quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Irritado com média de gols sofridos, Tite cobra reforço na marcação

O Corinthians terminou a Libertadores da América do ano passado não somente com o título, mas com uma das melhores defesas da história da competição: sofreu apenas quatro gols em 14 jogos. Neste ano, o desempenho do setor não é o mesmo. Em 10 jogos no geral, contando o Paulistão, o Timão teve suas redes balançadas 10 vezes – média de um gol por partida. A estatística não agrada ao técnico Tite, que já alertou: é preciso melhorar o quanto antes.

No último treino antes do confronto com o Millonarios, da Colômbia, nesta quarta-feira, às 22h, no estádio do Pacaembu, o comandante cobrou muito posicionamento certo da equipe quanto está sem a bola. Tite deixou claro que seu descontentamento não é exclusivo com a defesa, mas sim com o time todo, que, em algumas oportunidades, permite ao adversário chegar com facilidade à área alvinegra.

– É preciso acertar o posicionamento. Se eu tenho dois jogadores mais agudos no ataque, um sempre precisa fazer a ligação com os meias mais abertos. Os atacantes também têm que voltar para ajudar – explicou o treinador.

Tite orienta Gil Paulo André treino Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)Tite orienta Gil e Paulo André em treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)

A final do Mundial de Clubes, contra o Chelsea, foi o maior exemplo da tática adotada por Tite. A todo momento, Emerson e Paolo Guerrero revezavam-se nos retornos ao meio-campo, buscando “abafar” os avanços dos ingleses. Com ou sem a posse de bola, o técnico procura orientar todos os seus jogadores, para que cada um tenha uma função, seja nas investidas no setor ofensivo ou na neutralização dos avanços adversários.

O empate por 2 a 2 com o Bragantino, no último domingo, levou à tona algumas das falhas defensivas do Corinthians. Em ambas as vezes em que sofreu o gol, o Timão foi surpreendido pelos flancos e no jogo aéreo. Isso tudo no segundo tempo – após perder claras oportunidades de gol na etapa inicial. Os berros de Tite, especialmente com o lateral Fábio Santos, na última atividade antes de pegar o Millonarios, evidenciaram a preocupação.

Apesar das críticas pela quantidade de gols sofridos, o treinador elogiou bastante a evolução do zagueiro Gil, que logo após chegar ao clube já assumiu a vaga de titular, devido à artroscopia no joelho esquerdo à qual Chicão, antes dono do posto, foi submetido. Para Tite, o ex-defensor do Vallenciennes, da França, já tem nível para continuar na formação principal.

– É a mecânica da equipe. Tudo varia de acordo com o que ela precisar. O Gil evoluiu bastante nesta ausência do Chicão, e aqui todos têm oportunidade.