quinta-feira, 14 de março de 2013

Com ‘primeira fase’ concluída, Pato é poupado para não perder confiança

O atacante Alexandre Pato teve 25 minutos para fazer um gol e deixar o campo durante a vitória do Corinthians por 3 a 0 sobre o Tijuana, nesta quarta-feira, no Pacaembu. Com um incômodo muscular, Pato causou preocupação inicial na torcida e na comissão técnica, mas os exames realizados nesta quinta não detectaram qualquer lesão grave. De acordo com o fisioterapeuta Bruno Mazziotti, o problema não é suficiente para alterar a programação especial do jogador.

Alexandre Pato Bruno Mazziotti Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Alexandre Pato ouve o fisioterapeuta Bruno Mazziotti (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

A primeira fase, de retomada de confiança, foi praticamente concluída após a sequência de 11 partidas que Pato teve com a camisa do Corinthians. Sua saída contra o Tijuana foi muito mais uma precaução, para que o atacante não perdesse essa confiança que readquiriu em dois meses de clube. Mazziotti usou uma metáfora para explicar a situação.

Ele já tinha essa mialgia em outras ocasiões e o mantivemos em campo, mas agora, como estávamos no fim da sequência que imaginamos para ele, não valeria correr o risco"

Bruno Mazziotti, fisioterapeuta

– O objetivo dessa primeira fase era a retomada. Uma vez que você é mordido por um cachorro, você pode passar perto de um e bater o medo de ser mordido novamente, mesmo que seja um animal menor. O trabalho que ocorreu ao longo desses dois meses não podia ter essa marca negativa. Como o jogador é monitorado semanalmente, sabíamos que o risco de ocorrer alguma coisa mais grave era muito pequeno, o mesmo risco de qualquer outro atleta – informou o fisioterapeuta.

Pato teve apenas uma mialgia, que consiste em uma dor muscular tardia em função de uma grande sequência de trabalho – no caso, todo o mês de treinamento e a sequência de jogos. O departamento médico considerou normal o problema, tanto que vê o atacante no mesmo nível dos demais jogadores do elenco.

– Ele já tinha essa mialgia em outras ocasiões e o mantivemos em campo, mas agora, como estávamos no fim da sequência que imaginamos para ele, não valeria correr o risco. Só vamos poupar ou recuperar o Pato por mais tempo se houver necessidade, dependendo dos testes realizados semanalmente – disse Bruno Mazziotti.

Mesmo com o sucesso nessa primeira fase, o departamento médico espera mais de Alexandre Pato. Com a meta traçada para realizar pelo menos 43 jogos na temporada, o Corinthians mantém a programação especial para que ele possa superar esse número com facilidade.

– Fechamos a primeira fase, mas ainda é muito pouco para um atleta da categoria do Pato. A sequência de 11 jogos é representativa pelo histórico dele de lesões, mas não por sua capacidade física. Essa confiança precisava ser retomada. Agora ele está nas mesmas condições dos outros – assegurou o fisioterapeuta do Timão.

Sem Pato, o Corinthians encara o União Barbarense neste sábado, às 18h30 (horário de Brasília), no Pacaembu. Outros dois jogadores já estão fora: o goleiro Cássio, com um incômodo na coxa esquerda, e Paulo André, com uma fratura na mão.