sexta-feira, 5 de outubro de 2012

'Órfão' de Alex no Fener, Cristian já prepara aposta com ex-Chelsea

A conturbada saída de Alex não deixou apenas a torcida do Fenerbahçe orfã de seu maior ídolo nos últimos tempos. Companheiro de meio-campo, o volante Cristian é agora o único brasileiro do time turco. Não haverá pressão para substituir quem foi incontestável desde 2004, mas no primeiro jogo sem o camisa 10, o dono da 16 tratou a bola com muito carinho. Mais adiantado como de costume, marcou um lindo gol de falta na vitória sobre o Borussia Mönchengladbach, por 4 a 2, na última quinta-feira, na Alemanha, pela Liga Europa. O jeito, como manda a música, é deixar a vida lhe levar.

Cristian Fenerbahçe (Foto: Reuters)Cristian comemora gol do Fenerbahçe: ele aposta que o Chelsea irá chorar no Mundial (Foto: Reuters)

Cristian não esconde que o clube perdeu, além de um excelente jogador, "um ótimo ser humano". Para seguir em frente sem lamentar o passado, ele tem algumas distrações, como a paixão pelo basquete - assistiu na última sexta, direto da arquibancada, ao amistoso entre o próprio Fener e o Boston Celtics, da NBA. E no reencontro com o português Raul Meireles durante os treinos tratará de arrumar uma pequena brincadeira: o ex-jogador do Corinthians quer apostar com o antigo meia do Chelsea - que conquistou a Liga dos Campeões - quem vencerá o Mundial de Clubes no Japão, em dezembro.

- Bom você ter me lembrado sobre isso, já tinha esquecido que ele veio do Chelsea (risos). Vou comentar para rolar uma apostinha, veremos se ele aceita. Sou mais o meu Corinthians sempre - disse Cristian, em entrevista por telefone ao GLOBOESPORTE.COM.

Alex, Cristian e Raúl Meireles em vitória do Fenerbahçe (Foto: Divulgação / Site oficial)Raul Meireles, Alex e Cristian comemoram (Foto: Divulgação / Site oficial)

Com passagem também pelo Flamengo, o volante de 29 anos tem propriedade para opinar sobre grandes torcidas. Ele garante que a do Fenerbahçe não deve nada a nenhuma das que já conheceu.

- No jogo contra o Borussia Mönchengladbach ela dividiu a arquibancada. É impressionante - afirmou o volante que, ao contrário de Alex, planeja seguir na Turquia até o fim de seu contrato, em junho de 2015. A seleção brasileira também continua em seus planos. Confira abaixo outros trechos da entrevista:

GLOBOESPORTE.COM: No primeiro jogo sem Alex você já atuou um pouco mais avançado e até fez um gol. O Raul Meireles também. Apenas coincidência?

Cristian: Tem alguns jogos em que eu faço essa função, mas como o treinador pediu o time com três volantes para a gente se movimentar muito, a intenção era ter total liberdade para ir para o ataque sem esquecer de defender. Quem subia sabia que tinham dois atrás para segurar. O Raul é um jogador importante, tem uma bagagem legal, vem de time grande e para ajudar a gente. Combinou legal até o momento.

Como está o grupo depois da perda do Alex? Ainda lidando com o baque?

A gente não tem duvida nenhuma: perdeu um excelente jogador, um ótimo ser humano. Alex tem uma história bonita no Fenerbahçe que ninguém vai conseguir apagar. Fiquei triste, o grupo também, pela forma como foi, mas a vida segue. Somos profissionais e tudo continua.

Torcida Fenerbahçe (Foto: Getty Images)Torcida do Fenerbahçe empolga Cristian (Foto: Getty Images)


Antes de rescindir o Alex já avisou que voltaria ao Brasil em 2013. E você?

Tenho contrato até 2015, não quero voltar agora não. Estou muito feliz aqui, recebo um carinho enorme do clube, a torcida também me dá muito carinho. Tenho total condição para trabalhar e pretendo ficar aqui por um bom tempo.

Soube que o seu basquete é uma de suas paixões. Como foi ver o Boston Celtics na sua cidade?

Sou fã de basquete e fui ao jogo. E acho que ter essa oportunidade de ver o Fenerbahçe e Boston é única, pois no Brasil a gente não tem esse tipo de jogos, só pela Europa. Estava muito ansioso, a atmosfera é muito gostosa. Fui de arquibancada, com o pessoal que é gostoso, apoio com o time de basquete também é legal. Curto todos os craques do Boston, mas minha torcida ficou com o Fenerbahçe.

A fama da torcida do Fener é de ser uma das melhores do mundo, sempre presente... No basquete é ainda mais visível?

Ajuda muito, a torcida aqui é impressionante. Quinta mesmo na Alemanha a gente dividiu estádio com torcedores Borussia, é uma coisa fora do normal. Todo lugar que estamos é estádio lotado, a galera incentivando. São fanáticos mesmo e me dão muitas alegrias. É aquele 12º jogador, sem dúvida. E também parecido demais com as de Flamengo e Corinthians. São torcidas de massa, as duas as maiores do Brasil, mas a do Fener é incrível, estão em qualquer lugar e a paixão que mostram pelo clube é impressionante.

Kuyt Cristian Fenerbahçe (Foto: Reuters)Kuyt e Cristian celebram a vitória do Fenerbahçe contra o Borussia Mönchengladbach (Foto: Reuters)

Você saiu e viu Ralf e Paulinho assumirem a volância do Corinthians. Foi bem entregue? O Timão está bem servido ali para o Mundial?

Sem dúvida que são dois excelentes jogadores, fizeram história no Corinthians, foram chamados para a seleção brasileira... A gente sabe que a dupla de volantes é o mais importante ali no meio-campo e ela está fazendo um grande trabalho. Espero que possa ir bem no fim do ano, torcer para ser bicampeão mundial, pois eles são merecedores.

E você quanto à seleção brasileira? Ainda sonha?

A gente tem que trabalhar, sabe que é difícil, mas tem jogadores que estão sendo convocados da Rússia, Ucrânia, aqui na própria Turquia o André Santos foi convocado, o Elano também. Uma hora a oportunidade vai surgir e espero que um dia eu tenha essa chance. É continuar trabalhando, só assim se tem algo na vida.