sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Com 103 mil sócios-torcedores, Timão encosta no Inter e anunciará upgrade

Rodrigo Vessoni - 05/10/2012 - 06:30 São Paulo (SP)

HOME Torcida do Corinthians no Pacaembu - Corinthians x Boca Juniors (Foto: Ari Ferreira)
Torcida do Timão quer ser a mais fiel como sócio-torcedor (Foto: Ari Ferreira)

O Internacional que se cuide! Nos próximos meses, a diretoria do Corinthians quer ter o maior número de sócios-torcedores do país. O clube chegou aos 103 mil associados ativos no Fiel Torcedor, só três mil a menos do que o Colorado, que se vangloria há anos de ser o primeiro do país.

Para isso, o clube planeja o lançamento até o fim do mês de novembro de um novo modelo de plano, que terá como parceiro a Brahma. A empresa, que também fechou com outros clubes, terá um esquema de desconto no varejo para os torcedores que possuírem cartão fidelidade. A Brahma procura fabricantes e varejistas para negociar descontos que vão de 5% a 10% em produtos parceiros – cervejaria já fechou acordo com a PepsiCo e negocia com outras empresas, como Pão de Açúcar.

Os sócios-torcedores que já fazem parte do Fiel Torcedor também terão essa melhoria em seus atuais planos, podendo utilizar a rede de varejo que terá descontos e promoções. Os detalhes estão sendo tratados para o lançamento, que deve acontecer até próximo mês.

Criado em 2008, o plano de sócio-torcedor do Timão possui mais de 132 mil inscritos, mas o clube considera apenas o número de 103 mil devido à efetivação, ou seja, ao menos um pagamento após adesão. Por meio do programa, o corintiano compra seu bilhete antes da abertura das bilheterias, pela internet, no cartão de crédito ou boleto bancário – um posto de atendimento no Parque São Jorge também é disponibilizado. O preço para se associar é mais um atrativo: R$ 100 por ano (R$ 8,30 por mês).

OS MAIORES DO BRASIL

Internacional - 106 mil
Corinthians - 103 mil
Grêmio - 65 mil
Santos - 50 mil
São Paulo - 50 mil
Palmeiras - 17 mil
Sport - 12 mil
Flamengo - 10 mil
Cruzeiro - 10 mil
Ponte Preta - 9 mil
Atlético-MG - 5,4 mil
Portuguesa - 1 mil

CLUBE QUER MAIS ASSOCIADOS

Além do número de sócios-torcedores, a diretoria do Corinthians pretende aumentar o número de associados do clube que, além de frequentarem as dependências do Parque São Jorge, ainda têm direito a voto no pleito presidencial.

A primeira medida foi o desconto de 50% para na taxa de reativação de sócios antigos, por R$ 500 (Familiar) e R$ 360 (Individual). A segunda será a divulgação de mensagens na camisa, no espaço dos patrocinadores que o departamento de marketing ainda busca.

A terceira ação envolve o plano do Fiel Torcedor. Para os associados com mais de 12 meses de plano ativo, oferece, até o próximo dia 31 de dezembro, desconto de 50% na aquisição do título. Os valores para os sócios-torcedores são: R$ 400 (individual) e R$ 550 (familiar), que podem ser pagos em até dez vezes.

PRÓXIMOS DOIS JOGOS

Os sócios-torcedores do Corinthians já compraram quase 23 mil ingressos para os próximos dois jogos da equipe como mandante, que acontecem nos dias 10 e 20 de outubro, respectivamente, contra Flamengo (quarta-feira, às 22h) e Bahia (sábado, às 16h). Para o jogo contra os cariocas, 12,5 mil ingressos vendidos e contra o Bahia, outros dez mil. A venda para esses dois jogos segue no fieltorcedor.com.br.

BATE-BOLA: Lúcio Blanco
Gerente de arrecadação do Corinthians

‘Nosso plano tomou corpo’

O Corinthians tem 132 mil sócios-torcedores inscritos, mas nem todos estão ativos. É isso mesmo?
Isso. São pessoas que fizeram o cadastro, temos na base de dados, mas eles nunca ativaram, nunca fizeram o pagamento para confirmar a adesão. Eles estão no sistema, mas para cadastro, inativos.

Como você analisa o atual estágio do programa do Corinthians?
Eu enxergo que ele já tomou corpo, aprendemos bastante nesse tempo todo (desde 2008). É um projeto que requer rotinas e ajustes diferentes. Eu, particularmente, sobre a minha área, que reflete no dia dos jogos, não penso num numero exorbitante. Objetivo principal é atender bem quem está conosco.

O que evoluiu nos últimos anos em termos de melhoria no FT?
Primeiro definimos como seria o próprio processo, se seria familiar, com um grupo de amigos, etc. O último foi o atendimento no estádio, que acredito que está sendo melhorado, jogo após jogo no Pacaembu.

Como será com o estádio novo? Quando o clube mandar os jogos na arena em Itaquera, mudará algo?
Sobre o estádio novo depende de conversas de várias áreas do clube, mas temos um exemplo legal que é o seguinte: em 2011, a venda de ingresso no Fiel Torcedor, em média, foi de 35%. Em 2012, aumentou para 51%. Isso é gradativo. Já estamos trabalhando no sentido do estádio do novo, de atender bem.