sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Que seca! Após um ano, Timão volta ao palco onde marcou seu último gol de falta

Marcelo Braga e Renato Rodrigues - 16/11/2012 - 08:01 São Paulo (SP)

Alessandro, Paulinho, Paulo André e Ralf - Treino do Corinthians (Foto: Eduardo Viana)
Tite pede muitos treinos de faltas no CT do Timão (Foto: Eduardo Viana)

O Corinthians vive um jejum que já dura mais de um ano. Calma, corintiano! Não é de vitórias sobre um rival ou em algum estádio específico. Desde o dia 23 de outubro de 2011, o Timão não sabe o que é marcar um gol de falta. Alex, que deixou o clube depois da Libertadores, foi o último a anotar.

Coincidência ou não, o tento foi contra o próprio Internacional, no Beira-Rio, palco do próximo compromisso, neste domingo. Já no fim do duelo, mas precisamente aos 42 do segundo tempo, a bola chutada da intermediária do campo de ataque garantiu o empate por 1 a 1.

Desde lá, após muitas tentativas, as cobranças do time de Tite não têm surtido efeito. Mas não é por falta de treino. Quase todos os dias, após as atividades, jogadores praticam no CT Joaquim Grava. Douglas e Chicão, batedores oficiais, são os que mais se exercitam. Grande parte dos trabalhos são feitos com uma barreira fixa de madeira. Goleiros reservas ficam na meta.

Martínez e Romarinho, que dificilmente conseguem ter a oportunidade de bater durante as partidas, também arriscam cobranças nos finais de dia. O argentino costuma ter um bom aproveitamento, sempre pelo lado esquerdo do ataque.

A dupla oficial, porém, vive uma seca ainda mais longa. Dos 19 tentos marcados pelo clube, Douglas nunca deixou sua marca “propositalmente” em faltas – fez um contra a Portuguesa, após cruzar para a área e ninguém desviar (veja na página ao lado). Chicão, segundo maior zagueiro artilheiro da história do Timão, com 42 (oito deles de falta), marcou o último gol de falta em 23 de maio de 2010, contra o Fluminense, no Pacaembu.

Sétimo melhor ataque do Brasileirão, com 47 gols (12 a menos do que o Flu, mais positivo), o Timão espera que o gol de falta saia na hora certa.

– Claro que são bolas importantes, mas não sentimos tanta falta. Temos feito muitos gols no Brasileiro. Vai sair na hora certa. Quem sabe no Mundial? Seria maravilhoso! – afirma o auxiliar técnico Cleber Xavier.

O último gol ‘proposital’ de falta

Com o Campeonato Brasileiro de 2011 em sua reta final, o Corinthians brigava ponto a ponto pela liderança com o Vasco. Na 31 rodada, foi visitar o Internacional no Beira-Rio. Precisando somar pontos, os alvinegros saíram atrás do placar após o gol de cabeça de Nei. Quando tudo caminhava para uma derrota no Sul, Alex carregou a bola na intermediária e levou um carrinho por trás de D’Alessandro. O argentino tomou o segundo amarelo e foi expulso. O próprio Alex, aos 42 minutos do segundo tempo, soltou a bomba no canto esquerdo de Muriel. Os alvinegros pressionaram e quase conseguiram a virada.

Douglas marcou em bola cruzada

O Corinthians, na verdade, até marcou um gol de falta nesta temporada, mas ele pode ser considerado como “acidental”. Contra a Portuguesa, no Pacaembu, em 21 de julho, Douglas cobrou falta lateral que atravessou toda a área e entrou no canto de Dida. Jorge Henrique tentou cabeceá-la, mas não a alcançou.

A jogada, repetida à exaustão em treinos e jogos e que tem como objetivo encontrar um desvio no meio do caminho, deu certo por sorte. Ultimamente, o jogador que o camisa 10 mais procura na área é Paulo André, por conta de sua impulsão e boa colocação entre os adversários. No Brasileirão, três gols já saíram do entrosamento entre esses dois jogadores.

Gols de falta dos rivais no ano

Palmeiras: 8 Gols
Marcos Assunção fez seis. Daniel Carvalho e Maikon Leite um cada.

Santos: 3 Gols
Dois de Ganso na Libertadores e um de Neymar no Brasileirão.

São Paulo: 3 Gols
Um de cada: Rogério Ceni, Luis Fabiano e Toloi nesta temporada.

Com a palavra

Cleber Xavier
Auxiliar técnico do Corinthians, em entrevista ao LANCENET!

Não temos muitas chances para marcar

"Douglas e Chicão são os batedores oficiais e eles treinam duro nisso. A gente sempre pede. Mas vejo que as oportunidades são poucas. Não tem saído faltas claras para a gente. Mesmo assim, não é algo que nos preocupamos no dia a dia (a seca em gols de faltas).

No futebol brasileiro não vejo tantos especialistas. Rogério Ceni voltou agora, mas não tem tido chances. Juninho e Marcos Assunção estavam lesionados. Fora eles, Souza do Náutico chama atenção, junto de Ronaldinho. De resto, acho que se compararmos a outras épocas, realmente temos menos cobradores."

Com a palavra

Rivelino

Ex-jogador do Corinthians e exímio cobrador de faltas, ao LANCENET!

Todo time deve ter um especialista em faltas

"Vejo que a qualidade técnica dos batedores na minha época era outra. E olha que atualmente os jogadores têm uma bola fantástica. Acredito que bater faltas é um dom. Não adianta ficar treinando 24 horas por dia. Até marca um ou outro, mas na hora quem tem o jeito é que se destaca nas cobranças.

Douglas é um cara que tem qualidade para fazer isso no Corinthians. Não sei por que as bolas não estão entrando, ele pega bem na bola. Todo time precisa de um especialista no assunto, mas nem a Seleção Brasileira tem isso hoje. É ruim ficar mais de um ano sem marcar um gol de falta."