sábado, 9 de março de 2013

Quase cinquentão, Alexandre Frota inicia despedida do futebol americano

Alexandre Frota, Corinthians Steamrollers (Foto: Valdir Seriacopi)Alexandre Frota usa a camisa 77 do Corinthians
Steamrollers (Foto: Valdir Seriacopi)

Ele pode não ser o melhor jogador de futebol americano do Brasil, mas é sem dúvida o mais famoso. Ator, modelo e apresentador, Alexandre Frota inicia neste domingo o terceiro e último ano de sua curta e vitoriosa carreira, que ajudou a dar visibilidade ao Corinthians Steamrollers e ao esporte no país. O primeiro jogo de sua temporada de despedida será contra a Lusa Rhynos, às 13h, pela II Super Copa São Paulo, no Clube de Campo do Sindicato dos Metalúrgicos em Tatuí.

- No fim do ano eu encerro minha curta carreira de três anos. Gostaria de ter conhecido o futebol americano aos 25, mas não foi assim. Mas valeu muito até aqui. São 50 anos de idade bem vividos, tenho que saber que existem limites, mas está sendo muito bom - afirmou Alexandre Frota.

Campeão brasileiro e paulista na última temporada, Frota ainda será, por mais um ano, fullback (jogador de ataque que tem o dever de correr com a bola e também de bloquear para o quarterback e o running back em alguns lances). Depois, a ajuda será fora de campo, no marketing e na divulgação do time. Atualmente, ele já participa das negociações para os Steamrollers acertarem um grande acordo de patrocínio.

- Hoje meu papel é de jogador, fullback número 77. E estamos em negociação para talvez o maior patrocínio de futebol americano no Brasil, está tudo andando, é um contrato complexo. Envolve uma infraestrutura grande de centro de treinamento, reposição de material, compra de jogadores, muitas coisas.

Alexandre Frota, Corinthians Steamrollers (Foto: Valdir Seriacopi)Alexandre Frota, com a camisa 77, ao lado do elenco do Corinthians Steamrollers (Foto: Valdir Seriacopi)

Alexandre Frota como personagem do Bando de Loukinhos do Corinthians. (Foto: Divulgação)Alexandre Frota virou personagem do Bando de
Loukinhos do Corinthians (Foto: Divulgação)

Camisa 77 por escolha do ex-presidente Andrés Sanchez em homenagem ao título o Campeonato Paulista de 1977, Alexandre Frota agradece o apoio dos dirigentes corintianos e destaca que o futebol americano do clube se paga sozinho atualmente. Além disso, o ator revelou que o Corinthians Steamrollers, que lançará um livro em maio, também planeja um documentário.

Mas Alexandre Frota não é apenas imagem. Apesar de ter demorado um ano e alguns meses para entender e jogar bem, até agora ele marcou seis touchdowns. O mais marcante em sua opinião aconteceu na vitória na final da Super Copa São Paulo, em junho de 2012, contra o Ribeirão Preto Challengers (atual Botafogo-SP Challengers).

O jogo inesquecível aconteceu em dezembro do ano passado, quando o Corinthians foi bicampeão nacional ao vencer o Vasco da Gama Patriotas por 31 a 12 na decisão do Torneio Touchdown.

- A partida foi muito louca, foi muito boa. Estávamos determinados e não perderíamos aquela final para ninguém – disse Frota, que fez uma exaltada preleção antes do jogo decisivo.

Alexandre Frota com Pato no treino do Corinthians Futebol Americano (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Frota posa ao lado de Pato em visita ao treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)