quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Ileso em cobranças de falta, Timão desafia Rogério Ceni

Marcelo Braga
23/08/2012 - 08:44
São Paulo (SP)

O Corinthians versão 2012 é um time acostumado a desafios. Na final da Copa Libertadores, colocou à prova a sua invencibilidade ao encarar o temido Boca Juniors na final, sendo campeão. Neste domingo, contra o São Paulo, encara outro especialista, esse em cobranças de faltas: Rogério Ceni.

Invicto no fundamento na temporada, já que nenhum dos 39 gols sofridos (em 54 jogos) saiu em batida direta de falta, o Timão tenta manter o número contra o rival.

A ameaça, porém, é grande. Recém-recuperado de lesão, o camisa 1 do Tricolor já marcou um gol nesse tipo de cobrança em sua volta aos gramados. Foi contra o Bahia, em Pituaçu, pela Sul-Americana.

– Acho a qualidade dele indiscutível. É um grande cobrador, tanto de faltas quanto de pênaltis. O melhor do Brasil. Sabemos da qualidade dele. Tenho que posicionar bem a barreira e estar bem posicionado também para evitar o gol – comentou Cássio, que o enfrentará pela primeira vez, em entrevista coletiva.

Depois de passar ileso ao enfrentar cobradores como Ronaldinho Gaúcho (em amistoso, ainda pelo Flamengo), Marcos Assunção (do Palmeiras) e Juninho (do Vasco), Rogério será adversário pela primeira vez no ano. No Paulistão, quando o Timão venceu por 1 a 0, o goleiro rival era Denis. Por conta disso, Cássio já ligou o alerta:

– Temos de ter atenção. Às vezes se faz faltas, mas tem de ter cuidado onde se faz. Se acontecer, tenho de me preparar para não tomar o gol.

Contra o Corinthians, ele marcou apenas três vezes: em 2005 e 2007, de pênalti, e em 2011, quando marcou o centésimo da carreira, em jogo na Arena Barueri.

Nessa semana, o preparador de goleiros Mauri Lima deverá simular a batida de Ceni na bola em treinamentos. O desafio está lançado.

OS GOLS DE FALTA E SEUS MARCADORES NOS ÚLTIMOS ANOS

2011 - 6 gols sofridos

Rogério Ceni - São Paulo
Renato - Flamengo
Juninho- Vasco
Douglas- Grêmio
Fred- Fluminense
Amaral- América-MG

2010 - 5 gols sofridos

Marco Antônio (Portuguesa)
Edno (Botafogo)
Wagner Diniz (Atlético-PR)
Diego (Grêmio Prudente)
Andrezinho (Internacional)

2009 - 4 gols sofridos

Nenê (Guaratinguetá)
Paulo Baier (Atlético-PR)
Marcelinho Carioca (Santo André)
Lúcio Flávio (Botafogo)

2008 - 5 gols sofridos

Júlio César (Marília)
Pará (Bragantino)
Elias (Bahia)
Paulo Baier(Goiás)
Souza (América-RN)