terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Danilo ignora tabu e vê Timão mais pressionado na Libertadores 2013

Danilo corinthians treino (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Para Danilo, Timão terá que lidar com a pressão de
ser o atual campeão (Foto: Marcos Ribolli)

O Corinthians demorou 35 anos para vencer a primeira Taça Libertadores da América da sua história. Desde a primeira participação, em 1977, o time acumulou eliminações traumáticas que se transformaram em alívio em julho do ano passado, com o título sobre o Boca Juniors. Campeão do torneio continental em duas oportunidades, uma pelo São Paulo e uma pelo Timão, Danilo diz que a pressão nesta temporada não será menor. Pelo contrário: o meia vê sua equipe com responsabilidade ainda maior, no posto de atual campeão.

Quando jogava no rival tricolor, Danilo levantou a taça em 2005, mas acabou como vice no ano seguinte, perdendo o título para o Internacional. Mesmo com a euforia da torcida, o jogador aposta em grande cobrança, tanto externa quanto internamente.

– Vamos carregar essa coisa de ter de ganhar de novo. Somos os atuais campeões e chegamos à competição para ficar com o título. Temos de encarar o desafio sabendo disso – argumentou.

Conhecido por sua frieza, especialmente em partidas decisivas, o “homem de gelo” do Corinthians foi fundamental na conquista inédita da equipe. Além de marcar o gol do empate com o Santos que classificou o Timão para a final, Danilo deu o passe para o primeiro tento de Emerson, no segundo jogo da decisão, contra o Boca Juniors.

– Esse meu jeito tranquilo, principalmente em jogos decisivos, ajuda bastante. Quando tudo pode acontecer, você tem de estar calmo, já que o nervosismo pode atrapalhar. Independentemente do adversário, com a cabeça boa, o resto funciona melhor.

Campeão da Libertadores de forma invicta, com oito vitórias e seis empates, o Corinthians decidiu todas as partidas do mata-mata jogando como mandante. Experiente no assunto, Danilo afirma que o principal trunfo da equipe, e que precisa ser repetido neste ano, foi saber lidar com a pressão jogando fora de casa. Fatores como altitude e catimba, por exemplo, devem ser anulados pela auto-confiança do time.

– A maioria dos nossos jogadores já atuou na Libertadores, o grupo é experiente e muito bom. É fundamental saber jogar fora de casa. Vamos jogar com alguns times que nem conhecemos, e isso acaba dificultando.

Posicionado no Grupo 5 da competição neste ano, o Timão enfrentará San José, da Bolívia, Millonarios, da Colômbia, e Tijuana, do México. A estreia será contra os bolivianos, no próximo dia 20, fora de casa. A primeira partida diante da Fiel está marcada para exatamente uma semana depois, diante da equipe colombiana, no estádio do Pacaembu.

Clique e assista aos vídeos do Corinthians