sábado, 9 de março de 2013

Retorno de Chicão acirra briga por vaga na zaga do Corinthians

Chicão no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Chicão volta para dar 'dor de cabeça' a Tite
(Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

O Corinthians terá uma dupla de zaga inédita na partida deste sábado, contra o Ituano, às 18h30m (horário de Brasília), no estádio do Pacaembu. Chicão, titular alvinegro até o fim do ano passado, faz sua estreia em 2013. Recuperado após ser submetido a artroscopia no joelho esquerdo, o defensor atuará ao lado de Felipe, substituto imediato de Gil e Paulo André na ausência do camisa 3.

A quantidade de gols sofridos pela equipe no início da temporada não agradou ao técnico Tite. Em 10 partidas pelo Campeonato Paulista, o Timão foi vazado nove vezes. Na Libertadores da América, em três jogos, dois gols sofridos. Um total de 13 confrontos, com 11 tentos contra. Média de aproximadamente 0,84 gol/jogo - acima dos 0,7 que o comandante disse julgar ideal.

Se já era acirrada a briga por uma vaga no setor ofensivo - que conta com nomes como Alexandre Pato, Paolo Guerrero, Emerson Sheik, Jorge Henrique e Romarinho -, a zaga terá uma disputa tão nivelada quanto. Contratado do Valenciennes, da França, Gil surpreendeu a torcida e vem satisfazendo a comissão técnica com as últimas atuações. No empate contra o Santos, o camisa 4 anulou Neymar, chamando a atenção pela calma e precisão.

Assim como Pato rapidamente ganhou a confiança de Tite e assumiu o lugar de Emerson entre os titulares, Gil também pode ficar no lugar de Chicão. Em suas últimas entrevistas, o técnico elogiou o desempenho do zagueiro contratado para esta temporada e comemorou a “dor de cabeça boa” para escolher somente um para a equipe. Paulo André, que ganhou espaço após a saída de Leandro Castán para o Roma, também entra na briga.

Na campanha que culminou com o título da Libertadores do ano passado, a defesa foi o maior trunfo do Corinthians. A equipe sofreu apenas quatro gols em 14 partidas disputadas, entrando para a história com uma das melhores retaguardas da história da competição.

- O time está muito bem. No dia a dia, mudamos o esquema que usávamos. Hoje temos duas linhas de quatro e atacantes de área que se desdobram para cobrir os volantes adversários. São coisas que vão evoluindo para melhor - elogiou Paulo André.

Dupla de Chicão na noite deste sábado, Felipe teve trajetória peculiar no Corinthians. No fim do ano passado, ele quase foi emprestado ao Flamengo, mas ganhou moral após substituir bem o lesionado Wallace (que, depois, seria negociado com o time carioca) em empate contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro. Utilizado nas primeiras partidas do Paulistão desse ano, voltou a agradar pela firmeza e seriedade.

Além das boas opções atuais do elenco para a defesa, o Corinthians ficou próximo de contratar Dedé, do Vasco, no início desta temporada. O aumento da multa rescisória do defensor para € 10 milhões (R$ 26 milhões) esfriou a negociação, mas o fato de o Grupo DIS ter adquirido 45% dos direitos econômicos do jogador ainda deixa o clube paulista com esperanças, já que tem boa relação com os empresários do braço esportivo do Grupo Sonda e confia em uma nova investida.