quarta-feira, 6 de março de 2013

Tijuana 1 x 0 Corinthians: mexicanos encerram série do Timão na Libertadores

Por Matheus Harb

Demorou dezesseis jogos, o equivalente a pouco mais de um ano, mas enfim o Corinthians voltou a ser batido na Copa Libertadores da América. No México, os comandados de Tite caíram diante do Tijuana por 1 a 0, gol de Gandolfi, e viram os Xolos abrirem grande vantagem na ponta do Grupo 5. Agora, o time da fronteira sul da Califórnia encabeça a chave com 9 pontos, cinco a mais que o Timão, segundo colocado no momento.

Os dois times voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira, a partir das 22h, no Pacaembu.

Empolgação mexicana e reação alvinegra

A empolgação dos anfitriões, então líderes do Grupo 5, logo contagiou os jogadores, que começaram pressionando o atual campeão e criando boas chances logo no início, com Martínez finalizando em cima de Gil com dois minutos de bola rolando. Apesar das dificuldades impostas pelo gramado artificial, os brasileiros conseguiram equilibrar o duelo e balançar as redes duas vezes: Paulinho, no entanto, foi flagrado em impedimento nas duas.

Coube ao Tijuana, então, explorar a fragilidade da marcação corintiana pelos lados e criar mais chances de perigo: Martínez, pela esquerda, e Riascos, pela direita, infernizaram a vida de Alessandro e Fábio Santos. O segundo, inclusive, respirou aliviado aos 23, quando o atacante colombiano entrou às suas costas e tentou encobrir Cássio, mas mandou por cima do gol.

Na metade final da primeira etapa, o duelo esquentou com muitas faltas e alguns desentendimentos, o que impactou no número já reduzido de oportunidades criadas no Caliente.


Bola parada resolve o duelo

Na volta do intervalo, o Corinthians voltou a mostrar organização, e capacidade de levar o resultado positivo do México. Tocando a bola e avançando com velocidade, os paulistas deram dor de cabeça à defesa asteca, principalmente com Guerrero: aos treze, ele invadiu a área e bateu de canhota para Saucedo fazer sua primeira grande intervenção do jogo.

Mesmo assim, o fato de estar mais acostumado ao gramado pesou em favor da equipe local, que parecia fazer menos força para dar a resposta. Pellerano chutou de longe para Cássio fazer uma boa defesa, alguns minutos antes do gol: Arce cobrou falta pelo lado esquerdo, a defesa do Timão bateu cabeça e Gandolfi aproveitou a sobra na pequena área para marcar. A posição de vários jogadores do Xolos era duvidosa, mas Victor Carrillo validou o 1 a 0.

Foi o suficiente para Tite mandar sua equipe para cima, trocando Paulo André por Romarinho e sacando Alessandro e Renato Augusto, inoperantes no duelo. Mesmo assim, fora um chute de Paulinho e algumas bolas levantadas na área, os paulistas não conseguiram produzir o suficiente para levarem ao menos um ponto do norte do México.