quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Especial Guerrero: uma vida misteriosa do herói na capital paulista

Renato Rodrigues - 09/01/2013 - 09:03 São Paulo (SP)

Paolo Guerrero - Corinthians (Foto: Eduardo Viana)
Paolo Guerrero tem vida discreta no Corinthians (Foto: Eduardo Viana)

São quase seis meses desde que Guerrero desembarcou em São Paulo para assinar contrato com o Corinthians. Com um jeito discreto, o atacante peruano tem vida tranquila e faz questão de não expor sua rotina fora do clube. Ao contrário de quando está no Peru, ele sai pouco e conseguia, pelo menos até virar o herói corintiano no Mundial, passar desapercebido.

Mas é fácil perceber que sente falta de sua terra natal. O restaurante predileto, não esconde de ninguém, é um peruano na Zona Sul de São Paulo que ele conheceu no primeiro dia na capital, em 11 de julho do ano passado. Pinturas de Miraflores (litoral de Lima) decoram as paredes do lugar, canções locais e ambiente introspectivo remetem à capital peruana para matar a saudade de casa.

– Ele costuma vir aqui. Diz que gosta da comida de seu país. Chega com um boné na cabeça, escondendo um pouco o rosto, come rapidinho e vai embora. Ele tem mesmo esse ar misterioso – afirma Alexandre Godoy, chef auxiliar do restaurante peruano La Mar, onde Guerrero costuma comer seu cebiche.

A chegada é sempre discreta. Com uma ou duas pessoas, ele pede o mesmo prato e é simpático com quem o aborda. Não reserva mesa e dispensa tomar o Pisco Sour, bebida consumida no Peru. É o suco de abacaxi que acompanha a refeição.

Confira o restante da série especial sobre Guerrero:
- Atacante herda hobby do pai e tem 15 cavalos
- Médico explica a fortaleza psicológica do jogador
- Conheça o lado humano do herói do Timão no Mundial

Mas a vida misteriosa do herói alvinegro não se resume apenas aos almoços típicos. No CT, não costuma se abrir. O melhor amigo, de longe, é o argentino Martínez, com quem conversa com frequência – e que deve ser negociado com o Boca Juniors (ARG). Questionado do que gosta de fazer, Paolo sempre dá um jeitinho de escapar e, dando risada, garante:

– Gosto apenas de jogar bola!

Em seu tempo de Timão, nunca entrou em polêmica e deixa claro que gosta de ter sua vida particular preservada. Festas, baladas, comemorações... Se aconteceram, não foram descobertas pela imprensa.

Onde ele mora também há mistério. Funcionários do clube dizem que ele reside na região de Alphaville, em Barueri (cidade vizinha), a 44,5km de distância do CT do Timão. Por lá, é raro alguém dizer que o viu. Quem vê diz que ele não quer aparecer e, por isso, passa rápido.

Popstar no Peru, Guerrero prefere ser um anônimo em São Paulo.

Com a palavra

Zé Roberto
Meia do Grêmio, atuou com Guerrero no Hamburgo (ALE)

Dei dicas sobre como morar em São Paulo

"Na Alemanha, nós jantávamos com frequência. Um visitava sempre a casa do outro. Paolo é uma excelente pessoa e tem um grande coração.

Nós nos falamos por telefone depois do Mundial de Clubes, em dezembro. Ele me disse que está gostando de morar no Brasil.

Quando ele decidiu ir para o Corinthians, dei dicas sobre onde seria legal morar, shoppings, onde comer... São Paulo tem muitas opções, ele está se virando. No começo teve dificuldade por ser cidade grande e com muito trânsito. Hoje conhece mais a cidade, os melhores caminhos, horários para sair. Desde que chegou, sabia que o Corinthians tinha feito um ótimo investimento. Sempre soube de suas qualidades como jogador e como pessoa. Deu certo."

Chef Alexandre Godoy mostra o prato predileto de Guerrero (Foto: Eduardo Viana)

Restaurante e prato preferido do Guerrero

Nome:
La Mar Cebichería

Onde fica:
Rua Tabapuã, 1410, Itaim Bibi – São Paulo

O que é:
Restaurante especializado em culinária peruana. É uma rede conhecida pelo mundo inteiro e tem unidades espalhadas pela Colômbia, Brasil, Peru, Estados Unidos e Panamá.

Sempre come Cebiche clássico:
Ingredientes: 180g de robalo (peixe) em cubos; 1g de gengibre ralado; 1g de alho ralado; 140ml de suco de limão; 2g de pimenta dedo de moça picada; 2g de coentro picado e 60g de cebola em fatias.

Modo de preparo: Tempere o peixe com gengibre, alho, suco de limão, pimenta e sal. Misture bem para que o peixe fique com sabor. Na hora de servir, adicione o coentro e continue misturando. Coloque a cebola por cima e pronto. Prato finalizado.

Facilidade para aprender idiomas

A rápida adaptação de Guerrero no Corinthians e em São Paulo contou com uma das qualidades do próprio atacante. Longe do Peru desde os 17 anos, o centroavante nunca escondeu que gosta de aprender novas línguas. Em quase dez anos morando na Alemanha – onde atuou por Bayern de Munique e Hamburgo – ele se interessou por outros idiomas além do alemão, que fala fluentemente. Em viagens pela Europa, dizia às pessoas mais próximas que pegava rapidamente expressões em francês e inglês.

Desde que desembarcou no Corinthians, Guerrero se esforça para aprender o português. Quem o acompanha desde então, afirma que, em poucos meses, ele já se comunicava tranquilamente. Pessoas no clube relatam que ele faz questão que o corrijam quando pronuncia alguma palavra errada. Até mesmo no restaurante típico peruano que costuma frequentar em São Paulo, na Zona Sul, ele tenta dialogar em português.