quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Craque português Ricardinho entra na mira de Corinthians e Jaraguá

Ricardinho futsal Portugal (Foto: Getty Images/Fifa)Ricardinho tem boas chances de atuar no Brasil na
próxima temporada (Foto: Getty Images/Fifa)

Indicado à Bola de Ouro Fifa da Copa do Mundo da Tailândia, o português Ricardinho pode atuar no futsal brasileiro em 2013. Aos 27 anos, o jogador do Nagoya Oceans, do Japão, está na mira de Corinthians e Jaraguá para a próxima temporada. Mesmo sem confirmarem a negociação, os dois clubes já estão se mexendo para trazer o craque de Portugal, famoso pela habilidade e pela idolatria ao brasileiro Falcão.

Semifinalista da Liga Paulista, o Timão mantém cautela quanto à contratação do jogador. Gerente de futsal do clube, Edson Sesma afirmou que só comentará sobre a negociação quando a equipe encerrar sua participação na temporada. Nesta sexta, o Alvinegro encara o Pindamonhangaba no Parque São Jorge, no segundo confronto da semifinal.

- O Corinthians só vai se pronunciar a respeito de negociações para o próximo ano ao final da Liga Paulista. Entendemos que não é o momento de falar com a imprensa sobre isso para não desconcentrarmos os jogadores que hoje estão aqui - afirmou o gerente.

Apesar de não querer comentar sobre o caso, Sesma admite que o Corinthians fará um alto investimento para a próxima temporada. Na última semana, o clube já acertou a contratação do fixo Schumacher, campeão mundial em 2008.

- A única coisa que posso garantir nesse momento é que o investimento no futsal vai continuar e viremos com uma equipe forte em 2013. Nosso objetivo maior é ser campeão da Liga Futsal no próximo ano - destacou.

Para contar com Ricardinho para a próxima temporada, o Corinthians enfrenta a concorrência do Jaraguá. Uma das equipes mais vitoriosas do futsal brasileiro, o time catarinense também aumentará os investimentos para 2013.

Portugal Ricardinho futsal (Foto: Getty Images/Fifa)Destaque da seleção de Portugal, Ricardinho marcou sete gols no Mundial (Foto: Getty Images/Fifa)

- Ainda não abrimos negociação com o Ricardinho, mas estamos buscando patrocinadores para fazermos a proposta - admitiu Fábio Leoni, diretor do clube e representante de uma das empresas que administra o futsal da equipe. - Sabemos que a faixa salarial dele é muito alta, entretanto, uma contratação como essa seria excelente para o clube e para a empresa - completou.

Leoni revelou ainda que o Jaraguá já acertou cinco contratações para 2013, as quais serão reveladas após a final do Campeonato Catarinense. O time decide o título contra o arquirrival Joinville na próxima semana.

- Temos jogadores de nível de seleção nesse pacote. Tentamos, inclusive, trazer o Falcão, quando estava o impasse da renovação dele com o Orlândia - revelou.

O inventor da lambreta de ré

Ricardinho futsal Portugal (Foto: Reprodução Twitter)Ricardinho mostra a tatuagem em homenagem ao
amigo Falcão (Foto: Reprodução Twitter)

Criado nas divisões de base do Gramidense, de Portugal, Ricardinho estreou no futsal profissional pelo também português Miramar. Em 2000, o jogador entrou para a história da modalidade ao tornar-se o atleta mais novo a participar de uma Copa do Mundo. Aos 15 anos, o ala participou da campanha de Portugal, que ficou com o bronze no Mundial da Guatemala.

Inventor de um drible chamado "lambreta de ré", Ricardinho tem, na perna esquerda, uma tatuagem em homenagem a Falcão. Os dois craques, inclusive, cultuam uma amizade fora das quadras.

- Alguns fazem tatuagem do Pelé, outros do Maradona. Resolvi fazer do Falcão, que é o idolo da minha modalidade - afirmou Ricardinho, ao encontrar o camisa 12 brasileiro no Mundial da Tailândia.

Apesar do encontro, Ricardinho e Falcão acabaram não se enfrentando nesta Copa do Mundo. Por conta de uma lesão na panturrilha esquerda, o brasileiro ficou de fora do confronto entre Brasil e Portugal pela primeira fase, que terminou com vitória da seleção canarinho - 3 a 1.

*Colaborou André Garcia (TV Globo)