domingo, 9 de dezembro de 2012

Sem fazer muito esforço, Monterrey vence o Ulsan e se garante na semi

O jogo não foi dos mais empolgantes, mas o Monterrey, do México, fez o básico e necessário para vencer o Ulsan, da Coreia do Sul, por 3 a 1 no início da manhã deste domingo, na cidade de Toyota. O resultado garantiu a equipe na semifinal do Mundial de Clubes da Fifa.

Apesar de o duelo deste domingo ter colocado frente a frente o campeão da Liga dos Campeões da Ásia e o vencedor da Liga dos Campeões da Concacaf, quem deve ter ficado mais empolgado com a partida foi o Chelsea. Os ingleses, que vêm de fase conturbada após a troca de treinador - Rafa Benítez assumiu o comando no lugar de Roberto Di Matteo - e a eliminação na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, enfrentam agora os mexicanos na semifinal do torneio e não tiveram muitos motivos para preocupação.

Com a vantagem conquistada no primeiro tempo, o Monterrey voltou em ritmo de treino para a segunda etapa. Delgado, no fim, conseguiu marcar duas vezes para aumentar a vantagem no marcador diante de um adversário bastante inferior.

A semifinal entre Chelsea e Monterrey está marcada para a próxima quinta-feira, dia 13, na cidade de Yokohama. O Corinthians entra em campo um dia antes, em Toyota, para encarar o vencedor do duelo entre Al Ahly, do Egito, e Sanfrecce Hiroshima, do Japão, por uma vaga na decisão do Mundial.

Jesus Corona, do Monterrey, Lee Ho, do Ulsan (Foto: Kimimasa Mayama / EFE)Jesus Corona, autor do gol do Monterrey, tenta passar pela marcação de Lee Ho, do Ulsan  (Foto: EFE)

Mexicanos sobram em campo na primeira etapa

Sem dar tempo para o Ulsan se empolgar com o apoio da pequena, mas animada, torcida coreana que compareceu ao estádio, o Monterrey começou no ataque. Aos seis, Delgado recebeu em boa posição dentro da grande área, mas demorou na hora do arremate e facilitou o desarme do defensor. Mas, dois minutos mais tarde, os mexicanos chegaram ao gol.

Em boa triangulação do ataque, Delgado lançou De Nigris na esquerda, que, de primeira bateu cruzado e achou Jesus Corona livre na grande área para empurrar a bola para o fundo da rede.

Atrás no marcador, os coreanos tentaram sair para o ataque. Apesar de ter mais posse de bola, as principais chances continuaram do lado do Monterrey. Aos 11, novamente Delgado pela esquerda cruzou na medida para De Nigris, que cabeceou em cima do goleiro Youngkwang.

Na melhor oportunidade para o Ulsan, aos 23, Shinwook não fez justiça ao uniforme com o número 9 que veste, tradicional entre os principais goleadores. Após cobrança de falta da direita, o jogador apareceu livre na pequena área, mas furou a cabeçada e desperdiçou grande chance de igualar o marcador antes do intervalo.

Mesmo com "sono", Monterrey garante vaga com tranquilidade

Provavelmente até o Monterrey se surpreendeu com a fragilidade técnica do Ulsan. Tanto que voltou para o segundo tempo totalmente desligado. A postura preguiçosa dos mexicanos serviu para recolocar o Ulsan na partida.

Se não tinha qualidade para trabalhar a bola e tentar jogadas pelo meio, os coreanos apostaram nas jogadas pelo alto com Shinwook, grandalhão de 1,96m. Pelas laterais, a equipe abusou dos cruzamentos e deu trabalho ao goleiro Orozco nas saídas do gol.

Arriscando mais chutes de longa distância, principalmente com o argentino Neri Cardozo, o Monterrey teve sua melhor chance da segunda etapa aos nove minutos. Após escanteio cobrado da direita, Darvin Chavez desviou de cabeça para Sergio Perez, que completou sem dar chances ao goleiro coreano. O auxiliar, porém, assinalou impedimento na jogada e estragou a festa mexicana.

Quando o Ulsan tentava se empolgar e pressionar na base dos cruzamentos para a área, o Monterrey conseguiu definir a classificação em duas jogadas individuais de Delgado. Na primeira, De Nigris dividiu com o goleiro e deixou para o atacante completar para o gol vazio, aos 28 minutos. Já perto do fim, novamente Delgado se livrou da marcação dentro da grande área e bateu cruzado, colocado, sem chance para Youngkwang.

Ainda deu tempo para que o Ulsan conseguisse descontar, aos 43, após chute de longa distância e grande colaboração do goleiro Orozco, mas nada que pudesse estragar a classificação mexicana para encarar o poderoso Chelsea na semifinal.