campeão, o comandante foi contemplado com uma caneta de ouro dada pelo diretor Roberto de Andrade. Tanto o presidente presidente Mário Gobbi quanto o vice Elie Werdo estavam presentes. Além deles, 12 dirigentes participaram da homenagem.

A ideia partiu dos cartolas para agradecer os serviços prestados pelo técnico até então. Segundo eles, o trabalho de Tite foi extremamente importante para as conquistas do clube.

O treinador relembrou quando foi convidado por Andrés Sanchez para dirigir o time alvinegro em 2010.

- Nem pestanejei e aceitei na hora. Eu achava que tinha que terminar um trabalho inacabado em 2005. Não pensei duas vezes - contou ao site oficial do Timão.

Durante o evento, o presidente Gobbi chegou a revelar quais foram suas primeiras palavras ao comandante quando ele retornou ao clube.

- "Você é o homem que eu precisava" - afirmou.

Por fim, Roberto de Andrade não deixou de falar do Mundial de Clubes que será disputado em dezembro, no Japão.

- Obviamente já estamos pensando no Mundial de Clubes em dezembro, mas, enquanto houver chances, vamos lutar pelo hexacampeonato brasileiro - concluiu.



LNET! quer saber: quem foi o cara da 15ª rodada?

LANCEPRESS!
Publicada em 10/08/2012 às 11:24
Rio de Janeiro (RJ)

Apesar dos resultados da rodada deste meio de semana, não houve mudança na briga pela liderança do Brasileiro. Atlético-MG segue líder, com Vasco e Fluminense na sua cola. Agora, chegou a vez de escolher quem se destacou. Acesse a enquete e vote no cara da 15ª rodada.

Dois nomes de peso acabaram ficando de fora da briga pelo troféu. No Flamengo, o jovem Negueba deixou Vagner Love, que fez dois gols sobre o Figueirense, para trás na preferência dos rubro-negros. Já no Fluminense, Jean foi escolhido pela torcida como o melhor em campo, deixando Fred de fora.

Entre os concorrentes desta edição, destacam-se Juninho, que brilhou na vitória do Vasco sobre o Sport, Barcos, autor de dois gols na vitória do Palmeiras sobre o Botafogo, e Ronaldinho, que fez uma bela exibição na vitória do Galo sobre o Coritiba.

No fim de cada jogo, uma enquete é disponibilizada com os três melhores jogadores de cada equipe, indicados pelos repórteres do LANCE!. O vencedor de cada votação participa da enquete para ver quem levará o troféu do "Cara da Rodada".

Veja quem já conquistou o prêmio:

Herrera (Botafogo) - 1ª rodada
Lucas (Botafogo) - 2ª rodada
Alecsandro (Vasco) - 3ª rodada
Vagner Love (Flamengo) - 4ª rodada
Mazinho (Palmeiras) - 5ª rodada
Romarinho (Corinthians) - 6ª rodada
Adryan (Flamengo) - 7ª rodada
Cidinho (Botafogo) - 8ª rodada
Danilo (Corinthians) - 9ª rodada
Douglas (Corinthians) - 10ª rodada
Obina (Palmeiras) - 11ª rodada
Paulinho (Corinthians) - 12ª rodada
Luis Fabiano (São Paulo) - 13ª rodada
Seedorf (Botafogo) - 14ª rodada



Corinthians quer fatia de Lucas, mas ainda não cogita pedir ajuda para ele

Marcelo Braga
Publicada em 09/08/2012 às 21:41
São Paulo (SP)

Os arquivos do Parque São Jorge passarão por minuciosa busca nos próximos dias. É que, de olho em uma fatia da transação de Lucas, do São Paulo, negociado por R$ 108,3 milhões com o PSG (FRA), será preciso achar documentos que provem seu vínculo com o Timão durante a infância.

Pelas normas da Fifa, o clube formador tem direito a 5% de uma negociação internacional caso o atleta tenha atuado nele dos 12 aos 23 anos. É o chamado Mecanismo de Solidariedade. Para se ter o direito à indenização, é preciso que a entidade tenha contribuído de alguma forma com a formação do atleta.

Lucas chegou ao Timão aos dez anos e saiu anos 13, o que o vincula ao clube por somente um ano e quatro meses. Com base nisso, o Corinthians teria direito a 0,26% do valor, ou cerca de R$ 280 mil.

– Ainda não podemos calcular exatamente, mas independente do valor, se for um ou dez, nós vamos pleitear – garantiu Luiz Alberto Bussab, advogado do Timão.

O São Paulo, porém, já mostrou que não se mostra muito à favor do pagamento, já que o jogador não foi registrado em nenhuma competição da FPF no período. O primeiro registro de Lucas na entidade é pelo Tricolor, em um torneio sub-15.

Pelo Timão, o meia disputou  torneios de futsal e, no campo, jogos da Associação Paulista, não reconhecidos pela Fifa. Bussab, porém, diz que irá intensificar a procura de provas e que, se for preciso, buscará os direitos na Câmara de Resolução de Conflitos, em Zurique (SUI).

Questionado se há a possibilidade de, amigavelmente, pedir a Lucas um documento que comprove sua passagem pelo clube, hesitou::

– Ainda não pensamos nessa possibilidade. Primeiro vamos ver qual a documentação que temos para ver que atitude tomaremos.

Bate-Bola com Luís Alberto Bussab
Diretor jurídico do Corinthians

O que o Corinthians tem feito para que parte do dinheiro que será pago pelo PSG ao São Paulo seja repassado ao clube, que o acolheu durante período na base?
Por enquanto vamos tentar localizar registros no clube para ver as datas (correspondentes à passagem dele no Parque São Jorge). Não sabemos quanto será, mas independentemente se for um ou dez, se tiver direito, buscaremos.

Especula-se que não haja registro na Federação Paulista dessa passagem dele pelo Corinthians...
O fato de a Federação não ter o registro não impede de a mesma reconhecer que ele tenha jogado durante a base. Pode não ter o registro neste momento, mas a Federação pode reconhecer que fizemos uma parte da formação dele. E isso é fato, se não está formalizado é outra coisa, mas a entidade poderá reconhecer. Existem outras formas de reconhecimento...

Quais?
Provas de disputa de campeonato sem ser da Federação. Tivemos um caso parecido, o Jô...

POLÊMICA
Segundo Andrés, rival deu 400 mil

O dinheiro que o Corinthians pode receber na transação de Lucas por meio  do Mecanismo de Solidariedade da Fifa será menor do que o valor que o São Paulo pagou ao jogador, segundo o ex-presidente Andrés Sanchez, para tirá-lo da base do Alvinegro.

– A situação foi simples: nós não aceitamos pagar R$ 400 mil reais. Infelizmente, jogador de futebol só se movimenta por dinheiro – afirmou o então presidente, ainda em 2010, em entrevista à Rádio Globo.

Em diversas ocasiões, o hoje diretor de Seleções na CBF acusou o rival de ter ”roubado” o meia da base do Timão aos 13 anos.

– Quando aconteceu, o Andrés nem era presidente ainda. Era a época da MSI. Então, não adianta ele ficar falando que o São Paulo roubou o meu filho que não é verdade – rebateu Jorge Silva, pai do meia, ao site Globoesporte.com, no mesmo ano.

Sempre que questionado sobre a saída do Timão, Lucas alega que os treinos eram longe de sua casa e que o clube não cumpriu a promessa de fazer um trabalho de crescimento com ele. Ao ir para o rival, foi morar em Cotia e começou o tratamento.