sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Bola na trave, tabelas e gol: detalhes do primeiro jogo-treino de Pato

Alexandre Pato Renato Augusto Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)Alexandre Pato e Renato Augusto em jogo-treino do
Timão (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

O atacante Alexandre Pato fez o único gol do Corinthians no primeiro jogo-treino dos titulares na temporada, quinta-feira, no CT Joaquim Grava. Mas a atuação do maior reforço alvinegro para a temporada teve muito mais do que o gol, marcado após passe de Douglas, entrada na área em diagonal e toque para tirar do goleiro do Flamengo de Guarulhos, time da Grande São Paulo que disputa a Série A-3 do Campeonato Paulista. Pato deu muito trabalho à defesa do adversário.

O relato do técnico do Flamengo, João Vallim, é de um Pato travado no começo, mas perigoso e letal na parte final da atividade – o atacante atuou nos 45 minutos iniciais. O jogo-treino terminou empatado por 1 a 1.

– Se a bola cai no pé dele, é problema – resumiu Vallim, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

– No início, ele ainda estava um pouco preso, talvez pelos trabalhos físicos que fez nos últimos dias. No final do primeiro tempo estava bem mais solto, começou a mostrar que ainda é aquele Pato que todo mundo conhece – completou o técnico do Flamengo-SP.

Pato jogou centralizado, exatamente como Tite o imagina jogando entre os titulares na Taça Libertadores. Atrás dele, Douglas, Renato Augusto e Léo, garoto recém-promovido das categorias de base. Apesar disso, o atacante se movimentou muito e buscou tabelas com os meias, sempre tentando tocar e passar para invadir a área sozinho.

Alexandre Pato treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)Alexandre Pato atuou 45 minutos do jogo-treino (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)

De acordo com João Vallim, Pato teve duas chances claras de gol. Na primeira, pressionado, acertou a trave. Logo depois, marcou o único tento da primeira etapa do jogo-treino, com assistência de Renato Augusto.

– Foi uma bola trabalhada entre ele e o Renato. O Renato enfiou no meio dos zagueiros, o Pato entrou em diagonal e tirou do nosso goleiro. Foi um gol bonito, do tipo que já vimos ele fazer muito no Milan. É uma jogada característica dele. Em um minuto de descuido, teve a oportunidade e marcou – disse o técnico.

A movimentação intensa de Pato fez até Vallim acreditar em uma boa parceria com Paolo Guerrero, também centroavante, mas que fica mais fixo na área. O peruano, aliás, também participou da atividade. No segundo tempo, o Flamengo de Guarulhos enfrentou nada menos que o time-base que venceu o Chelsea por 1 a 0, no Japão, e deu o título mundial ao Corinthians.

O Timão só não teve o goleiro Cássio e o zagueiro Chicão, que se recuperam de lesões. Com quase todos os campeões no gramado, o Flamengo fez um gol com Sérgio Vinícius. O técnico da equipe rubro-negra rasgou elogios aos titulares, mas encerrou com uma brincadeira.

– Ainda estão em pré-temporada, e por isso ainda não apresentaram aquela dinâmica que estamos acostumados a ver. Mas é um time de extrema qualidade. E fizemos um gol no time principal deles, para nós foi muito importante. Um gol no campeão do mundo não é para qualquer time (risos) – afirmou João Vallim.

O Corinthians mantém uma parceria com o Flamengo de Guarulhos e cede alguns jogadores à equipe da Grande São Paulo – todos abaixo de 23 anos e sem chances entre os profissionais do Timão. O clube disputa a Série A-3 do Paulista e estreia neste fim de semana, em casa, contra o Batatais.

Clique e veja mais vídeos do Corinthians

Alexandre Pato treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)Alexandre Pato teve boa atuação contra o Flamengo de Guarulhos (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians)