sábado, 22 de dezembro de 2012

Narrador lembra conversa com Tite e destaca torcida: 'Parecia o Pacaembu'

Pela terceira vez na história do futebol, brasileiros e ingleses se enfrentavam em uma final de Mundial de Clubes. O Flamengo venceu o Liverpool, em 1981, e o Palmeiras perdeu para o Manchester, em 1999. A decisão de 2012 entre Corinthians e Chelsea era uma espécie de tira-teima. Melhor para Brasil que conquistou mais uma taça. Quem viu de muito perto dessa conquista foi Milton Leite. O narrador do SporTV relembrou os dias no Japão e se disse impressionado com a festa da torcida corintiana que pode presenciar do outro lado do mundo (assista ao vídeo).

- Foi muito impressionante fazer esse Mundial com o número de pessoas do Brasil que estavam lá. Não só os que foram do Brasil, tinha muita gente da Europa, que mora no Canadá, na Austrália, em fim. Encontramos gente de todo lugar lá. Então, acho que além do Corinthians campeão, esse Mundial vai ficar marcado para sempre pela presença de torcedores, pela multidão que a gente viu invadir o Japão para torcer pelo Corinthians - afirmou Milton.

No Canal Campeão desde 2005, o narrador já participou da cobertura de muitos eventos importantes, como duas Copas do Mundo (Alemanha-2006 e África do Sul-2010) e dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 e Londres-2012. Apesar da sua experiência, ele revela que nunca viu uma manifestação de torcedores como essa. Milton afirma que, antes de sair do Brasil, leu matérias dizendo que torcedores tinham vendido o carro, deixado o emprego para ir para o Japão, mas a sensação que ele tinha era de alguns casos isolados. Porém, o primeiro jogo, contra o Al-Ahly, do Egito, mostrou que não era bem assim.

Confira na íntegra o programa especial sobre os jogos de 2012 que ficaram na memória

Torcida do Corinthians em Yokohama (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Torcida do Corinthians em Yokohama
(Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

- Quando a gente foi para o primeiro jogo, em Toyota, o estádio praticamente só tinha corintiano. Lembro que, com a minha câmera, fiz uma foto do lado de fora do estádio e parecia a praça Charles Miller, parecia a entrada do Pacaembu. Só tinha gente com a camisa do Corinthians. Quando eles anunciaram o público, 31 mil pessoas, a gente começou a ficar assustado e calculamos que ali devia ter uns 25 mil corintianos. No dia da final, no estádio que tinha 68 mil torcedores, foi muito impressionante. No hotel, nas nossas conversas, falamos: "Espera aí! Vamos fazer as contas. Das 68 mil pessoas no estádio, no mínimo 30 mil eram corintianos". Essa presença do torcedor, essa invasão, foi uma coisa muito impressionante.

A invasão corintiana causou um outro efeito no Japão. A paixão dos brasileiros contagiou os japoneses e Milton lembra que, mesmo sem entender uma palavra em português, os japoneses embarcaram na festa e compareceram ao estádio na decisão do título para torcer, com direito a camisa e bandeira do Corinthians. Apesar do apoio local, a expectativa para o jogo era grande já que o Timão não tinha estreado tão bem quanto o Chelsea. Mas, o início do jogo mostrou que as equipes estavam brigando em tom de igualdade e as boas defesas de Cássio aumentaram mais ainda a vontade de trazer esse título para o Brasil.

- A alteração que o Tite fez, colocando o Jorge Henrique como um segundo marcador, sem perder o poder de fogo no ataque, foi boa. Em função do Cássio ter feito, pelo menos, três defesas impressionantes, fica aquela sensação de que o time jogava uma bela partida. Quando vem o segundo tempo, o Corinthians começa a dominar o jogo, a empurrar o Chelsea para trás. O Chelsea começa a ter muito pouca chance no ataque e, ao contrário, o Corinthians passou a ficar muito próximo da área. Quando sai o gol eu tive praticamente certeza que o Corinthians seria campeão porque era um jogo que, muito claramente, quem fizesse o primeiro gol seria o campeão - disse.

Tite na comemoração do Corinthians festa Mundial (Foto: Leandro Martins / Futura Press)Tite na comemoração do Corinthians campeão mundial (Foto: Leandro Martins / Futura Press)

O narrador relembrou também uma conversa que teve com o treinador da equipe. No dia anterior, Milton perguntou para Tite se ele achava que merecia ser campeão mundial. Após algumas considerações, Milton revela que o técnico achava sim que merecia essa conquista. Mas, a conversa não ficou só na cabeça de Milton Leite. Já como campeão mundial, Tite lembrou da entrevista.

- Quando acabou o jogou, a nossa equipe do SporTV estava esperando o pessoal da engenharia desmontar as coisas em uma parte onde passavam os ônibus das delegações. Passou o ônibus do Corinthians e o Tite estava sentado no primeiro banco. Ele me viu, apontou para mim e balançou o dedo, como quem diz: "Esta vendo só, eu merecia e ganhei". Foi muito legal ter estado lá, foi muito bom um time brasileiro ter ganhado o Mundial e ver esse time do Corinthians completar um ciclo tão espectacular.

Para a próxima temporada, o Corinthians quer conquistar mais títulos e já começou a contrar reforços. O primeiro a assinar com o clube foi Renato Augusto, ex-Bayern de Munique. Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro e São Paulo também já começaram a fechar acordos. Quem fez a melhor contratação para 2013? Vote na enquete e participe.

Assista a mais vídeos do É Gol!!!