domingo, 17 de março de 2013

Após vitória, Tite incentiva disputa por posições: ‘Momento vai definir’

A boa atuação de alguns reservas do Corinthians na vitória por 3 a 0 sobre o União Barbarense, neste sábado, no Pacaembu, deixou o técnico Tite com uma “dor de cabeça” para a sequência da equipe na temporada. Nomes como Jorge Henrique, Douglas e Emerson Sheik foram fundamentais no segundo tempo e determinaram o triunfo pelo Campeonato Paulista. Para Jorge, principalmente, a noite foi especial. Além de ter marcado um dos gols, ele ostentou a faixa de capitão da equipe.

Em entrevista coletiva após o jogo, Tite revelou que fez uma cobrança maior ao atacante e a Renato Augusto, que marcou o seu primeiro gol, e também os motivos que o fizeram dar a faixa de capitão a Jorge.

- Botei uma pressão nele (Renato). Falei que faltava o gol. As jogadas vão acontecendo, a bola surgiu para ele, não estava impedido, e aí pesam o talento e a qualidade. Também estou feliz pelo Jorge ter feito o gol – afirmou Tite.

- O filhinho do Jorge estava na oração inicial. Está vendo a tarja que ele tem? O técnico não está dando, ele é que merece essa tarja de capitão. Falei do orgulho, dos sete dias muito difíceis que passamos, revertendo na Libertadores, tomando porrada, trabalhando. Nós tivemos essa condição - completou.

Tite ficou mais feliz porque a boa atuação dos reservas só acirra a briga por posições dentro da equipe, diminuindo a margem de erro de quem está jogando. Na vaga de Jorge, por exemplo, o atual titular é Renato Augusto. Mais um motivo de comemoração para o técnico.

- Ele e o Renato disputam a mesma posição. Um vai ficar no banco, mas vai dizer: o cara (que entra) é fera - explicou.

Depois, Tite fez questão de incentivar essa disputa por posições entre titulares e reservas, repetindo o discurso que marca sua passagem pelo Corinthians desde o início: o merecimento é que vai dar a vaga a um ou outro jogador.

- Tem de entender que vieram jogadores para ajudar, ninguém vai tomar o lugar de ninguém. Quando um ou outro machucou, a culpa não foi minha. E você tem de repor. O atleta respeita a qualidade. O melhor momento técnico é que vai definir quem joga - analisou o técnico.

Com a vitória, o Timão chegou aos 21 pontos na tabela do Paulista e melhorou sua situação em relação à classificação para a segunda fase. O elenco folga neste domingo e volta ao trabalho na manhã de segunda. O próximo confronto é quarta-feira, contra o XV de Piracicaba, no interior paulista.

Douglas Emerson gol Corinthians (Foto: Vanessa Carvalho / Ag. Estado)Reservas são conta e acirram disputa por vagas no time (Foto: Vanessa Carvalho / Ag. Estado)