quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Amigo revela que Sócrates pensou em pedir dispensa da Seleção em 86

 Se estivesse vivo, Sócrates completaria nesta terça-feira 59 anos. No dia de mais um aniversário do Doutor, um de seus principais amigos, Roberto Bueno, fez uma revelação surpreendente. Ele afirmou que Sócrates se arrependeu em não ter pedido dispensa da Copa do Mundo de 1986. Segundo Bueno, Sócrates confessou que deveria ter saído da seleção brasileira em solidariedade ao atacante Renato Gaúcho, cortado pelo então técnico Telê Santana.

Perto do início da Copa do México, em 1986, Renato, então jogador do Grêmio, chegou atrasado à concentração junto com o lateral Leandro e foi cortado do grupo por Telê. Leandro não foi punido, mas, no dia do embarque para a Copa, foi solidário ao companheiro e pediu dispensa da seleção.

Sócrates posado na Seleção em 1986 (Foto: AP)Sócrates posa com a Seleção em jogo da Copa do Mundo do México, em 1986 (Foto: AP)

- O Sócrates me disse que o Telê tinha liberado todo mundo para uma festa até umas 22h. Poucos voltaram no horário combinado, muitos pularam o muro depois, inclusive o próprio Sócrates pulou o muro da Toca da Raposa. O Renato estava gostando e ficou, o Leandro, para não deixar o Renato sozinho, permaneceu junto. O Sócrates me disse que se arrependeu de não ter pedido dispensa (da Copa). Porque o Leandro, em consideração ao Renato, não foi para a Copa. O Telê, se ele tinha cortado o Renato, deveria ter cortado todo mundo. O Sócrates me disse: “Buenão, eu fui covarde, também deveria ter pedido para não ir” - revelou o amigo.

Roberto Bueno, amigo de Sócrates (Foto: Reprodução EPTV)Roberto Bueno se emociona ao falar do amigo
Sócrates (Foto: Reprodução EPTV)

Bueno conviveu com o Doutor em Ribeirão Preto durante 18 anos. Músico, ele gravou um CD em parceria com Sócrates nos anos 90. No aniversário do amigo, Bueno revela o desejo em publicar um livro com letras e poesias do Doutor.

- Tenho muitas coisas do Sócrates comigo, outros amigos também guardaram, até combinamos de fazer um livro com as poesias dele, e de publicar até com a letra dele, mas tem umas que não dá para entender - comentou com bom humor, que logo deu lugar à emoção, ao relembrar a morte do amigo, em 4 de dezembro de 2011.

- Era uma amizade muito pura. Estou com saudade de você, amigo - disse, com os olhos cheios de lágrimas.

Doutor em 1986

Na Copa do México, Sócrates não estava em sua melhor forma física, mesmo assim disputou cinco jogos e fez dois gols, porém, nas quartas de final contra a França, na disputa de pênaltis, ele errou uma das cobranças, assim como o zagueiro Júlio César.