quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Valcke comemora adoção da tecnologia na linha de gol no Mundial de Clubes

LANCEPRESS! - 05/12/2012 - 08:39 Tóquio (JAP)

Jérôme Valcke (Foto: Nelson Almeida/AFP)
Jérôme Valcke acredita que preço do sistema diminuirá com o passar dos anos (Foto: Nelson Almeida/AFP)

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou nesta quarta-feira em Tóquio que a estreia da tecnologia na linha do gol é uma grande evolução para o futebol. A entidade utilizará o Mundial de clubes para fazer experiências com duas tecnologias diferentes para evitar os chamados "gols fantasmas".

- Será um grande dia. Amanhã será a primeira vez que a tecnologia da linha do gol será oficialmente usada em um jogo de futebol. Os testes terminaram e a introdução gradual da tecnologia foi bem-sucedida - disse Valcke, se referindo ao jogo de abertura do Mundial, entre Sanfrecce Hiroshima e Auckland City.

O secretário-geral revelou que o jogo entre Inglaterra e Alemanha na Copa do Mundo de 2010, onde o árbitro não assinalou um gol legítimo dos ingleses, foi o motivador para ser estudada a adoção pela tecnologia.

- Todos assistimos ao jogo entre Inglaterra e Alemanha na África do Sul, em 2010. Com aquilo, abrimos discussões sobre o sistema que pudéssemos adotar para ajudar o árbitro. A international Board se reuniu, nove empresas se candidataram e duas passaram pelo primeiro teste. Ontem ambas realizaram os testes finais de forma bem-sucedida.

Valcke acredita que o custo para aplicação da nova tecnologia na linha do gol será reduzido gradativamente, a medida que novas empresas se interessarem em fabricar os dispositivos.

- Outras empresas entrarão no mercado. O custo se reduzirá. Hoje é caro, mas não será sempre assim. Pense no valor de uma TV de plasma há alguns anos e veja como seu preço baixou - comparou Valcke.