domingo, 2 de dezembro de 2012

São Paulo e Corinthians fazem teste antes de decisões no fim do ano

São Paulo e Corinthians não disputam mais posições no Campeonato Brasileiro. Ainda assim, nenhum dos dois deve abandonar o clássico deste domingo, às 17h (horário de Brasília). Em preparação para a final da Copa Sul-Americana e para a disputa do Mundial de Clubes, respectivamente, Tricolor e Timão mandam a campo força máxima e buscam a vitória para saírem embalados do último teste antes de suas principais partidas na temporada. Apesar do mando são-paulino, o jogo será no Pacaembu em razão do show da cantora Madonna, no Morumbi.

No Corinthians, não era segredo que a reta final do Brasileiro seria utilizada pelo técnico Tite para encontrar a formação ideal para o Mundial – já definida. Apesar do risco de lesão, os atletas prometem não tirar o pé e não querem correr o risco de viajar ao Japão com uma derrota para o rival na bagagem. Com 57 pontos, na quinta colocação, o Timão já não consegue mais alcançar o São Paulo, que tem 63, mas pode ser ultrapassado por Vasco e Botafogo.

O Tricolor também já teve a vida decidida, e não alcança mais a vice-liderança – que dá vaga direta à fase de grupos da Libertadores. Ainda assim, a rivalidade é um incentivo e tanto para o técnico Ney Franco mandar a campo o que tem de melhor.

A TV Globo transmite a partida para os estados de São Paulo, Paraná, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Ceará. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos.
header as escalações 2

São Paulo: mesmo às vésperas das finais da Copa Sul-Americana, o Tricolor entrará em campo com suas principais armas neste domingo. O técnico Ney Franco poupou apenas o volante Denilson e o zagueiro Rhodolfo, que devem ser substituídos por Maicon e Edson Silva, respectivamente. O treinador são-paulino afirma que mandará “um time mesclado” para campo, mas o time deve ser: Rogério Ceni, Paulo Miranda, Rafael Toloi, Edson Silva e Bruno Cortez; Wellington, Maicon e Jadson; Lucas, Osvaldo e Luis Fabiano.

Corinthians: o técnico Tite manda a campo o que tem de melhor para o clássico. Apesar de a formação com dois meias e dois atacantes ser a mesma que será utilizada no Mundial de Clubes, a lesão de Paulo André impede que o treinador mande a campo o time que deverá estrear no Japão. O Timão deve jogar com: Cássio; Alessandro, Wallace, Chicão e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas e Danilo; Emerson Sheik e Guerrero.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

São Paulo: com desconforto muscular, Denilson e Rhodolfo foram poupados pela comissão técnica para evitar lesão antes das finais da Copa Sul-Americana. O volante Paulo Assunção cumpre suspensão por acúmulo de cartões amarelos. A lista de desfalques fecha com o volante Fabrício, que operou o joelho esquerdo e só retornará em 2013.

Corinthians: o volante Guilherme levou o terceiro cartão amarelo no empate contra o Santos, no último sábado, e está suspenso. Paulo André, com dores musculares na panturrilha direita, também está fora do clássico.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Rodrigo Braghetto (SP) apita a partida, auxiliado por Rogério Pablos Zanardo (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP). Rodrigo Braghetto arbitrou quatro jogos no Brasileirão, marcou 160 faltas (média de 40 por jogo), aplicou 23 amarelos (média de 5,8 por jogo), nenhum vermelho e nenhum pênalti. O campeonato tem média de 5,02 amarelos, 0,28 vermelho, 36,8 faltas e 0,23 pênalti. O árbitro apitou dois jogos do Timão na Série A deste ano: Corinthians 1 x 1 Ponte Preta (24ª rodada) e Portuguesa 1 x 1 Corinthians (30ª rodada).

header fique de olho 2
São Paulo:
a três gols de Fred na artilharia do Brasileirão, Luis Fabiano tem poucas chances de se tornar o maior goleador da competição na última rodada. Mesmo assim, o atacante, que marcou os dois gols da virada tricolor no clássico do primeiro turno, está com todo gás. Ele nem quis saber de ser poupado.

Corinthians: Emerson Sheik viveu um periodo de altos e baixos depois do títulos da Libertadores. Apesar de conquistar o rótulo de herói e grande crédito com a torcida, sofreu com as lesões e perdeu boa parte dos jogos da equipe no Brasileirão. Perto do Mundial, no entanto, tudo que ele mais quer é chegar ao Japão embalado e, se possível, com gols sobre o rival.

header o que eles disseram

Ney Franco, técnico do São Paulo: “O clássico não define nada, serve apenas para finalizar. Não é o mesmo que um clássico em que as duas equipes lutam por algo. Ainda assim, o jogo tem sua importância”.

Emerson Sheik, atacante do Corinthians: “O Mundial é daqui duas semanas, mas tem o clássico, que é o ultimo jogo do campeonato. O Tite pede para não tirarmos o pé e jogarmos para vencer. A motivação é essa, de ser um clássico. Não vamos tirar o pé, vamos jogar para ganhar. O São Paulo também quer ganhar, vai ser um baita jogo”.

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* O São Paulo é o único time paulista que apareceu no G-4 neste Campeonato Brasileiro. Dos 111 pontos que disputou, o São Paulo somou 63, com 19 vitórias, seis empates e 12 derrotas - 56 gols marcados e 36 sofridos.

* O São Paulo ainda pode conquistar o simbólico título de campeão do segundo turno. Para isso, precisa derrotar o Corinthians e torcer por derrota do Fluminense (enfrenta o Vasco) e tropeço do Grêmio contra o Internacional.

* A defesa segue como um dos destaques do Corinthians nesta temporada. Em 2012, o Timão sofreu 57 gols em 73 jogos. A equipe não foi vazada em 31 partidas, e apenas em 11 oportunidades sofreu mais de um gol no mesmo jogo.

* No século XXI, de 2001 para cá, São Paulo e Corinthians se enfrentaram 38 vezes, com vantagem corintiana. Foram 14 vitórias alvinegras, 12 empates e 12 vitórias são-paulinas.

header último confronto v2

Corinthians e São Paulo se enfrentaram pela última vez no dia 26 de agosto, pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão. O Tricolor, invicto em clássicos na competição, saiu com a vitória por 2 a 1, com dois gols de Luis Fabiano – Sheik marcou o gol alvinegro. Na ocasião, oTricolor quebrou um tabu de seis vitórias consecutivas do rival jogando no Pacaembu, que perdurava desde 2005.