quinta-feira, 14 de março de 2013

Corinthians 3x0 Tijuana: torcida volta ao Pacaembu e Timão acaba com 100% do Tijuana

Por Riccardo Facchini

Nada como voltar para casa. Depois da derrota na semana passada, essa deve ter sido a frase que os jogadores corintianos pensaram quando o juiz apitou o final de Corinthians 3x0 Tijuana, nesta quarta-feira, no Pacaembu. Comandados por Renato Augusto, o Timão marcou com Alexandre Pato, Paolo Guerrero e Paulinho, dando muito poucas chances para o adversário. O técnico Tite, antes do jogo, havia pedido "desempenho e resultado". Pedido aceito e cumprido, professor!

Corinthians acelera na 'Avenida Ábrego'

No primeiro jogo pela Libertadores com a volta da torcida nos jogos em casa, o Coringão entrou em campo com uma faixa com a frase "O Pacaembu fica muito mais bonito com vocês" escrita.

A Conmebol inicialmente havia determinado que o Corinthians jogasse sem torcida em todos os jogos da Libertadores devido à morte do boliviano Kevin Espada, de 14 anos, no jogo contra o San José, da Bolívia.

A morte do garoto foi causada por um sinalizador disparado da torcida brasileira; no entanto, a mesma entidade amaciou a punição, trocando-a por uma multa e a determinação de não ter torcida nos jogos fora de casa.

Dessa forma, logo no segundo minuto de partida já pôde-se conferir o que seria a tônica do jogo: Renato Augusto cruzou para Alexandre Pato, que cabeceou por cima do gol.

Aos 11, novamente Renato Augusto, disparado o melhor jogador do Corinthians em campo, bateu e o goleiro Saucedo fez a defesa.

O Tijuana concedia muitos espaços no meio-campo, sem conseguir encaixar o contra-ataque, e o Corinthians descobriu uma verdadeira avenida onde jogava o lateral-esquerdo Ábrego. Renato Augusto e Alessandro, principalmente, se aproveitaram e faziam um carnaval toda vez que passavam por lá.

Dessa forma, os mexicanos não conseguiam produzir nenhuma chance de perigo real. O máximo que tentaram foi um chute fraco de Riascos que saiu sem perigo, e mais nada.

Enquanto isso, Alessandro e Renato Augusto continuavam criando jogadas e finalizando. Até que aos 27 minutos, o lateral deu lindo passe para o meia, que entrou por trás da zaga e disparou uma bomba. A bola bateu no travessão, na trave e sobrou limpa para Pato empurrar para dentro.

Na sequência, o fato triste do jogo: o atacante saiu de campo por ter sentido dores musculares e foi substituído por Romarinho.

O Corinthians, no entanto, não depende de Pato para fazer gols. Menos de dez minutos depois, o centroavante Paolo Guerrero aproveitou outra jogada com participação de Renato Augusto e, após passe de Alessandro dentro da área, finalizou para as redes.

Tijuana melhora no segundo tempo, mas não é o suficiente

Logo no primeiro minuto, os mexicanos mostraram que voltaram com outra postura para o segundo tempo: Arce levantou bola na área e, em jogada ensaiada, Moreno finalizou livre, mas Cássio conseguiu pegar firime.

Nos primeiros 20 minutos da etapa final, o Tijuana chegou a equilibrar a partida e atacar mais que o Corinthians. 'El Chango' Moreno teve outra oportunidade, em um chute de fora da área que saiu raspando ao lado da trave de Cássio.

Parecia que o time de Tite tinha voltado mais lento do intervalo. Ledo engano.

O Corinthians passou a administrar o jogo, passando a bola com confiança e precisão, de pé em pé, e a defesa resolveu acordar, ganhando particamente todos os lances a partir dos 25 minutos. Deu até para a torcida cantar olé mais de uma vez.

Romarinho quase marcou um golaço aos 33 minutos: recebeu na entrada da área, girou sobre um marcador e passou no meio de outros dois. Quando chegou na cara do goleiro, bateu firme, mas Saucedo conseguiu a defesa.

Paulinho liquidou a fatura aos 37: Renato Augusto, sempre ele, cobrou falta da intermediária para a área/ Guerrero aparou o cruzamento e tocou de cabeça para o volante, também de cabeça, cumprimentar para as redes.

Invertendo a situação, Guerrero chegou a marcar o quarto gol após passe de Paulinho, mas o juiz, incorretamente, deu impedimento.

Mesmo assim, o Corinthians sobrou em campo, fez 3x0 e desbancou um dos times sensação da Libertadores até o momento.

Agora o Coringão tem 7 pontos e ocupa a segunda posição do grupo 5, que é liderado pelo Tijuana, com 9. Millionarios, com 3, e San Jose, com 1, vêm atrás. O próximo jogo dos paulistas será no dia 3 de abril, contra o Millonarios, na Colômbia. Pelo Campeonato Paulista, o time da Fiel volta a campo no sábado, às 18h30min, contra o União Barbarense, no Pacaembu.