terça-feira, 12 de março de 2013

Tite celebra volta da Fiel, mas cobra boa atuação do Timão

Tite no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Tite fala sobre reforço da torcida no Pacaembu
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

A segunda partida do Corinthians no estádio do Pacaembu pela Taça Libertadores da América deste ano será bem diferente da primeira. Ao contrário do que aconteceu na vitória por 2 a 0 sobre o Millonarios, da Colômbia, no dia 27 de fevereiro, quando o Timão atuou com portões fechados, a equipe contará com a presença da Fiel no duelo contra o Tijuana, nesta quarta-feira, às 22h (horário de Brasília). O técnico Tite se mostrou animado com o reforço nas arquibancadas, mas alertou: de nada adiantará contar com a torcida se o time não jogar bem.

A partida contra o time mexicano é tratada como decisão pelo comandante alvinegro. Nos últimos jogos, o Corinthians enfrentou diversos obstáculos: altitude de Oruro, portões fechados no Pacaembu, gramado sintético em Tijuana... Independentemente das dificuldades, Tite quer sua equipe “blindada” para fazer valer o fator casa e se recolocar na briga pela liderança de sua chave na Libertadores. Hoje o Timão é o segundo do Grupo 5, com quatro pontos, contra nove dos mexicanos.

– Nós temos um caminho a traçar. O mesmo que nos levou à conquista invicta da Libertadores, que é jogar bem, ser competitivo e ter qualidade técnica. Temos de ser mentalmente muito fortes, em cima de qualquer adversidade que possa surgir. Agora, dentro da nossa casa, com o apoio do nosso torcedor, temos de fazer nossa parte. Ele nos ajuda emocionalmente, mas não dá um bom passe, não faz gol. Dependemos também de fazer a nossa parte – argumentou o técnico, em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava.

A maratona de jogos que o Corinthians vem enfrentando irritou o treinador. No último sábado, após a vitória por 3 a 2 sobre o Ituano, Tite não poupou críticas à Federação Paulista de Futebol (FPF), citando “incompetência e falta de bom senso” da entidade por não adiar a partida – uma vez que o Corinthians havia desembarcado do México apenas 30 horas antes, após enfrentar o Tijuana, pela Libertadores.

A revolta não fez com que o comandante se desligasse completamente do trabalho no domingo de descanso. Tite disse que relaxou junto de sua esposa e de sua filha, deitado no sofá, mas assistindo a vídeos do time mexicano, que encerrou uma série invicta de 16 partidas do Corinthians na competição continental. Tudo isso para não deixar que os três pontos escapem no estádio do Pacaembu.

– Eu estou muito focado. Quando cheguei ao CT nessa segunda, me perguntaram: 'Descansou, professor?'. Eu respondi que fiquei no sofá com a minha esposa e com a minha filha, mas assistindo a vídeos, com lances, situações e acompanhando o que vocês (jornalistas) falaram sobre os últimos jogos. É importante usar tudo o que temos para esta partida – completou.

Mesmo sem jogos pela Libertadores na próxima semana, o Corinthians continuará sua maratona de partidas pelo Campeonato Paulista. Após encarar o Tijuana, a equipe pega o União Barbarense no sábado (dia 16), o XV de Piracicaba (dia 20) na quarta-feira seguinte e o Guarani no domingo (dia 24). O próximo compromisso pela competição continental será contra o Millonarios, no Pacaembu, no dia 3 de abril.