domingo, 2 de dezembro de 2012

Após 35 anos, ex-jogadores de Ponte e Corinthians revivem emoções de 77

Dicá, ex-jogador da Ponte Preta (Foto: Divulgação)Paulo Sérgio e Dicá foram os organizadores do
evento beneficente em Valinhos (Foto: Divulgação)

Após 35 anos, jogadores de Ponte Preta e Corinthians, que se enfrentaram na final do Campeonato Paulista de 1977, se reencontraram neste sábado para um evento social. O Estádio Nestor Antônio Donadelli, em Valinhos, recebeu um bom público para prestigiar o evento Natal Sodidário. Estrelas como Dicá, ex-camisa 10 da Alvinegra, e Basílio, autor do gol que deu o título ao Timão naquele ano, estiveram presentes.

A ação foi promovida pelos Gordossauros em prol de quatro instituições da cidade: APAE, Recanto dos Velhinhos de Valinhos, Casa da Criança e do Adolescente, Instituto Esperança e Grupo Rosa e Amor. Além de Dicá e Basílio, contou com a presença de grandes craques do passado dos dois clubes que decidiram o Estadual há 35 anos.

A expectativa do reencontro entre Ponte e Corinthians fez com ex-atletas fossem ao evento. Pela Alvinegra estiveram presentes: Vagner, Adilson, Oscar, Polozzi, Marco Aurélio, Dicá, Tuta, Parraga, Manfrini, Osvaldo, Humberto, Eugênio, Ailton Lira, Dorival, Adenilson Venâncio, Jean, Paulinho, Jair Picerni, Mazzola, Everaldo, Toninho Oliveira, Marquinho e Santinho.

Equipe da Ponte Preta no jogo beneficente em Valinhos (Foto: Divulgação)Equipe da Ponte Preta no jogo beneficente em Valinhos (Foto: Divulgação)

O Corinthians contou com: Rafael Goleiro, Paulo, Badeco, Gilberto Dorriso, Deodoro, Tião, Vaguinho, Gil Costa, Fernando, Mauro, Jaiminho, Paulão e Edu. Serginho Chulapa, que não jogou no Timão naquela final de 77, mas atuou com a camisa corintiana em 85, foi um dos que fizeram questão de participar do evento beneficente.

Basilio, carrasco da Alvinegra em 77, aproveitou o evento solidário para mandar uma mensagem contra a violência nos estádios.

-Isso que está acontecendo em Valinhos é a razão maior do esporte. Encontro de amigos, festa e ajuda ao próximo. Estou feliz em participar – afirmou o ex-jogador, que foi acompanhado no discurso pelo ex-ponta-direita Vaguinho.

Equipe do Corinthians participa de jogo beneficente em Valinhos (Foto: Divulgação)Equipe do Corinthians marcou presença com craques do passado (Foto: Divulgação)

- Hoje estão acabando com o futebol, com tantas brigas internas e violência provocada pelos torcedores. Essa festa, que estamos vivendo em Valinhos, é o que deveria prevalecer nos campos de futebol – afirmou o ex-camisa 7 do Timão.

Apesar do forte calor, a Ponte Preta conseguiu mostrar superioridade e no final venceu por 2 a 0, com gols marcados pelo artilheiro Chicão. A forma física e o tempo sem atividade dos ex-jogadores não tirou o brilho do evento, que levantou o público. No final, todos os jogadores receberam medalhas e as equipes troféus de participação.

Alguns ex-jogadores não atuavam, nem mesmo por brincadeira, há três anos. Esse é o caso do ex-zagueiro Oscar, que aceitou o convite do amigo Dicá. Manfrini foi outro que demonstrou tamanha felicidade em voltar a vestir a camisa da Ponte Preta e principalmente poder ajudar as entidades de Valinhos.

Antes de toda a festa promovida pelos ex-jogadores, houve um jogo foi entre um combinado Master Paulista que contou com a presença de André Cruz e Wilson Macarrão, que enfrentaram a equipe dos Gordossauros. No intervalo do jogo, a chegada do Papai Noel para entrega de presentes para cerca de 600 crianças das entidades previamente cadastradas.

Papai Noel é cercado pelas crianças no jogo beneficente em Valinhos (Foto: Divulgação)Papai Noel é cercado pelas crianças no jogo beneficente em Valinhos (Foto: Divulgação)