quarta-feira, 11 de julho de 2012

No jogo das faixas, Timão recebe o Botafogo, ainda sem Seedorf

Romarinho e Cidinho, Corinthians Botafogo (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)Romarinho e Cidinho duelam no Pacaembu
(Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)

O Corinthians recebe o Botafogo, nesta quarta-feira, às 19h30m, no Pacaembu, em partida adiada da sétima rodada do Campeonato Brasileiro e que marcará a entrega de faixas aos campeões da Taça Libertadores da América. As homenagens serão comandadas por ídolos do Timão que fizeram parte da conquista histórica no Paulistão de 1977, que encerrou um jejum de 23 anos sem títulos no Parque São Jorge.

Se os alvinegros paulistas estão em festa, do lado carioca não é diferente. O Fogão apresentou na última segunda-feira o meia holandês Seedorf, principal contratação da equipe nos últimos anos. Apesar da empolgação, o técnico Oswaldo de Oliveira ainda prefere esperar para definir quando será a estreia do ex-jogador do Milan. A expectativa é de que o jogador possa estar em campo contra o Grêmio, dia 22, no Engenhão.

Corinthians e Botafogo vivem situações completamente diferentes no Brasileiro. Enquanto o Timão aparece na zona de rebaixamento, em 19º, com apenas cinco pontos, os cariocas estão a uma vitória da zona de classificação para a Libertadores, com 12.

A partida será transmitida para todo o Brasil no sistema pay-per-view, através do canal Premiere. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o jogo em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 19h..

header as escalações 2

Corinthians: Tite tem muitos desfalques. As ausências entre os titulares ficam por conta dos atacantes Emerson e Jorge Henrique, machucados. Assim, Romarinho e Elton voltam ao time. Além deles, Paulo André aparece entre os titulares na vaga do negociado Leandro Castán, que se transferiu para o Roma. O time será: Cássio, Alessandro, Paulo André, Chicão e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo; Elton e Romarinho.

Botafogo: autor de dois gols na última partida, Cidinho ganhou moral e uma nova chance de Oswaldo de Oliveira no time titular. Com isso, a principal mudança é a entrada de Fellype Gabriel no lugar de Vítor Júnior no meio-campo. Elkeson segue jogando improvisado no ataque, já que Rafael Marques, que veio do Omiya Ardija, ainda não assinou contrato. A escalação é bem parecida com a que venceu o Bahia no sábado: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Renato, Andrezinho, Fellype Gabriel e Cidinho; Elkeson.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Corinthians: Tite tem três problemas na escalação desta quarta-feira. Jorge Henrique, com um edema na coxa direita, e Emerson Sheik, com dores no tornozelo esquerdo, estão entregues ao departamento médico. Já Liedson, que ainda não teve seu futuro resolvido, não entrará em campo para não completar a sétima partida no Brasileiro. Se fizer isso, não poderá jogar em mais nenhum time da Série A.

Botafogo: emprestado pelo Corinthians, o meia Vitor Júnior tem uma cláusula em seu contrato que o impede de atuar na partida desta quarta-feira. Além dele, Marcelo Mattos continua no departamento médico. O volante se recupera de uma lesão no púbis. Jadson está suspenso por conta do terceiro cartão amarelo.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)


Corinthians:
Liedson, Luiz Ramírez e Douglas.

Botafogo: Fábio Ferreira.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Heber Roberto Lopes (Fifa/PR) apita o jogo, auxiliado por Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Bruno Boschilia (PR). Heber Roberto arbitrou quatro partidas no Brasileirão, marcou 170 faltas (média de 42,5 por jogo), aplicou 12 amarelos (média de 3 por jogo), dois vermelhos (média de 0,5 por jogo) e não assinalou pênalti. O campeonato tem média de 4,67 amarelos, 0,19 vermelhos e 37,4 faltas. O árbitro apitou um jogo do time carioca na Série A deste ano: Náutico 3 x 2 Botafogo, pela quarta rodada.

header fique de olho 2

Corinthians: Romarinho será titular do Corinthians pela terceira vez, a segunda seguida no Brasileirão. Na primeira, contra o Palmeiras, o atacante marcou os dois gols da virada por 2 a 1. A atuação o credenciou a ficar no banco no jogo contra o Boca Juniors, na final da Libertadores, na Bombonera. Lá, ele marcou o gol de empate.

Botafogo: o meia Cidinho está em alta com Oswaldo de Oliveira e os alvinegros. Com o deslocamento de Elkeson para o ataque por conta das saídas de Loco Abreu e Herrera, o jogador, de apenas 19 anos, formado nas categorias de base do clube, ganha uma nova chance como titular e traz com ele a confiança de quem marcou dois gols no último jogo.

header o que eles disseram

Tite, técnico do Corinthians: "É um jogo muito importante. O Botafogo é muito bem qualificado e bem dirigido. Tem a transição rápida da defesa para o ataque, o Andrezinho é bom jogador, forte na bola parada.... Vai ser um grande jogo".

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "O Corinthians é um time muito difícil de ser batido, que sofre poucos gols e se defende de uma forma muito eficiente, fazendo uma marcação por pressão aliada a um assédio menor ao adversário. Vamos tentar de todas as maneiras possíveis furar esse bloqueio".

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* A maior goleada da história dos confrontos entre Corinthians e Botafogo pelo Campeonato Brasileiro aconteceu no Pacaembu há 19 anos, no dia 30 de outubro de 1993, quando o Timão venceu por 5 a 1, com gols de Rivaldo (2), Viola (2) e Válber, descontando André Duarte. Já as maiores vitórias do Botafogo foram pelo placar de 3 a 1, em 1981, no Morumbi,em 2005, no Rio de Janeiro.

* O primeiro confronto entre Corinthians e Botafogo em Campeonatos Brasileiros aconteceu no dia 9 de outubro de 1971, no Maracanã. Nesse dia, 26.971 torcedores assistiram à vitória do Glorioso por 1 a 0, com gol de Zequinha.

* A média de gols no confronto entre Corinthians e Botafogo em Campeonatos Brasileiros é de 2,5 tentos por partida. Foram marcados 114 gols em 44 jogos.

header último confronto v2

No dia 12 de outubro de 2011, o Botafogo venceu o Corinthians por 2 a 0 no Pacaembu, em São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro. Os gols foram marcados pelo atacante uruguaio Loco Abreu e pelo meia Maicosuel, ambos no primeiro tempo. Os dois jogadores deixaram o clube carioca recentemente e foram para Figueirense e Udinese-ITA, respectivamente.