quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Com portões fechados, Corinthians enfrenta o Millonarios no Pacaembu

gol do Pacaembu jogo Corinthians x Santos (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Corinthians vai encontrar o Pacaembu sem a Fiel
nesta quarta-feira (Foto: Marcos Ribolli)

Pressão, catimba, adversários desconhecidos... As dificuldades da Taça Libertadores da América são muitas. Porém, nesta quarta-feira, às 22h, no Pacaembu, o Corinthians talvez conheça um obstáculo pior que qualquer um destes fatores: a ausência da Fiel. Por decisão da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), o Timão encara o Millonarios, da Colômbia, com portões fechados. As arquibancadas, sempre pintadas de preto e branco, estarão vazias e silenciosas.

A morte do jovem Kevin Douglas Beltrán Estrada, de 14 anos, na estreia contra o San José, em Oruro, não apenas marcou jogadores e comissão técnica pela gravidade do fato, mas pela consequência direta que trouxe: não só nesta, mas também nas outras duas partidas como mandante da primeira fase, o Corinthians não poderá receber seus torcedores. A diretoria tentou o recurso na Conmebol, mas teve seu pedido negado.

O roteiro pelo bi da América começou exatamente como no ano passado, quando o Timão conquistou o título inédito: empate por 1 a 1 fora de casa. Para manter o desempenho e encaminhar a classificação às oitavas de final, o técnico Tite quer sua equipe provando que tem equilíbrio emocional suficiente para encarar as adversidades, embora admita que os jogadores sentirão falta da Fiel.

A “guerra” nos bastidores com a Conmebol não mudou em nada a rotina da equipe. Embora o treinador tenha admitido que a preparação psicológica após o episódio vivido na Bolívia fosse especial, o clima entre os atletas atesta que eles não estão sendo atrapalhados pelo desenrolar do caso. Muito pelo contrário: a disputa acirrada por uma vaga entre os titulares, especialmente no setor ofensivo, continua quente.

Principal reforço para esta temporada, o atacante Alexandre Pato, contratado por R$ 40 milhões, ganhará pela segunda vez uma oportunidade entre os titulares – ele já havia iniciado o jogo no empate sem gols com o Botafogo de Ribeirão e no 2 a 2 com o Bragantino, no último domingo. Em claro crescimento, ele assumiu o lugar de Emerson Sheik – vetado por motivos físicos e também externos, uma vez que se atrasou para dois treinos consecutivos.

Do lado colombiano, a intenção é não se complicar logo no início da fase de grupos. Derrotado pelo Tijuana, do México, em sua casa, na última semana, o Millonarios tenta se aproveitar da falta de pressão vinda das arquibancadas e recuperar o prejuízo no Pacaembu. Velho conhecido dos brasileiros, o atacante Rentería é um dos destaques da equipe.

Nestor Pitana apita a partida, auxiliado por Hernan Maidana e Diego Bonfa. A TV Globo transmite o confronto para SP, PR, SC, MA (menos Balsas), SE, PA (menos Santarém), TO e Região Centro-Oeste. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os detalhes em Tempo Real, a partir das 21h30.

header as escalações 2

Corinthians: sem Jorge Henrique, machucado, e Emerson Sheik, que se atrasou a dois treinos nesta semana e ainda tem dores no joelho direito, Tite optou pelas entrada de Renato Augusto e Alexandre Pato, que o agradaram por sua evolução. O Timão começa a partida contra o Millonarios com a seguinte formação: Cássio; Alessandro, Gil, Felipe e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Danilo e Renato Augusto; Alexandre Pato e Paolo Guerrero.

Millonarios: o técnico Hernán Torres deverá promover a entrada do zagueiro uruguaio Ithurralde na equipe titular, assim como o atacante Montero é o mais cotado a ganhar a vaga de Mosquera, titular na derrota do último fim de semana para o Once Caldas, pelo Campeonato Colombiano, mas que deve ser reserva. O Millonarios deve entrar em campo com Delgado; Ochoa, Franco, Ithurralde e Martínez; Robayo, Blanco, Otálvaro e Candelo; Montero e Rentería.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Corinthians: o zagueiro Chicão (recuperando-se de artroscopia no joelho esquerdo) e o meia-atacante Jorge Henrique (lesão no músculo posterior da coxa direita).

Millonarios: o zagueiro panamenho Román Torres, pretendido pelo Palmeiras no fim do ano passado, foi expulso diante do Tijuana e não poderá enfrentar o Corinthians.

header fique de olho 2

Corinthians: contratado por R$ 40 milhões, o atacante Alexandre Pato teve apenas duas oportunidades como titular do Timão – primeiro substituindo Guerrero, que servia à seleção peruana, e depois no lugar de Emerson, poupado pela comissão técnica. Nesta quarta, o camisa 7 vai a campo como opção do técnico Tite. Melhor entre os alvinegros no empate com o Bragantino no último domingo, o jogador vai querer mostrar serviço para o treinador.

Millonarios: Fredy Montero é o principal goleador da equipe e não atuou no fim de semana, quando o Millonarios perdeu sua invencibilidade na liga para o Once Caldas, graças a um pênalti mal marcado. O artilheiro volta na Libertadores para fazer dupla com o conhecido Rentería, e já alertou: a equipe não poderá falhar nas finalizações como aconteceu diante do Tijuana, na primeira rodada.

header o que eles disseram

TIte, técnico do Corinthians: Esse jogo tem muita importância. Certa vez eu vi o Zé Maria (ex-jogador do Timão) dizer que é mentira que a gente não ouve torcedor, e ele tem razão. Temos o desafio enquanto equipe de, mesmo sem o carinho da torcida, ser uma equipe vibrante e fazer uma grande partida para poder vencer”.

Hernán Torres, técnico do Millonarios: É muito difícil perder pontos como mandante na Libertadores, e foi o que ocorreu conosco. Teremos de recuperar esses pontos na condição de visitantes, com todo respeito ao rival. O Corinthians é uma equipe muito rápida e tem jogadores que desequilibram. Um time muito bem armado e compacto”.

header números e curiosidades

* O Timão vem de cinco empates consecutivos – quatro pelo estadual e um pela Libertadores – contra Botafogo de Ribeirão, São Caetano, Palmeiras, San José e Bragantino. Já o Millonarios vem de duas derrotas – para Tijuana, pela competição continental, e Once Caldas, pelo torneio nacional.

* Enquanto o Corinthians faz sua 11ª participação na Libertadores, o Millonarios chega à competição pela 15ª vez. A última aparição do time colombiano no principal torneio da América havia sido em 1997, quando caiu nas oitavas de final, para o Peñarol, do Uruguai.

* Esta é a sétima vez que o Corinthians enfrenta um adversário colombiano pela Libertadores. O Timão já encarou duas vezes Deportivo Cali (vencendo ambas, por 1 a 0 e 3 a 0), Independiente Medellín (empate por 1 a 1 e vitória por 1 a 0) e Deportes Tolima (empate sem gols e derrota por 2 a 0).

header último confronto v2

Corinthians e Millonarios já se enfrentaram três vezes na história, com duas vitórias dos colombianos e um empate: resultados de 1 a 0 e 3 a 3, por um torneio internacional da Colômbia, em 1954, e triunfo por 4 a 2 dos “Millos” em amistoso de 1963. É a primeira vez que ambos vão se encontrar pela Libertadores.