quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Gil chega para atuar na zaga de quatro gols em 16 jogos internacionais

LANCEPRESS! - 17/01/2013 - 07:03 São Paulo (SP)

Gil - Treino do Corinthians (Foto: Eduardo Viana)
Gil já treina no Corinthians (Foto: Eduardo Viana)

O zagueiro Gil foi apresentado pelo Corinthians na última quarta-feira à tarde, no CT Joaquim Grava. O jogador, que estava no Valenciennes (FRA), chega com a missão de manter o alto nível do setor defensivo da equipe de Tite, que fez sucesso nos últimos anos, sendo fator decisivo nas conquistas recentes do Timão.

Para se ter uma ideia do histórico recente da zaga alvinegra, desde o rebaixamento foram 16 competições e nada menos do que oito vezes teve a defesa menos vazada. Isso sem contar as três vezes com a 2 melhor e a vez que ficou com a 3.

Se já não bastasse esse histórico, foram apenas quatro gols tomados nos últimos 16 confrontos internacionais, sendo 14 jogos pela Copa Libertadores e dois pelo Mundial de Clubes. O torneio sul-americano foi conquistado de forma invicta pelo Timão, que terminou com a incrível média de 0,28 gol tomado por jogo.

Esse número não apenas fez a defesa corintiana ser a menos vazada da disputa, como a colocou como a melhor em várias décadas do torneio, igualando o feito do Boca na década de 70, com média parecida.

No Japão, a defesa fez sucesso mais uma vez. O título invicto, obrigatório para dois jogos de mata-mata, foi conquistado com duas vitórias sem levar gol. Destaque, claro, para o confronto decisivo com o Chelsea (ING), com milagres de Cássio.

O último gol levado pelo Corinthians em campeonato internacional foi anotado pelo lateral Roncaglia, na Bombonera, na final da Libertadores. Antes dele, Carlos Ruiz (Táchira-VEN), Carlos Ruiz (Nacional-PAR) e Neymar (Santos). E só.

Gil é apresentado e diz que chega para fortalecer o grupo

Gil parece ciente da dificuldade que enfrentará. Tanto que, logo em sua apresentação, lembrou da qualificação dos zagueiros mais antigos – em 2012, com Chicão e Paulo André, como titulares do time, Felipe, Wallace e Antonio Carlos, de suplentes.

– Primeiramente chegar com calma, fazer trabalho com meus companheiros. Mais importante é estar no grupo, trabalhando, ter confiança para jogar e entrar aos poucos – afirmou o reforço do Corinthians.

– (Chicão e Paulo André) São excelentes jogadores, tive oportunidade de jogar contra. Não só eles como Wallace e Felipe, todos aqui fazem excelente trabalho, e eu chego para ajudar e para aprender – completou.

OPINIÃO DE QUEM ENFRENTOU

"Eles defendem bem e contra-atacam. Vamos precisar ter muita atenção nesta final"
Lampard, meia do Chelsea, no Mundial de Clubes

"O Corinthians é muito bom defensivamente. Será bem difícil termos boas oportunidades"
Rafa Benítez, técnico do Chelsea, no Mundial de Clubes

"O Corinthians é muito compacto. Tem uma defesa boa e gosta de surpreender no ataque"
Julio Falcioni, técnico do Boca, durante a Libertadores

"Quem mereceu foi o Corinthians e é por isso que estão na final. Tem uma defesa muito forte"
Neymar, atacante do Santos, durante a Liberta

"Time bem arrumado, que explora contra-ataques. Fica difícil enfiar bolas pelo meio"
Maradona, ex-jogador, durante a Libertadores

BATE-BOLA

Gil, novo zagueiro do Timão, apresentado ontem à tarde no CT Joaquim Grava

‘O Corinthians é uma equipe muito visada’

Você chega ao Corinthians com qual expectativa para 2013?
Estou muito feliz de poder estar aqui, de ter dado tudo certo, fazer parte desse grupo. Vim com muita vontade para ajudar meus colegas.

Acredita que chega de titular?
Primeiramente chegar com calma, fazer trabalho com meus companheiros. Mais importante é estar no grupo, trabalhando, ter confiança para jogar e entrar aos poucos.

O que pensa sobre a cobrança?
Sei da cobrança no futebol, é sempre para trabalhar no limite. O Corinthians é uma equipe muito visada, de tradição, acostumada a conquistar vários títulos, é até bom, se mantém na elite, com alto desempenho. Estou sempre fazendo o melhor para provar a qualidade.

Quando você pode estrear?
Isso vai depender dos treinamentos, avaliação do pessoal, trabalhar com calma, devagar, quando estiver 100% para poder fazer o melhor.

Como foi marcar o Zizao?
É um excelente jogador, isso daí é mais para o professor Tite resolver.

Quais são suas características?
Sou alto, bom no cabeceio, tenho bastante velocidade, principal característica é a vontade. Vou sempre mostrar 100% de vontade.

O que pode falar sobre a passagem pelo futebol francês?
Futebol francês foi início difícil, quando surgiu a oportunidade de voltar eu falei para o meu agente que seria a oportunidade boa, Corinthians já era uma equipe mundialmente conhecida, foi o momento certo que vir para cá. Futebol brasileiro está muito disputado

Foi pênalti no Ronaldo?
Isso é coisa passado, agora é só pensar lá na na frente (risos).