domingo, 5 de agosto de 2012

Após poucas chances no time, Tite muda sistema para manter Douglas

Douglas chegou ao Corinthians no início do ano com status de principal reforço para a temporada. O meia custou R$ 3 milhões aos cofres do clube, mas, apesar da expectativa, não justificou logo de cara todo o esforço feito pela direção alvinegra. Acima do peso, o jogador foi preterido e pouco aproveitado por Tite no Campeonato Paulista e na Taça Libertadores da América.

Porém, a vida de Douglas parece começar a voltar ao normal. Depois de ficar fora do banco de reservas em várias oportunidades, o meia cavou seu espaço e se tornou o camisa 10 do Corinthians para o restante do ano.

Após a saída de Alex – que se transferiu para o Al-Gharafa após a conquista da Libertadores –, Douglas ganhou espaço, conseguiu uma chance e não saiu mais da equipe. Ele jogou 12 dos treze jogos do Corinthians no Campeonato Brasileiro. No início, foi titular porque Tite preservou os principais jogadores para a disputa da competição sul-americana. Porém, depois do título, ele garantiu a vaga de uma vez por todas.

douglas corinthians treino (Foto: José Patrocínio / Agência Estado)Depois do título continental, Douglas recuperou vaga no time (Foto: José Patrocínio / Agência Estado)

Tanto que Tite modificou o esquema para conseguir colocar em campo uma formação com Douglas e Danilo. Para atuar com a dupla, o técnico deixou de lado o esquema com apenas um meia e três jogadores de frente. Na competição continental, os atacantes eram Emerson, Jorge Henrique e Alex.

– Não posso tirar um jogador que marcou três gols nos últimos três jogos. Ainda mais depois da massa que ele comeu para conquistar a vaga no time. Imagina na cabeça dele. Uma hora é titular, outra reserva, depois titular, depois reserva… Não posso fazer isso com ele – ressaltou o comandante do Timão.

Douglas marcou dois gols na vitória contra o Flamengo (3 a 0) e um no empate contra a Portuguesa (1 a 1). Depois disso, cumpriu suspensão diante do Cruzeiro (2 a 0) e retornou contra o Bahia (1 a 1).

Um fato que mostra a confiança atual de Tite no meia foi ele ter descartado a possibilidade de voltar ao esquema com três atacantes. Para o jogo contra o Vasco, neste domingo, o treinador poderia promover a entrada de Paolo Guerrero no ataque, mas preferiu um time com Jorge Henrique e Romarinho no setor ofensivo para, assim, manter Douglas e Danilo.

Contra o Vasco, neste domingo, ás 16h, em São Januário, Douglas será novamente titular da equipe e completará sua 13ª partida na competição. De preterido no início do ano, ele se tornou “intocável” no Corinthians para a sequência do Campeonato Brasileiro.

Clique e veja mais vídeos do Corinthians