domingo, 2 de dezembro de 2012

Brasileirão termina com clássicos, rebaixamento do Sport e festa do Galo

LANCEPRESS! - 02/12/2012 - 20:24

Náutico - Rebaixado e Atlético-MG - Ronaldinho (Fotos: Antonio Carneiro e Gil Leonardi)
Sport 'chora' queda para a Série B, enquanto Ronaldinho comemora vice-campeonato (Fotos: Antonio Carneiro e Gil Leonardi)

Na última rodada do Campeonato Brasileiro 2012 pouca coisa estava em jogo. Recheado de clássicos, porém, acabou tendo muita pimenta, salpicadas pelas antigas rivalidades. Nos duelos que valiam alguma coisa de fato, o fogo ferveu. Nos Aflitos, em Recife, os torcedores do Sport choraram o retorno à Série B após derrota de 1 a 0 para o Náutico. Mas mesmo que tivesse vencido, o Leão da Ilha não teria evitado o pior cenário. Isso porque nem Bahia nem Portuguesa, os dois rivais na agonia, conseguiram os resultados que lhe bastavam sem ter que se preocupar com os nordestinos. A Lusa ficou no empate por 0 a 0 com a Ponte Preta, no Canindé. O Tricolor Baiano venceu o Atlético-GO por 1 a 0, no Serra Dourada, e se safou.

Na outra disputa que o dia apresentou, o Atlético-MG roubou o vice-campeonato do Grêmio. O Galo, no clássico de torcida única, justamente a sua, no Independência, venceu o Cruzeiro por 3 a 2 e assegurou seu lugar na fase de grupos da Copa Libertadores. A equipe mineira beneficiou-se do empate sem gols no Gre-Nal, que marcou a despedida do estádio Olímpico.

O estado de São Paulo abrigou dois duelos de rivais. Na Vila Belmiro, no sábado, o Santos derrotou o rebaixado Palmeiras por 3 a 1, com mais uma atuação destacada do atacante Neymar. Já neste domingo, no Pacaembu, os reservas do São Paulo supreenderam o time principal do Corinthians pelo mesmo placar. O Timão, assim, despede-se do país com derrota antes de embarcar para o Mundial de Clubes.

O triunfo deu à equipe do Morumbi o título do troféu João Saldanha, oferecido pelo LANCE! ao melhor time do segundo turno do Brasileirão. Com a conquista, o time desbancou o campeão Fluminense, que perdeu para o Vasco por 2 a 1, no Engenhão, com dois gols de Éder Luis. Um dia antes, no mesmo estádio, Flamengo e Botafogo empataram por 2 a 2.

A rodada ainda teve o rebaixado e lanterna Figueirense foi goleado pelo Coritiba por 3 a 0, no Couto Pereira, em Curitiba.