terça-feira, 12 de março de 2013

Governo estuda oferecer cursos para as organizadas

11/03/2013 19:39:00

Secretário do Ministério dos Esportes revela que Governo Federal estuda oferecer cursos para as torcidas organizadas

Após os últimos episódios de violência envolvendo torcidas organizadas, o secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Toninho Nascimento, revelou que o Governo Federal estuda a proposta da criação de um curso profissionalizante para as torcidas organizadas.

Em entrevista ao programa Redação SporTV, Toninho disse achar importante integrar à sociedade quem se dedicam apenas à torcida. “São facções dentro das torcidas organizadas. Não podemos achar que tudo é culpa delas, não podemos criminalizar as torcidas. O Ministério tem um projeto interessante, de qualificar essas pessoas, oferecer cursos técnicos, incorporar estas pessoas à sociedade. Mas claramente existem criminosos dentro das organizadas e as leis precisam ser aplicadas em cima deles”, disse ele.

Toninho também acredita que punindo os responsáveis pela violência, o número de incidentes será reduzido. “É fundamental que esses torcedores sejam identificados e punidos. Isso está faltando. É preciso prender esses torcedores. Eles cometem crimes, são criminosos. Por que não punir os clubes a jogar sem torcida? Precisamos punir mais os clubes, eles têm responsabilidade. É só cumprir o Estatuto do Torcedor”, opinou ele.

O secretário também afirmou que a maior parte dos conflitos acontece longe dos estádios. “O Ministério dos Esportes também está preocupado com essa situação. Hoje, não existem grandes incidentes dentro dos estádios, o que está acontecendo é fora dos estádios. Tem muita coisa para ser feita. O Ministério dos Esportes tem coisas a fazer, os clubes também e, principalmente, as polícias”, acrescentou Toninho.