quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Com Zizao na equipe, Timão volta ao Pacaembu para enfrentar a Ponte

zizao corinthians (Foto: Diego Ribeiro)Zizao: novamente perto da Fiel nesta quarta, contra
a Ponte Preta, no Pacaembu (Foto: Diego Ribeiro)

Corinthians e Ponte Preta possuem história repleta de bons duelos em campeonatos estaduais, mas o duelo desta quarta-feira, às 17h (horário de Brasília), no Pacaembu, não terá caráter tão decisivo. Além de valer pela segunda rodada do Campeonato Paulista, o jogo vai contar um Timão repleto de jogadores reservas – destaque para o chinês Zizao. É o primeiro jogo do Corinthians em casa desde a conquista do Mundial de Clubes, em dezembro.

O duelo também coloca o Timão diante da equipe que o eliminou do Paulistão do ano passado, após uma vitória da Ponte dentro do próprio Pacaembu. Agora, o momento é bem diferente, com o Corinthians acumulando os títulos mundial e da Taça Libertadores.

Quem for ao estádio não vai encontrar os titulares, nem os reforços do calibre de Alexandre Pato. No entanto, o torcedor pode ver de perto o carisma de Zizao, grande estrela do empate por 1 a 1 com o Paulista, na primeira rodada. Após a bela jogada que resultou no gol de Giovanni, o chinês foi mantido entre os titulares e começa jogando. Tite faz três mudanças no time: Danilo Fernandes substitui Julio Cesar no gol, enquanto Willian Arão e Gil entram nos lugares de Nenê Bonilha e André Vinícius, respectivamente.

O reencontro do time com a torcida alvinegra não deve ter um Pacaembu tão cheio. Até a noite de terça-feira, quase 13 mil entradas foram vendidas, e a expectativa é de que as bilheterias fiquem movimentadas apenas horas antes da partida contra a Ponte. A Federação Paulista de Futebol (FPF) alterou o horário do jogo para evitar confrontos entre corintianos e são-paulinos, uma vez que o Tricolor enfrenta o Bolívar, pela Libertadores da América, às 22h, no Morumbi.

A partida contra o Corinthians dá início a uma semana importante para a Ponte Preta. Além da busca pela primeira vitória, depois de empatar sem gols com o Mogi Mirim, a Macaca terá na sequência o dérbi contra o Guarani. O clássico campineiro está marcado para sábado, quando a equipe já espera ter força máxima. Duas das principais contratações para 2013, o meia Ramírez e o atacante Alemão ainda não têm condição de jogo.

O árbitro de Timão e Ponte será Luiz Vanderlei Martinucho, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e João Edilson de Andrade. O PFC transmite a partida para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view, enquanto o GLOBOESPORTE.COM relata todos os lances em Tempo Real a partir das 17h, com vídeos exclusivos.


header as escalações 2

Corinthians: seguindo o plano de revezamento de goleiros traçado pelo técnico Tite para o início da temporada, Julio Cesar foi substituído por Danilo Fernandes na meta alvinegra. Nenê Bonilha também deixou a equipe, dando lugar a Willian Arão. O zagueiro Gil, recém-contratado, teve a documentação regularizada e faz sua estreia. Os titulares do Timão, mais os reforços Alexandre Pato e Renato Augusto, entram em campo somente a partir da quarta rodada. A provável escalação desta quarta-feira é a seguinte: Danilo Fernandes, Edenílson, Felipe, Gil e Welder; Willian Arão e Guilherme Andrade; Giovanni, Guilherme e Zizao; Romarinho.

Ponte Preta: o BID foi determinante para a formação do time titular da Ponte para esta quarta. O técnico Guto Ferreira esperou até o último instante pela regularização do atacante Chiquinho e comemorou a oportunidade de utilizá-lo contra o Corinthians, justamente o ex-clube do jogador. Ele será o substituto de Rildo, vetado pelo departamento médico. É a única novidade em relação ao empate com o Mogi. A Ponte vai a campo com Edson Bastos; Artur, Cleber, Ferron e Uendel; Baraka, Bruno Silva, Cicinho e Wellington Bruno; Chiquinho e William.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Corinthians: os jogadores mais utilizados na temporada passada (considerados titulares) seguem aprimorando a parte física antes do retorno aos gramados. São eles: Cássio, Alessandro, Paulo André, Fábio Santos, Ralf, Paulinho, Danilo, Douglas, Emerson Sheik, Guerrero e Jorge Henrique. Alexandre Pato e Renato Augusto, reforços para 2013, engrossam o grupo. Exceção entre os titulares feita ao zagueiro Chicão, que será submetido a uma artroscopia no joelho esquerdo e terá de ficar um mês afastado.

