segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Comentarista alerta Grêmio sobre LDU e vê Palmeiras em grupo difícil

Luis Bolaños comemora gol da LDU - Guia da Libertadores (Foto: Reuters)LDU é desafio para o Grêmio, diz Loffredo
(Foto: Reuters)

O sorteio dos grupos da Taça Libertadores 2013, realizado na última sexta-feira, em Assunção, no Paraguai, colocou a altitude e confrontos nacionais como os principais desafios dos times brasileiros na competição. Grêmio e São Paulo estreiam na fase prévia, e enfrentarão LDU, do Equador, e Bolívar, da Bolívia, respectivamente. Na análise do comentarista André Loffredo, o compromisso dos gaúchos será mais difícil pelo fato de disputarem o primeiro jogo na casa dos adversários, em Quito, a 2.850 metros acima do nível do mar.

- São Paulo e Grêmio vão ter dificuldade por conta da altitude. Agora, em relação a adversário, o Grêmio tem um adversário mais tradicional e com mais qualidade técnica do que o do São Paulo. O Bolívar nós vimos que, quando não joga em La Paz, é um time com muitas limitações. A LDU costuma fazer o seu resultado em Quito e normalmente apresenta equipes mais qualificadas, embora este ano tenha tido dificuldades para conseguir a vaga, apenas no final - considerou.

O São Paulo, por outro lado, estreará na competição continental em casa, no Morumbi. Neste caso, Loffredo acredita que os paulistas poderão vencer facilmente no Brasil e, depois, manter o resultado na altitude de La Paz, a mais alta da Libertadores, a 3.660m. O comentarista relembrou a goleada do Santos sobre os bolivianos, em 2012, por 8 a 0, na Vila Belmiro, pela fase de oitavas de final da Libertadores.

A LDU costuma fazer o seu resultado em casa e depois administra. Essa é a dificuldade do Grêmio"

Loffredo

- Se fosse a combinação dos confrontos fosse o contrário, talvez fosse melhor para os times brasileiros. A LDU costuma fazer o seu resultado em casa e depois administra. Essa é a dificuldade do Grêmio. Contra o Bolívar, o Tricolor precisa de um grande resultado na primeira partida para depois se classificar mais facilmente. São Paulo não terá grandes dificuldades, mas o Grêmio terá de se esforçar bastante – opinou.

Loffredo ainda analisou os quatro dos oito grupos da Libertadores 2013 que contarão com brasileiros. Em sua visão, o Palmeiras encara uma certa dificuldade no Grupo 2, pelo histórico recente da equipe, rebaixada à Série B do Campeonato Brasileiro, e pelos rivais Libertad, do Paraguai, e Sporting Cristal, do Peru. O conjunto do Boca Juniors, ao lado de Toluca (México), Barcelona de Guayaquil (Equador) e Nacional (Uruguai), é o mais equilibrado, segundo o comentarista.

Grupo 8: Fluminense, Huachipato (Chile), Caracas (Venezuela) e vencedor de Grêmio x LDU

- O Huachipato não é um time tradicional, mas é o atual campeão chileno, fez boa campanha. O Caracas não costuma dar trabalho. Fluminense e Grêmio, caso este passe, são os grandes favoritos do grupo. Caso a LDU se classifique será uma grande dificuldade para o Flu pelo histórico. O torcedor do Fluminense não gostaria de ter os equatorianos pela frente em nenhuma fase da competição.

Grupo 5: Corinthians, Tijuana (México), San José (Bolívia) e Millonarios (Colômbia)

- O grupo do Corinthians parece fácil, mas tem duas grandes difículdades pelo jogo em altitude, contra o Millonarios, em Bogotá, e contra o São José, que deve ser em La Paz, pelo fato de Oruro não ter um aeroporto a pelo menos 100km de distância de seu estádio. Tem também a longa viagem a Tijuana, no México. Além de enfrentar a maior altitude da Libertadores, enfrenta também a maior viagem. Tecnicamente não são equipes com grandes qualidades técnicas. O Millonarios talvez seja o melhor pelo mostrado na Sul-Americana.

Grupo 2: Palmeiras, Sporting Cristal (Peru), Libertad (Paraguai) e vencedor de Tigre x Deportivo Anzoátegui

- O Palmeiras está um grupo que apresenta dificuldades, até porque deve ser teoricamente a equipe mais frágil do futebol brasileiro na competição, por ter sido rebaixada. Libertad costuma apresentar um bom time. O Sporting Cristal tem uma certa tradição. O Verdão enfrenta o vencedor de Tigre e Anzoátegui. O Tigre mostrou na Copa Sul-Americana que não é uma grande equipe, mas que dá trabalho pela maneira violenta que joga. É um grupo que requer uma atenção maior, não é fácil.

Grupo 3: Atlético-MG, The Strongest (Bolívia), Arsenal de Sarandí (Argentina) e vencedor de São Paulo x Bolívar

- O Galo tem o risco de poder enfrentar o São Paulo, um confronto que apresenta risco para os dois lados caso se concretize. Tem a altitude do The Strongest e a qualidade do Arsenal de Sarandí, que, apesar de ter ficado em sétimo no campeonato argentino desse ano, tem jogadores interessantes.

Grupo 1: Boca Juniors, Toluca (México), Barcelona de Guayaquil (Equador) e Nacional (Uruguai)

- O grupo do Boca, pela viagem para o México, contra o Toluca, e por ter o Nacional, um adversário tradicional e forte, e o Barcelona de Guayaquil, é o mais equilibrado. Não digo que é o grupo da morte não. O Boca, hoje, mete mais medo pela tradição do que pela qualidade técnica, é um bom time, mas não excepecional. É um grupo com mais equlibrio.

Veja todos os oito grupos da Libertadores 2013