domingo, 16 de dezembro de 2012

Para Tite, título do Corinthians serve de exemplo para futebol brasileiro

Campeão do mundo e aplaudido pelos jornalistas ao entrar na sala de imprensa para a coletiva pós-jogo, Tite fez questão de destacar como a conquista corintiana pode servir para alavancar o futebol brasileiro.

No ano passado, quanto o Santos levou uma goleada de 4 a 0 para o Barcelona na decisão, o nível do futebol nacional em relação ao europeu foi colocado em cheque. Mas, para Tite, o Corinthians apresenta aos outros clubes como um modelo de gestão correta pode fazer a diferença.


"Sem fazer comparativos, foi demonstrado hoje que o trabalho a médio e longo prazo pode ter resultado. A vitória corintiana hoje traz uma lição forte, e fico feliz porque a equipe é superior às individualidades."

Tite lembrou o presidente do Corinthians, Mário Gobbi, e o seu antecessor, Andrés Sanchez, considerado o grande responsável pela mudança interna do clube paulista que os levou da segunda divisão em 2008 aos títulos do Brasileiro, da Libertadores e, agora, do Mundial.

"Tive uma direção que acreditou em mim nos momentos difíceis. Fica o agradecimento ao Andrés e ao Gobbi. Às vezes, é simples fazer uma troca quando há uma derrota ou uma sequência, porque o técnico é vidraça. Fica a lição que eles deram de como é importante trabalhar a longo prazo. Eu tive o mérito de ter sido escolhido por eles," disse.

O comandante se referia ao momento em 2011, quando o Corinthians foi eliminado pelo Tolima ainda na pré-Libertadores, e seu cargo esteve à perigo. Mas, diferentemente do que acontece na grande maioria dos clubes brasileiros em horas de crise, Tite foi mantido no cargo e o resultado da aposta é história - história e mais troféus para a já extensa coleção do Timão.