sábado, 8 de dezembro de 2012

Uniforme do Corinthians terá logotipo verde no Mundial de Clubes

Felipe Bolguese e Rodrigo Vessoni - 08/12/2012 - 00:11 Enviados especiais a Nagoya (JAP)

Logo verde do Mundial

O Corinthians jamais teve a cor verde, do rival Palmeiras, em seu uniforme oficial. Mas, por imposição da Fifa, terá de usá-la em uma das mangas do seu uniforme no Mundial de Clubes que está sendo disputado no Japão. A estreia do Timão será no dia 12, contra o vencedor de Al Ahly (EGI) x Sanfreece Hiroshima (JAP), amanhã.

Trata-se do logotipo do “Football for Hope”, um movimento que usa o poder do jogo para contribuir com as Nações Unidas para uma mudança social. O movimento é liderado pela Fifa e pela Streetfootballworld, que coordena mais de 80 organizações para abraçar desafios sociais como reduzir índices de criminalidade, de desemprego, problemas de saúde e número de sem-abrigo, entre outros.

A diretoria corintiana torceu o bico para a obrigatoriedade do uso do logo verde, mas não fará objeção à Fifa com relação ao assunto.

– Se tem de usar, vamos cumprir o regulamento. Não sou do tipo de pessoas que liga para esse tipo de coisa, de achar que não pode usar preto, branco, azul ou verde porque pode dar azar. Tenho a cabeça mais aberta quanto a isso. Acho que não interfere no desempenho da equipe em campo – afirmou o presidente do clube, Mário Gobbi Filho, em entrevista à ESPN Brasil.E MAIS:

Médico se diz otimista com a recuperação de Guerrero, mas faz ponderação
Corinthians não é favorito pela eliminação do Chelsea, diz Tite
Jogadores do Timão acompanharão Hiroshima e Al Ahly do estádio
Timão faz passeios em shoppings de Nagoya para, enfim, acertar o fuso

O patch verde será colocado em uma das mangas da camisa. Na outra, a Fifa deve impor que o Corinthians utilize o logotipo do Fair Play, nas cores amarelo e azul.

O tabu de não usar a cor que remete ao Palmeiras já fez com que o Corinthians tomasse posição firme em determinadas situações. Alguns logos de patrocinadores foram alterados – Medial Saúde e Pepsi Twist, por exemplo – por ter verde. Recentemente, ao fazer um ato beneficente para o AfroReggae, colocou o símbolo do grupo cultural sem a cor em seu uniforme.

 Verde? JAMAIS!!!

Carnaval
Maior torcida organizada do clube, a Gaviões da Fiel desfila no Carnaval de São Paulo e precisa improvisar em alegorias e fantasias para evitar a cor verde. Em 2003, quando o tema foi “As Cinco Deusas Encantadas na Corte do Rei Gavião”, sobre as cinco regiões do Brasil, os carnavalescos tiveram de excluir o verde ao tratar da Amazônia.

“Em 2003, tratamos da Amazônia no desfile e existiu todo o cuidado da nossa parte em não usar o verde. Foi um desafio, mas pintamos tudo como se estivesse no outono. Mudamos as cores. A questão da rivalidade no futebol é sadia e a gente tem de manter isso na entidade"
Ernesto Teixeira
Intérprete da Gaviões da Fiel no Carnaval

Mancada!
No primeiro dia de treino do técnico Daniel Passarela no Timão, em 2005, seu tradutor deu uma bola fora. Leandro Moura, que ajudava o argentino, foi de camisa verde ao Parque São Jorge.

Campo cinza
A Arena Corinthians, em Itaquera, tem uma quadra sintética com a grama totalmente cinza. Funcionários das obras costumam usar o local para peladas nos fins
de semana.

Aqui não!
No dia 30 de outubro deste ano, um escocês resolveu assistir à partida do Timão contra o Sport com a camisa do Celtic. Como o uniforme é verde e branco, o gringo foi xingado nas numeradas.

Placas no CT
A empresa Gatorade, um dos patrocinadores do clube que tem suas letras do logo em verde, precisou mudar. Nas placas de publicidade no CT Joaquim Grava, a escrita está em laranja e branco.

Celso Unzelte
Jornalista e historiador

Em mais de cem anos de história, NUNCA!

Nunca! Jamais, em mais de cem anos de história, aconteceu de o Corinthians ter verde na camisa. Agora será por uma boa causa. Mas acho que, se for bicampeão mundial, vai passar batido. Será até uma homenagem a um grande rival, time que travou grandes duelos e cooperou para a grandeza do clube. Um não vive sem o outro. Se perder, pode pegar alguma coisa. Você sabe como é torcedor... Vão falar que deu azar.

Houve alguns casos diferentes de camisas do Timão. A Pepsi Twist fez o limão ficar amarelo na camisa. A Medial Saúde, cujo logo é verde, acabou virando preto.

Na história, o Corinthians usou preto e amarelo em uma excursão pela América do Sul. Era um jogo contra o Universitário do Peru, em 1969. Às pressas, o Timão jogou com uniforme listrado em amarelo e preto e ainda tinha uma gola vermelha. Foi bem estranho. Nos anos 50, também teve uma outra que não caiu no gosto. Usou dois Vs pretos no peito, no estilo da camisa do Vélez (ARG). Chamavam até de babador, na época. A torcida também não gostava de jeito nenhum.