domingo, 24 de fevereiro de 2013

Pai de garoto morto vê justiça em prisão de corintianos: ‘Desalmados’

Entre lágrimas e revolta, Limbert Beltrán, pai do garoto de 14 anos que morreu na última quarta-feira durante o jogo entre San José e Corinthians, fez um agradecimento para as autoridades locais pela prisão dos 12 torcedores brasileiros que estão em Oruro. Ele chamou os corintianos de "desalmados" e disse que a justiça está sendo feita com o grupo que está detido na penitenciária San Pedro, a cerca de 200m do estádio Jesús Bermúdez, palco da tragédia.

- Quero agradecer publicamente à prefeita de Oruro (Rossio Pimentel Flores). Sem sua colaboração, esses desalmados (torcedores do Corinthians) estariam livres, porque queriam soltá-los. Eles estão detidos e assim poderemos iniciar o julgamento para que se faça justiça - disse Beltrán ao jornal Opinión, da Bolívia.

O corpo de Kevin Beltrán Espada foi enterrado no último sábado no cemitério Parque de las Memorias, em Cochabamba. Centenas de pessoas vestindo a camisa do San José acompanharam o cortejo que saiu da casa do avô de Kevin, passou pela escola onde ele estudava e seguiu para o cemitério.

- Em breve farei uma carta para detalhar tudo que foi feito para conseguir justiça e, principalmente, para contar o apoio dado para que essas pessoas (torcedores do Corinthians) não saiam (da prisão). Graças a Deus a primeira batalha foi vencida e eles foram para a prisão. Kevin foi um garoto muito alegre, carinhoso, educado e querido por todos - acrescentou Limbert Beltrán.

O caso deve ter mais uma novidade nesta segunda-feira. O advogado da Gaviões da Fiel, Ricardo Cabral, disse que o autor do disparo foi um menor de 17 anos que irá se entregar à polícia nesta segunda-feira, em Guarulhos. Segundo Cabral, o menor H.A.M. está em choque e chegou no sábado ao Brasil com a caravana da organizada.

O menor se entregará na Vara da Infância e da Juventude, no centro de Guarulhos. O advogado contou que o garoto pensou em se entregar ainda na Bolívia, mas líderes da Gaviões preferiram que ele voltasse ao Brasil antes, já que fez a viagem com a torcida e, por isso, estaria sob responsabilidade da organizada.

A expectativa da Gaviões da Fiel é que, após o menor se apresentar em Guarulhos, a situação dos 12 torcedores presos em Oruro seja amenizada. Dois deles foram indiciados como autores do disparo, enquanto os outros dez acabaram citados como cúmplices no inquérito revelado no último sábado pelo GLOBOESPORTE.COM.

Cleuter Barreto Barros, apelidado de "Manaus", de 24 anos, e Leandro Silva de Oliveira, conhecido como "Soldado", de 21 anos, foram os acusados como autores pela polícia boliviana.

Os 12 torcedores têm enfrentado ameaçadas na penitenciária, segundo relato do ministro conselheiro da embaixada brasileira na Bolívia, Eduardo Saboia, e da mulher de um dos detidos, Marina Kim.

Corinthians - Estádio Jesús Bermudez, três dias após a morte de Kevin (Foto: Diego Ribeiro)Palco da tragédia ainda tem sinalizadores e galão de querosene na arquibancada (Foto: Diego Ribeiro)