sábado, 9 de fevereiro de 2013

Por tranquilidade, Tite quer Timão com 'gordurinha' no Paulista

Tite no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Tite quer 'gordurinha' no Campeonato Paulista
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O Corinthians estreia na Taça Libertadores da América no próximo dia 20, contra o San José, da Bolívia, a 3.700m de altitude, na cidade de Oruro. A complicada rotina de dois jogos por semana, aliando a competição continental ao Campeonato Paulista, já preocupa o técnico Tite. O comandante não pretende poupar seus jogadores no estadual, mas sabe que a queda de rendimento, devido ao desgaste físico, é inevitável. Por isso, quer uma “gordurinha” no Paulistão, para iniciar a Libertadores aliviado.

O técnico não quer o torneio regional minimizado: ele assegura que o Corinthians tratará ambas as competições com a mesma seriedade e com a mesma gana. A equipe não abrirá mão de disputar nenhum título. Maior campeão da história do Campeonato Paulista, com 26 títulos, o Timão levantou o estadual pela última vez em 2009, ainda sob o comando de Mano Menezes.

– A preocupação é pontuar agora, porque as duas competições vão se fundir. Isso é natural. Nos três primeiros jogos, com a equipe mista, fizemos quatro de nove pontos. Depois, com os titulares, foram sete de nove. Queremos ficar entre os primeiros. Queremos, também, ganhar o título paulista, levar essa taça – afirmou o treinador, em entrevista coletiva no CT Joaquim Grava.

Queremos ficar entre os primeiros. Queremos, também, ganhar o título paulista, levar essa taça"

Tite

A ideia é promover uma espécie de revezamento para poupar os principais jogadores do elenco. No empate sem gols contra o Botafogo de Ribeirão Preto, na última quarta-feira, o lateral Alessandro, o zagueiro Paulo André e o meia Danilo ficaram fora, dando lugar a Edenílson, Felipe e Douglas, respectivamente. Neste sábado, contra o São Caetano, no estádio do Pacaembu, às 16h20m, todos estão de volta.

O trabalho de Tite é desenvolvido em constante diálogo com o preparador físico, Fábio Mahseredjian, que informa o comandante sobre a situação dos jogadores e o risco de eles se lesionarem devido ao esgotamento físico. A maioria do elenco admite que ainda não está 100%. O meia Douglas, por exemplo, foi citado pelo próprio treinador como exemplo de que alguns atletas têm mais facilidade de chegar ao estádio ideal que outros.

– Eu levo em conta tudo o que o departamento físico e médico me dizem. Quando o Gil, o Renato (Augusto) e o Pato chegaram, conversamos com cada um deles. Nessa retomada, alguns acabam perdendo em alguns quesitos, mas procuramos ajustar com todos os jogadores – completou.

Sexto colocado do Campeonato Paulista, com 11 pontos, o Corinthians pode entrar no G-4 da competição neste fim de semana, caso vença o São Caetano. Na três rodadas seguintes, o Timão terá dois clássicos pela frente: o Palmeiras, dia 17, no Pacaembu, e o Santos, no dia 3 de março, na Vila Belmiro. Entre ambos, a equipe encara duas partidas da Libertadores, contra San José e Millonarios.