quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Corinthians se aproxima do Fla no Norte/Nordeste, diz Datafolha

pesquisa datafolha (Foto: arte esporte)

O Corinthians está se aproximando do Flamengo no Nordeste e no Norte/Centro Oeste, regiões que historicamente são redutos rubro-negros. É o que mostra a pesquisa sobre preferência de torcedores divulgada pelo Datafolha no último fim de semana. Porém, as diferenças estão sempre dentro da margem de erro do levantamento.

A pesquisa mostrou a menor diferença entre os dois times na disputa pela primeira colocação. Eles estariam em empate técnico nos dados nacionais (veja os números ao lado).

Os dados mostram variações significativas nas regiões. No Nordeste, a pesquisa de 2010 mostrava o Flamengo com 24%, contra 10% do Corinthians. Agora a vantagem é de 22% a 12%. A margem de erro é de quatro pontos. Ou seja, o Flamengo pode ter entre 18% e 26%. E o Corinthians pode variar entre 8% e 16%.

A maior queda rubro-negra aconteceu no Norte/Centro Oeste. A liderança sobre o Corinthians, que era de 28% a 10%, caiu para 23% a 13%. A margem de erro é de cinco pontos

No Sul, onde a margem de erro também é de cinco pontos, os times gaúchos dominam. O Grêmio passou de 17% para 26%. O Inter caiu de 19% para 13% e é ameaçado pelo Corinthians, que saiu de 9% para 12%.

A pesquisa nacional tem margem de erro de dois pontos para mais ou para menos. Mas os resultados das regiões, por serem baseados em amostras menores, têm margens maiores, segundo informou por e-mail o Datafolha.

"A margem para o total da amostra é de 2 pontos para mais ou para menos, considerando uma amostra de 2.588 entrevistas. No Sudeste foram 1.007 entrevistas, com margem de erro de 3 pontos percentuais. No Sul foram 364 entrevistas, com margem de erro de cinco pontos. No Nordeste, 727 entrevistas e margem de erro de quatro pontos. E no Norte/Centro-Oeste foram 420 entrevistas, com margem de erro de cinco pontos para mais ou para menos. Não houve aumento (do Corinthians em algumas regiões), a variação se deu dentro da margem de erro (cinco pontos para mais ou para menos). O Corinthians pode variar de 7% a 17% no Sul, e Flamengo de 1% a 11% - os dois times estão tecnicamente empatados", diz o e-mail.

O histórico das pesquisas deixa clara a influência da boa fase dos times no número de torcedores. O Flamengo teve seus melhores índices na pesquisa de 2009, feita dias depois do título brasileiro. O Corinthians chegou a seus patamares mais altos na pesquisa de 2012, realizada durante o Mundial da Fifa.