domingo, 24 de fevereiro de 2013

'12° jogador', Renato Augusto crê em vaga entre os titulares aos poucos

Renato Augusto no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Renato Augusto sonha com vaga entre os titulares
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

Nada de titulares ou reservas. O técnico Tite constantemente ressalta a necessidade de manter a igualdade entre os jogadores do seu elenco. Independentemente da quantidade de jogos ou valor do salário, o comandante assegura que todos estão no mesmo patamar. O meia Renato Augusto, por exemplo, se tornou uma espécie de 12° jogador – reserva de Danilo, ele hoje representa uma arma do Corinthians para o segundo tempo.

Desde a volta dos titulares nesta temporada, a formação utilizada por Tite vem sendo a mesma da final do Mundial de Clubes. No setor ofensivo, Danilo é o responsável pela armação, guarnecido pelos atacantes Jorge Henrique, Emerson e Paolo Guerrero. Ainda assim, Renato Augusto acredita em mudanças do comandante ao longo da temporada, de acordo com o rendimento dos atletas nos treinos e nas partidas.

– Estou trabalhando para isso (ser titular), fazendo condicionamento e entrando nos jogos. Espero entrar e dar conta do recado – afirmou o meia.

A postura séria de Renato Augusto chamou a atenção em suas primeiras partidas pelo Corinthians. Nos empates por 2 a 2 com São Caetano e Palmeiras, o jogador foi visto discutindo veementemente aspectos táticos com o técnico Tite nos minutos em que esteve em campo. O Timão sentiu a melhora principalmente na transição entre os campos de defesa e ataque, e na qualidade do passe.

Em sua estreia com a camisa alvinegra, Renato Augusto ganhou aprovação da torcida. Na vitória por 1 a 0 sobre o Mirassol, ele acertou cruzamento milimétrico para o atacante Romarinho marcar o gol do triunfo. Neste fim de semana, o meia novamente iniciará o jogo contra o Bragantino, às 16h, no estádio Nabi Abi Chedid, entre os onze principais. Mais uma oportunidade para ganhar espaço com o técnico Tite.

O clima para a partida em Bragança Paulista não é dos melhores. A morte do jovem Kevin Douglas Beltrán Espada, de 14 anos, torcedor do San José atingido por um sinalizador no estádio Jesús Bermúdez, durante jogo pela primeira rodada da Libertadores, abalou a delegação corintiana. Ainda assim, Renato Augusto quer o time focado para acabar com a série de três empates consecutivos no estadual.

– É uma situação difícil e nós lamentamos muito. É triste, mas passou. Vamos tentar esquecer, para não atrapalhar, para fazermos nosso trabalho – finalizou.