Ponte Preta: Ramírez e Alemão estão fora por questões burocráticas. O primeiro não pode atuar por pertencer ao Corinthians (uma cláusula no contrato de empréstimo impede sua escalação contra o Timão). Alemão, por sua vez, ainda espera a regularização da documentação. O imbróglio está entre o Vicenza, da Itália, dono dos seus direitos federativos, e o Guaratinguetá, seu último clube. Além de Rildo, Diego Rosa, Rossi e Renan também estão vetados pelo departamento médico.

header fique de olho 2

Corinthians: o zagueiro Gil será o primeiro entre os três contratados pelo clube para esta temporada a estrear. Ele estava no Valenciennes, da França, para onde foi após passagem pelo Cruzeiro. Com Chicão afastado por um mês, em recuperação, o jogador deve ganhar espaço no elenco e disputa, desde já, espaço para a estreia na Taça Libertadores da América, marcada para o dia 20 de fevereiro.

Ponte Preta: o zagueiro Cleber inicia a temporada com moral. Um dos remanescentes de 2012, ele chegou a despertar o interesse do Palmeiras, mas permaneceu no Majestoso e começou o ano com a braçadeira de capitão. Contra o Mogi Mirim, ele foi um dos destaques da Macaca, ganhando todas as divididas com o atacante Henrique.

header o que eles disseram

Tite, técnico do Corinthians: "Cada jogo tem uma importância muito grande na preparação da equipe. Agora é somar pontos no Paulista e buscar uma classificação na melhor condição possível. Esse é o foco".

Guto Ferreira, técnico da Ponte Preta: “Minha equipe não marcou individualmente nem o Neymar, que dirá o Zizao. É claro que vamos ter atenção com ele, mas dentro de uma estrutura. Se houver erros, a tendência é ele aparecer. Caso contrário, estaremos tranquilos”.

header números e curiosidades (Foto: arte esporte)

* Quem leva vantagem? Veja o histórico de confrontos na Futpédia

* O Corinthians permaneceu 16 jogos sem perder para a Ponte Preta no Campeonato Paulista: foi entre 1953 e 1971. A maior goleada aconteceu em 1957, quando o Timão aplicou 5 a 1 sobre a Macaca. O tabu terminaria com um triunfo campineiro no estádio do Pacaembu.

* O confronto alvinegro é garantia de gols. Há 25 anos não acontece um empate sem redes balançadas entre Corinthians e Ponte Preta: o último foi em 1988, quando as equipes se enfrentaram no estádio do Canindé. De lá para cá, foram 22 duelos, sempre com gols.

* Dois dos 26 títulos paulistas do Corinthians vieram com vitórias sobre a Ponte Preta na final: 1977, quando o Timão quebrou o jejum de 23 anos sem títulos, e 1979. No ano passado, a Macaca eliminou a equipe da capital nas quartas de final do estadual, vencendo por 3 a 2 no Pacaembu.

* A última vez que o Corinthians venceu a Ponte Preta no estádio do Pacaembu, palco da partida desta quarta-feira, foi em 2008. De lá para cá, dois empates e duas vitórias da Macaca, pelo Paulistão e pelo Brasileirão.

header último confronto v2

Na última vez em que se encontraram, Corinthians e Ponte Preta viram o jogo ser definido apenas nos minutos finais. Em jogo válido pelo returno do Brasileirão, no dia 12 de setembro do ano passado, Tiago Alves abriu o placar para a Macaca aos 22 minutos do segundo tempo. O Timão reagiria a pouco tempo do apito final: aos 44, Emerson Sheik fechou o placar.