quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Reforçado por futuros craques, Brasil quer manter escrita na Copa América

Assim que assumiu o comando da seleção brasileira, Júnior Negão prometeu não medir esforços para recuperar a alegria do time e colocá-lo de volta ao topo do mundo. A mescla entre experiência e juventude foi a receita escolhida em busca do sucesso em 2013, ano de eliminatórias sul-americanas e Copa do Mundo da FIFA. Para cumprir a missão, o treinador elegeu três jogadores que podem vir a ser os futuros craques da amarelinha: Buru, do Corinthians, Bruno Xavier, do Vasco da Gama, e Datinha, principal aposta do processo de renovação. O primeiro desafio da equipe canarinho na temporada será a Copa América, que começa nesta sexta-feira e vai até domingo, em Santos. Dono dos oito títulos disputados no torneio, o Brasil irá defender a sua hegemonia diante de Estados Unidos, Argentina e México. O SporTV transmite ao vivo os jogos das duas primeiras rodadas do quadrangular. Já a grande decisão terá transmissão da TV Globo, no domingo, dentro do Esporte Espetacular.

- Queremos revelar, recuperar e consolidar novos jogadores na seleção. Está na hora do Datinha e do Bruno Xavier se firmarem e virarem os craques do time. Queremos recuperar o Buru, que estava fora há um tempo, para que ele volte a ser aquele grande Buru que conhecemos. Todos terão oportunidades. Do mais velho ao mais novo, o jogador vai precisar treinar e se dedicar para ter o seu lugar. O meu compromisso é com o povo - destacou Júnior Negão.

Datinha da seleção brasileira de futebol de areia dá bicicleta na Copa Intercontinental de Dubai (Foto: Divulgação/BSWW)Datinha dá uma bicicleta no jogo contra Suíça pela Copa Intercontinental de Dubai (Foto: Divulgação/BSWW)

Quando deu os primeiros passos na carreira de jogador há pouco mais de três anos, Luís Alberto Braga, o Datinha, não imaginava que em tão pouco tempo estaria na seleção brasileira. Para se dedicar ao futebol de areia, o maranhense deixou de lado a profissão de pescador na pequena cidade de Tutóia, de 52.711 habitantes, e foi tentar a sorte com a bola nos pés. A troca deu certo. Após as boas atuações por times como Sampaio Corrêa (MA), Al-Ahli (Emirados Árabes) e Kristall (Rússia), o atacante virou figurinha carimbada nas convocações da amarelinha. Hoje, é apontado como uma das principais revelações do esporte.

- Desde criança, eu ia pescar com o meu pai e gostava de olhar o pessoal jogando bola na praia. Meu sonho era ser jogador de futebol, mas consegui na areia e vou me esforçar para melhorar cada vez mais. Aos 10 anos, comecei a jogar com os amigos e passava até fome para poder ficar mais na pelada. Eu pescava de manhã, e treinava à tarde. Nas horas vagas, eu observava os treinos da seleção de Tutóia. Ficava ali na beira do campo e, quando faltava alguém, eu entrava. Depois, fui para a seleção maranhense - lembrou.

De origem humilde, Datinha ainda está aprendendo a driblar a timidez e lidar com o crescente assédio da imprensa. Apesar de não ser conhecido pelo grande público, o atacante é quase uma celebridade em sua terra natal. Apelidado de "Joia de Tutóia" pelos maranhenses, ele é uma referência para os jovens da região. Eleito o melhor jogador da Liga da Rússia 2012, o ex-pescador tem como tem objetivo se firmar de vez na equipe canarinho.

- Tudo o que eu mais quero na vida é continuar na seleção brasileira, vou ajudar o time no que for preciso dentro e fora de quadra. Queremos o título da Copa América para estrear com o pé direito - contou o atacante do Sampaio Corrêa, que se espelha em Buru, Benjamin e Jorginho.

Buru brasil x argentina (Foto: Wander Roberto/Divulgação)Buru arranca com velocidade e foge da marcação
argentina (Foto: Wander Roberto/Divulgação)

Ao contrário de Datinha, o companheiro Buru vive uma situação inversa no que diz respeito ao reconhecimento da torcida. Tetracampeão da Copa do Mundo FIFA (2009/08/07/06), o defensor de 36 anos, 15 deles vestindo as cores verde e amarela, foi o artilheiro e o melhor jogador do Mundial de 2007. A força física e a disciplina tática são os pontos fortes do capixaba. A sua experiência em torneios internacionais e a coleção de títulos, como o penta nas eliminatórias e o hexa no Mundialito, prometem ajudar a seleção a trilhar o caminho das vitórias na temporada.

- É muito bom haver essa integração com os garotos. No futuro, eles serão os craques da seleção. Esta é uma safra que eu jamais vi no futebol de areia, temos 10 meninos aqui que tem tudo para se tornarem os melhores do mundo. Estou motivado e vou dar o meu melhor para permanecer na equipe - disse o defensor, que atua pelo Corinthians no circuito nacional.

A disputa por espaço entre os atletas seleção brasileira é vista com bons olhos pelo conterrâneo Bruno Xavier, destaque do Vasco da Gama e da seleção capixaba, uma das mais fortes no país. Se há 11 anos, no início da carreira, ele era goleiro, hoje, a história é bem diferente. Aos 28, virou defensor e tornou-se um dos mais perigosos no ataque.

- A competitividade é intensa em todos os treinos. É como matar um leão por dia e a seleção brasileira só tem a ganhar. Temos grandes craques, como o Beija (Benjamin), o Jorginho e o Buru, e estar ao lado deles é maravilhoso. Vou retribuir ao máximo a chance que o Júnior Negão me deu - disse o jogador, que sonha em disputar a sua primeira Copa do Mundo, entre os dias18 e 28 de setembro, no Taiti, maior ilha da Polinésia Francesa.

Confira a lista de convocados para a seleção brasileira:

Goleiros: Mão (Corinthians Paulista-SP), Leandro Fanta (Botafogo-RJ) e Cesinha (Vasco da Gama-RJ)
Defensores: Bruno Xavier (Vasco da Gama-RJ), Fernando DDI (Sport Recife-PE), Bueno (Vasco da Gama-RJ), Daniel Nogueira (Flamengo-RJ) e Buru (Corinthians Paulista-SP)
Atacantes: Datinha (Sampaio Correa-MA), André (Corinthians Paulista-SP), Anderson Wesley (Corinthians Santo André-SP), Mauricinho (Vasco da Gama-RJ), Benjamin (Flamengo-RJ), Sidney (Botafogo-RJ) e Jorginho (Vasco da Gama-RJ)

Programação completa da Copa América:

18 de janeiro -  Sexta-feira

15h  México x Argentina
16h30 Estados Unidos x Brasil

19 de janeiro - Sábado

9h Vencedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 2
10h30  Vencedor Jogo 2 x Perdedor Jogo 1

20 de janeiro -  Domingo

8h  Perdedor Jogo 1 x Perdedor Jogo 2
10h Vencedor Jogo 1 x Vencedor Jogo 2