terça-feira, 2 de outubro de 2012

Em noite brasileira, Chelsea goleia o azarão Nordsjaelland na Dinamarca

É justo fazer a ressalva ao espanhol Juan Mata, autor de dois gols e boa atuação, mas a noite desta terça-feira foi um tanto quanto brasileira para o Chelsea. Com direito a um golaço de David Luiz à la Cristiano Ronaldo em cobrança de falta, e um de Ramires após passe de Oscar, os Blues golearam o Nordsjaelland, por 4 a 0, no Parken Stadium, em Copenhague, e assumiram a liderança do Grupo E da Liga dos Campeões após duas rodadas.

Os ingleses estão na ponta da chave pelo critério de saldo de gols, já que Juventus e Shakhtar Donetsk ficaram no empate por 1 a 1 em outro jogo, disputado no Juventus Stadium, em Turim. E lá também teve gol brasileiro: o ex-vascaíno Alex Teixeira abriu o placar para os ucranianos, enquanto o zagueiro Bonucci, logo na sequência, empatou. Ambos seguem invictos na temporada 2012/2013, mas a Velha Senhora está atrás no grupo, com apenas dois pontos. Os azarões dinamarqueses ocupam a lanterna, com zero.

Juan Mata e Oscar, Nordsjaelland x Chelsea (Foto: Agência Getty Images)Juan Mata e Oscar aguardam a chegada de Lampard na comemoração do primeiro gol (Foto: Getty Images)

Engana-se, no entanto, quem imaginou uma imensa superioridade do Chelsea. O possível adversário do Corinthians no Mundial de Clubes do Japão, em dezembro, chegou a temer pelo empate em meados do segundo tempo. Depois de levar uma bola na trave, David Luiz tirou da cartola um belíssimo gol em cobrança de falta para aliviar a pressão dos donos da casa. No fim, Ramires selou a noite brasileira completando assistência de Oscar. Todos foram titulares sob comando do técnico Roberto Di Matteo.

Pouco é o suficiente

Ramires na partida do Chelsea contra o Nordsjælland (Foto: AFP)Ramires foi novamente titular do Chelsea (AFP)

Não foi tão fácil para o Chelsea o primeiro tempo no Parken Stadium. Sem poder receber os atuais campeões no acanhado Farum Park por ter capacidade para apenas dez mil espectadores, o time dinamarquês impôs algumas dificuldades que deixaram o rival sem muitas oportunidades ao longo dos 45 minutos.

O problema é que as equipes grandes, dotadas não costumam precisar de quantidades. Bastou chegarem na cara de Hansen para os Blues abrirem o placar mesmo sem empolgar. Foi com o espanhol Juan Mata, titular depois da boa atuação na vitória sobre o Arsenal, no último sábado. Aos 33, Torres roubou a bola espertamente e deixou para Lampard, que só rolou para o camisa 10 completar.

Àquela altura os visitantes já haviam desperdiçado duas outras boas oportunidades. A primeira nasceu aos três, com participação de Oscar. Já na grande área, o brasileiro cruzou para Moses, livre, cabecear na trave. O Nordsjaelland ameaçou com John, seu melhor jogador, aos 14. Foi num chute de fora da área, depois de passar pela marcação de Ramires.

Apesar de não criar tanto, o Chelsea poderia ter descido para o intervalo ainda com vantagem maior. Aos 43, Oscar deixou Torres livre frente a frente com o goleiro. O centroavante não pegou bem na bola e apenas lamentou a defesa de Hansen. Na sequência do lance ele ainda completou para as redes, mas já estava impedido.

À la CR7, David Luiz alivia a barra do Chelsea

Roberto Di Matteo parecia satisfeito. O técnico italiano tinha Eden Hazard no banco de reservas como única opção realmente ofensiva, mas optou por voltar com o mesmo time. O início do segundo tempo mostrou que o Chelsea não estava tão ligado quanto deveria.

Em 16 minutos o Nordsjaelland resolveu aprontar. Petr Cech só realizou uma defesa, é bem verdade, mas teve de torcer em outras duas oportunidades. Com John, Beckhmann e Stkholm, os dinamarqueses deram sinais de que os Blues poderiam ser punidos pela falta de combatitividade.

Ainda estava por vir, no entanto, o grande susto. Aos 27, John pedalou para cima da defesa inglesa e chutou cruzado. Cech espalmou na ponta dos dedos e ainda viu a bola pegar na trave esquerda. No rebote, Beckmann acertou um chutaço, mas Ashley Cole estava lá para impedir o empate.

Coincidência ou não, o Chelsea acordou depois do lance. Aos 32, Ramires sofreu falta na meia-lua, mas Mata não aproveitou e carimbou a barreira. Como quem não quisesse nada, David Luiz tomou a posição da cobrança seguinte, aos 34, no lado esquerdo de ataque. À la Cristiano Ronaldo, o zagueiro brasileiro acertou um lindo chute e ampliou. Quem diria...

Empolgados, os visitantes ainda chegariam à goleada nos minutos finais. Aos 37, Mata tabelou sem querer com Okore e concluiu colocado, enquanto uma bonita trama entre Torres, Oscar e Ramires definiu a vitória, aos 44. Um placar certamente exagerado, mas que mostra a força do Chelsea dentro e fora do Stamford Bridge. Azar dos azarões dinamarqueses.