sábado, 9 de fevereiro de 2013

Campeão mundial, Timão é centro das atenções em reunião europeia

Edu Gaspar, Gerente de futebol do Corinthians (Foto: Marcos Guerra / Globoesporte.com)Edu Gaspar, gerente de futebol do Corinthians
(Foto: Marcos Guerra / Globoesporte.com)

Com a conquista do título mundial no Japão, em dezembro, o Corinthians vem ampliando cada vez mais seus contatos fora do país. Na última semana, o clube foi representado pelo gerente de futebol Edu Gaspar em Doha, no Catar, no encontro da Associação de Clubes da Europa. O dirigente voltou satisfeito com o respeito adquirido pelo Timão no exterior, principalmente após a vitoriosa temporada de 2012.

Em um jantar, Edu dividiu mesa com grandes gestores do futebol mundial, como o presidente do Barcelona, Sandro Rossell, por exemplo. Esta foi a primeira vez que clubes que não são do continente europeu foram convidados para o evento. Além do Corinthians, outros times também compareceram, como o Santos, além de Veléz Sarsfield e Estudiantes, da Argentina, e o Colo Colo, do Chile. O Timão, porém, era o centro das atenções, dentre os sul-americanos.

Todo mundo vinha me cumprimentar, pelo título mundial e pelo trabalho que estamos fazendo no Corinthians"

Edu Gaspar, gerente de futebol do Corinthians

– Todo mundo vinha me cumprimentar, pelo título mundial e pelo trabalho que estamos fazendo no Corinthians. Pudemos conversar e compartilhar ideias sobre os clubes. Foi uma experiência muito enriquecedora – avaliou Edu Gaspar.

O principal objetivo da reunião era discutir formas de melhorar alguns pontos em quesitos nos quais a Fifa ainda deixa a desejar, como a questão da cessão de jogadores às suas respectivas seleções nacionais, por exemplo, fator que, muitas vezes, prejudica os clubes. Com a entrada dos clubes sul-americanos, a ideia é criar um caminho para que, futuramente, uma associação mundial seja promovida.

O departamento de marketing do Corinthians já havia buscado, de diversas formas, inserir o nome do clube com força no contexto internacional. A contratação do chinês Zizao, por exemplo, está intimamente ligada à ideia de propagar o nome alvinegro no Oriente. Edu Gaspar vê o Timão, hoje, em pé de igualdade com qualquer outra grande instituição de futebol do mundo. Na reunião, o fato foi ainda mais consumado.

– Nós costumamos analisar o futebol somente sob nossa visão, mas eles provaram que ainda temos diversas coisas para compartilhar. A Europa pode aprender com a América e vice-versa. É bom saber que o Corinthians serve como exemplo no mundo todo – completou.

Na final do Mundial de Clubes do ano passado, poucos torcedores do Chelsea, adversário do Corinthians na oportunidade, conheciam o clube brasileiro. Na opinião de Edu, o título sobre os europeus e a presença em massa da torcida no Japão abriram o caminho para provar que o contexto nacional também é favorável e animador.

– É claro que ainda temos algumas dificuldades, como a do calendário, por exemplo, mas o Mundial provou que o futebol brasileiro compete de igual para igual com qualquer outro. O modelo de gestão do Corinthians se tornou referência. Um título mundial, com a força da torcida do outro lado do mundo, não é conquistado à toa.