sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Sem titulares e em fase de testes, Timão sofre com criação de jogadas

O Corinthians sentiu a falta de entrosamento entre seus jogadores nas duas primeiras partidas desta temporada. Mesmo mantido na estrutura tática adotada pelo técnico Tite desde o ano passado – o esquema 4-2-3-1 – o time vem sofrendo sem seus meias de criação, já que a ligação entre defesa e ataque ficou comprometida. O fato, porém, não preocupa o comandante alvinegro, que busca utilizar este período inicial justamente para testes.  

O retorno dos titulares já tem data marcada: todos voltarão à ativa no próximo dia 30, contra o Mogi Mirim, em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Paulista. Tranquilo em relação à sequência no estadual, Tite acredita que as mudanças repentinas na equipe afetam, inevitavelmente, o processo de criação de jogadas.

Tite Corinthians x Ponte Preta (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Tite: tranquilo e convicto sobre a preparação do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

– Não podemos achar que uma peça só vai entrar e resolver. Com um jogador dessa característica (de criação), todo o processo fica facilitado. Pode jogar com o Romarinho, pelo lado ou pela frente. Puxei o Zizao para um lado, para dar profundidade, e tentei mexer para que todos se sentissem bem – explicou o treinador.

Na primeira partida, quando o Corinthians ficou no empate por 1 a 1 com o Paulista de Jundiaí, Nenê Bonilha e Giovanni foram os responsáveis por munir os atacantes. Para a segunda rodada, Giovanni foi mantido na função, mas Willian Arão entrou no lugar de Nenê Bonilha, em função mais recuada. Assim, Guilherme ganhou mais liberdade, mas pouco colaborou flutuando entre o campo defensivo e o ofensivo.

Até que os atletas consigam alcançar sua forma, vamos ter várias jogadas do campo de várzea"

Emerson, atacante do Corinthians

– Eu e todos os jogadores da base, que subimos para o profissional  há pouco, precisamos trabalhar firme para conseguir nossos objetivos. O Campeonato Paulista é uma vitrine muito boa – alertou Giovanni, um dos poucos remanescentes da base alvinegra campeã da Copa São Paulo de Juniores no ano passado.

Um dos atletas que ainda não foi a campo neste ano, o atacante Emerson usou de bom humor para comentar as dificuldades encontradas pelos companheiros de elenco no início do Paulistão. O jogador julgou como “inevitável” a lentidão na readaptação aos gramados, levando em conta que o elenco voltou há pouco tempo das férias.

– Como é início de temporada, até que os atletas consigam alcançar sua melhor forma vamos ter várias jogadas do campo de várzea, aquela coisa de fim de semana. Normal isso – disse o Sheik.

Os reservas terão sua última oportunidade de mostrar o “trabalho em conjunto” neste domingo, contra o Mirassol, às 17h, fora de casa. Embora a estreia do Corinthians na Libertadores da América seja somente no dia 20 de fevereiro, Tite quer readaptar todo seu plantel ao ritmo de jogo habitual, facilitando as coisas para a competição internacional.

Clique aqui e assista a vídeos do Corinthians