segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Timão: Jogadores que serão a base no início do Paulistão se reapresentam

Rodrigo Vessoni - 07/01/2013 - 11:20 São Paulo (SP)

Edenílson tem o corpo escaneado pelo DEXA (Dual-Energy X-ray Absorptiometry) (Foto: Rodrigo Vessoni)
Edenilson tem o corpo escaneado pelo Dexa (Dual-Energy X-ray Absorptiometry)

A segunda parte do elenco do Corinthians se apresentou na manhã desta segunda-feira no CT Joaquim Grava. Eles serão responsáveis, em sua maioria, pelo desempenho alvinegro no início do Campeonato Paulista, já que os titulares que foram campeões mundiais voltarão ao batente apenas no dia 14 e não estarão aptos a participarem dos primeiros jogos da competição.

Julio Cesar, Danilo Fernandes, Guilherme Andrade, Wallace, Guilherme, Willian Arão, Edenilson, Giovanni e Romarinho se apresentaram. O zagueiro Felipe, que era aguardado na mesma turma, não se apresentou pela manhã. Martínez, que deve ser negociado, Wallace e todos os outros que entraram em campo em um dos dois jogos do Mundial de Clubes voltarão ao batente.

Sob o comando do fisiologista Antonio Carlos Fedato Filho, todos os atletas passaram por um exame chamado de densintometria óssea nesta manhã. O objetivo é avaliar o risco de fraturas. Para isso, é usada uma tecnologia avançada de raio X, chamada de absormetria radiológica de dupla energia ou Dexa (Dual-Energy X-ray Absorptiometry). Com ela, mede-se a densidade mineral óssea (DMO). A medição é feita na parte inferior da coluna vertebral e nos quadris.

- Estamos escaneando o corpo dos atletas, analisando o percentual de gordura, massa muscular e equilíbrio dos membros. Vendo as variações para termos a continuidade de treinamentos dos atletas, que estão voltando de férias, e o que devemos atingir nos treinos - explicou Fedato, ainda na apresentação da primeira turma, no último dia 3.