quinta-feira, 14 de março de 2013

'Alguns torcedores querem ser maiores do que os clubes', critica Vampeta

No dia 21 do mês passado, um sinalizador naval disparado pela torcida corintiana matou um adolescente boliviano no jogo entre San José e Corinthians, em Oruro. Doze corintianos ainda estão presos na cidade boliviana, mesmo com a confissão de H.A.M, que afirmou ter lançado o artefato de maneira involuntária. Vampeta jogou nos dois times de maior torcida no Brasil e sabe bem como é a relação clube e torcida. Para ele, o problema é que alguns indivíduos pensam que são maiores que as agremiações.

- Alguns torcedores querendo ser maior que o clube, esse é o problema. Alguns torcedores de organizada. Eu posso ir para a arquibancada, ou para a tribuna e torcer para o mesmo Corinthians que aquele cara torce. Alguns torcedores acham que são maiores que aquele escudo. Como vai consertar isso?  - questionou Vampeta.
 

O ex-jogador é categórico ao afirmar que todos os clubes mantém relação estreita com as organizadas. Para ele, a saída é que haja punição a quem comete qualquer tipo de delito.

- Todos clubes recebem pessoal de torcida organizada. Esses caras têm que ser presos mesmo. O presidente do Palmeiras foi fera (após a torcida palmeirense ter agredido os jogadores do clube no aeroporto em Buenos Aires, Paulo Nobre promteu cortar todas as regalias para a torcida). É difícil tomar uma decisão dessas. Eles ligam na sua casa, ameaçam. O torcedor fala que ama o clube. Só conserta quando o cara que faz a bagunça é pego. Nem todo mundo em organizada é vândalo. Pega o cara que fez a m..., entrega e prende.

Vampeta participa do 'Arena' (Foto: Thiago Braga/Sportv.com)Vampeta defende punição severa a vândalos organizados (Foto: Thiago Braga/Sportv.com)

Ele lembra que já teve um problema com a maior organizada Alvinegra só porque não concordou com uma opinião dos torcedores.

- Eu tive um problema com a Gaviões da Fiel. Eles falavam que o título mais importante do Corinthians foi o Paulista de 1977. Aí dei uma entrevista e falei que em 1977 eu tinha três anos e que para mim (tinha o mesmo significado que o) Paulista de 1999 e 2003, que eu ganhei. E falei também que quando a Gaviões perde o carnaval, nunca fui lá querer bater em ninguém. No dia seguinte o Parque São Jorge estava lotado e os caras pedindo para eu prestar atenção – recordou, aos risos.