domingo, 7 de outubro de 2012

Nota 10: Com atuação espetacular, Ronaldinho é o craque da rodada#28

Foi uma atuação para relembrar os melhores tempos da carreira. O espetáculo apresentado por Ronaldinho Gaúcho no Independência, na goleada de 6 a 0 do Atlético-MG sobre o Figueirense, fez o torcedor reviver momentos geniais do "Dentuço". O primeiro gol, em um chute incrível, como fez na Copa do Mundo de 2002 contra a Inglaterra, no jogo mais importante dele pela Seleção. No segundo, a cobrança de falta por baixo da barreira, como já havia feito pelo Barcelona e na melhor atuação dele com a camisa do Flamengo. E no quinto do Galo, um lançamento característico do gênio, olhando para um lado e tocando para o outro. Nota 10 para o Gaúcho, a primeira máxima dada no Troféu Armando Nogueira 2012.

E não se pode deixar passar em branco a atuação de Bruno Mineiro, da Portuguesa. O artilheiro do Brasileirão ao lado de Fred, do Fluminense, com 14 gols, deixou a sua marca três vezes na goleada sobre o Sport por 5 a 1. Recebeu nota 9,0. Lucas, do São Paulo, foi o melhor em campo na vitória do Tricolor sobre o Palmeiras por 3 a 0, com dribles e jogadas que levaram a defesa do Verdão à loucura. Nota 8,5 na opinião dos avaliadores do Armandão.

Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 1/3 do Brasileirão - 13 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem nenhuma relação com o Cartola FC.

SELEÇÃO DA RODADA 28ª RODADA 2 (Foto: Editoria de Arte/Globoesporte.com)

GOLEIRO:

A vitória do Fluminense sobre o Botafogo teve participação fundamental de Diego Cavalieri. O goleirão pegou muito e garantiu o resultado do líder do Brasileirão no clássico com grandes defesas (confira a melhor delas no vídeo ao lado). Nota 8,5 para o paredão tricolor. Outro que teve boa participação debaixo dos postes foi Felipe, do Flamengo, que recebeu nota 7,5 pela atuação no empate contra o Bahia por 0 a 0, na quinta-feira.

LATERAL-DIREITO:

Carlos César entrou no segundo tempo da partida, mas foi tempo suficiente para fazer um belíssimo gol (confira no vídeo ao lado), que deu números finais à goleada do Atlético-MG sobre o Figueirense. Sem comprometer na defesa, o lateral manteve o bom rendimento de Marcos Rocha, titular da posição e recebeu nota 7,0. Outros que merecem menção são Pará, do Grêmio, e o improvisado Paulo Miranda, do São Paulo, com a mesma nota de Carlos César.

ZAGUEIRO:

Há de se destacar o desempenho defensivo do Atlético-MG, que não passou perigo diante do Figueirense. Além disso, o zagueiro Réver ainda subiu ao ataque para guardar o dele na goleada, completando assistência primorosa de Ronaldinho. Nota 7,5 para o xerife do Galo. Companheiro de zaga na seleção da rodada é Jean Rolt, do Náutico, que teve trabalho diante do Corinthians e se saiu bem, destacando-se ainda por um lançamento espetacular para o gol de Kieza. O defensor do Timbu recebeu nota 7,0 e garantiu o lugar dele entre os melhores da rodada. Destaques ainda para Werley, do Grêmio, e Rafael Marques, do Atlético-MG, ambos com nota 7,0.

LATERAL-ESQUERDO:

Kleber foi um dos principais nomes do Internacional no empate com o Santos em 1 a 1. O jogador esteve bem na defesa, mas se destacou principalmente nas ações ofensivas do Colorado. No primeiro gol do Inter, recebeu bola na esquerda e deu belo passe para Dátolo cruzar para Cassiano marcar. O lateral ainda criou outras boas chances, como no cruzamento para Forlán, em bola que passou próximo à meta do Peixe. Nota 7,0 para ele pela boa atuação. Outro jogador da posição que esteve bem foi Junior Cesar, do Atlético-MG, que recebeu a mesma avaliação (7,0).

VOLANTE:

Foram muitos jogadores que receberam nota 7,5 na posição. Mas o destaque ficou mesmo com Marco Antônio, do Grêmio. O meia, que jogou improvisado como volante, se desdobrou na marcação e se saiu bem, mas foi melhor ainda no apoio ao ataque. Uma cobrança de falta na trave, chutes perigosos e ainda um belo lançamento para o gol de Marcelo Moreno, o primeiro do Tricolor (confira no vídeo ao lado). Outros volantes que receberam a mesma avaliação foram Serginho (Atlético-MG), Gabriel (Botafogo), Hélder (Bahia) e Souza (Grêmio).

MEIAS:

Foi um espetáculo à parte. A atuação de Ronaldinho Gaúcho diante do Figueirense vai ficar na memória dos atleticanos por muito tempo. O resultado final de 6 a 0, deve-se em muito ao toque genial do "Dentuço" na partida. Foram passes incríveis, golaços e muitos dribles, que fizeram o torcedor relembrar o craques em seus melhores tempos. A nota 10, a primeira na atual temporada, foi o resumo de tudo que fez em campo neste sábado. Outro meia que se destacou foi Moisés, da Portuguesa. Ao lado de Bruno Mineiro, ele infernizou a defesa do Sport e ainda marcou um gol, deixando zagueiro e goleiro no chão. Nota 8,0 para ele. Foram bem ainda Juninho (Vasco), Marquinhos (Grêmio) e Seedorf (Botafogo), todos com nota 7,5.

ATACANTES:

A goleada da Lusa sobre o Sport na quinta-feira teve a marca de Bruno Mineiro. Impiedoso, o artilheiro do Brasileirão ao lado de Fred, do Fluminense, chegou aos 14 gols na competição com os três marcados nesta rodada. Uma atuação de gala do matador, que rendeu nota 9,0. No clássico paulista, dois jogadores fizeram a festa diante do Palmeiras. O Verdão não conseguiu parar Lucas, que desmontou o sistema defensivo do rival com dribles e jogadas desconcertantes. Nota 8,5 para o craque, que ainda quase marcou um golaço, em chute que bateu na trave e voltou nos pés de Luis Fabiano. Autor de dois gols, o artilheiro Tricolor garantiu nota 8,0.