quinta-feira, 7 de março de 2013

Conmebol libera e Corinthians poderá jogar com portões abertos na Libertadores

07/03/2013 16:49:00

Entidade decidiu pegar mais leve na punição ao Timão depois de julgamento nesta quinta-feira, mas torcida continua proibida de entrar em estádios como visitante

A Conmebol decidiu que o Corinthians poderá jogar com portões abertos nas partidas em que for mandante na Copa Libertadores, mas a torcida continua banida dos jogos fora de casa na competição pelos próximos 18 meses. O advogado do clube confirmou a informação depois da realização do julgamento nesta quinta-feira.

O Corinthians foi denunciado pelo uso de sinalizadores na torcida, e não pela morte do torcedor Kevin Beltrán Espada, de 14 anos, que foi atingido por um artefato disparado pela torcida corintiana no empate em 1 a 1 com o San José, na Bolívia. Doze torcedores seguem presos em Oruro, acusados de envolvimento no incidente.

De acordo com o regulamento, o Corinthians poderia ter sido até mesmo expulso da competição, mas a Conmebol optou por uma pena mais leve, semelhante à que foi aplicada ao Velez Sarsfield, da Argentina, em julgamento que ocorreu na terça-feira.

Torcedores do Velez se envolveram em uma briga violenta com os do Peñarol nas arquibancadas do Estádio Centenário, em Montevidéu. Além de uma multa, o Velez teve de jogar com portões fechados por uma partida e os torcedores seguem banidos de jogos como visitante até a semifinal.

Além da proibição de torcida em jogos fora do país, o Corinthians foi multado em 200 mil dólares. O clube, entretanto, ainda não está satisfeito com a situação, e o advogado promete recorrer novamente da pena.