segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Recepção ao time do Corinthians pode entrar para a história paulistana

Gabriela Chabatura - 17/12/2012 - 18:38 São Paulo (SP)

Torcida do Corinthians invade a Avenida Paulista para comemorar bimundial (Foto: Eduardo Viana)
Torcida do Corinthians invadiu a Avenida Paulista para comemorar bimundial. No retorno do time ao país, tem mais! (Foto: Eduardo Viana)

O desembarque do Corinthians, marcado para a manhã desta terça-feira, promete entrar na relação das grandes mobilizações populares da história paulistana em relação a façanhas esportivas e visitas de famosos. Após a conquista do Mundial de Clubes, com mais de 30 mil torcedores no Japão, o retorno ao país tem tudo para ser ainda mais mais calorosa.

O LANCE!Net listou alguns dos episódios que pararam as ruas da capital paulista, entre elas a conquista mundial do São Paulo em 2005, a morte do piloto e corintiano Ayrton Senna, cujo cortejo fúnebre foi acompanhado por cerca de 250 mil pessoas, além da recepção ao Papa Bento XVI.

O desembarque do Timão está previsto para acontecer por volta das 7h, no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Para evitar a presença de torcedores no saguão e garantir a segurança dos presentes, foi montado um esquema especial e a delegação deixará o local pela pista. Nenhuma viatura do Corpo de Bombeiro (Cobom) será deslocada para o local.

Apesar de pouco tempo para o elenco desembarcar, a logística e local de comemoração continuam indefinidos. O trajeto, que antes seria feito pelos bombeiros, ainda não tem transporte escolhido e pode acontecer em um trio elétrico do patrocinador. O Sambódromo do Anhembi, que seria o ponto da comemoração corintiana, também já foi deixado de lado por não ter sido liberado pela Prefeitura de São Paulo.

Nem mesmo o presidente do clube, Mário Gobbi, sabe dizer detalhes da festa. Segundo ele, toda a programação está sendo organizada pelo departamento de marketing em conjunto com um patrocinador, a Brahma.

- O que nos passaram é que o aeroporto seria fechado e nós iríamos de ônibus até a Ponte da Vila Maria e de lá para o Anhembi, mas agora, ao chegar aqui em Frankfurt, as notícias já não batem mais - disse o cartola ao canal ESPN.

- O Anhembi não teria sido liberado, daí muda os planos. Quem está cuidando disso é o departamento de marketing. Nós estamos em contato e esperando para definir - completou.

A ideia inicial era que o trajeto terminasse no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi, mas Gobbi também já descartou a possibilidade.

O torcedor que quiser acompanhar o Timão nas ruas da capital, deve se preparar para possíveis pancadas de chuva. De acordo com a Somar Meteorologia, a previsão é de sol com pancadas de chuva. No período da manhã, a temperatura fica por volta dos 18ºC. A mínima para esta terça é de 19ºC e máxima de 28ºC.


Relembre outros fatos históricos que pararam São Paulo:

Conquista do tricampeonato mundial do São Paulo em 2005
Depois de conquistar o Mundial de Clubes de 2005, o São Paulo desembarcou em São Paulo com cinco mil torcedores à espera no Aeroporto de Cumbica. Apesar da presença da torcida, a delegação deixou o aeroporto pela pista e realizou uma carreata em trio elétrico de Guarulhos até o estádio do Morumbi.

Durante o trajeto, diversas vias da cidade foram bloqueadas e sofreram com o trânsito lento. Na época, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) chegou a registar 100 quilômetros de congestionamento.

Depois da carreata, a festa encerrou-se no Morumbi, onde mais de oito mil torcedores aguardavam os campeões. No estádio, os são-paulinos foram recepcionados com tapete vermelho e deram a tradicional volta olímpica com a taça.

Morte do piloto e corintiano Ayrton Senna em 1994
Quando o piloto e corintiano Ayrton Senna morreu no dia 1º de maio de 1994, depois de um acidente trágico no Grande Prêmio de San Marino, cerca de 250 mil pessoas se despediram do ídolo em um cortejo fúnebre pelas ruas de São Paulo, cidade onde ele foi velado e enterrado no dia 5. A imagem foi transmitida ao vivo por emissoras de TV.

O velório durou cerca de 21 horas, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Antes, houve um cortejo com um trajeto de 17 quilômetros de São Paulo, que terminou no cemitério do Morumbi.

Chegada da Seleção Brasileira pentacampeã do Mundo em 2002
Sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari, a Seleção Brasileira sagrou-se campeã do mundo em 2002 e, em seu retorno no Brasil, comemorações não faltaram. Os jogadores passaram pelas cidades de Brasília, Rio de Janeiro até chegar a São Paulo. Foram mais de 20h30 de festas.

Por volta das 4h, a delegação desembarcou na capital paulista e foi recepcionada pelo governador Geraldo Alckmin e pela prefeita Marta Suplicy. De lá, sete jogadores do grupo foram até o Sambódromo do Anhembi e desfilaram em carro do Corpo de Bombeiros durante 30 minutos. Lá, cerca de duas mil pessoas aguardavam a Seleção Brasileira.

Recepção ao Papa Bento XVI em 2007
Em 2007, quando desembarcou em São Paulo, o papa Bento XVI foi recepcionado por por mais de um milhão e meio de fiéis no Campo de Marte, na zona norte da capital. Na ocasião, o Sumo Pontífice passou de papamóvel pela multidão e contou um efetivo especial para garantir a segurança.

Embarque do Corinthians para o Mundial de Clubes, no Japão, em 2012
Antes de embarcar para o Japão, cerca de 15 mil torcedores do Timão lotaram o Aeroporto de Cumbica para desejar sorte ao time para a conquista do bicampeonato da competição. Em caminhada, a torcida partiu do CT Joaquim Grava até o aeroporto.

A rodovia Ayrton Senna foi lotada por corintianos, que provocou congestionamento na via, e a movimentação de 'pessoas comuns' no aeroporto foi bastante dificultada.

A multidão mudou até a rotina do aeroporto, pois tripulações não conseguiram chegar ao local e voos sofreram atrasos.